TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO CIENCIAS E TECNOLOGIA

Por:   •  4/8/2019  •  Artigo  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

OSASCO

2018

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

Sumário        

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVO        4

MÉTODO        5

QUAL A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM?        6

COMO VOCÊ VÊ O USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE?        8

VANTAGENS DO USO DA TECNOLOGIA NA SAÚDE        9

DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA NA SAÚDE        10

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

INTRODUÇÃO

A importância da tecnologia em saúde quando usada em favor da saúde contribui na eficácia, qualidade, efetividade e segurança no cuidado, criando condições para que o indivíduo viva de maneira saudável, dando espaço para um cuidado ético e humanizado.

A tecnologia utilizada de maneira adequada pode beneficiar o indivíduo resultando em uma recuperação rápida.

Em tempos modernos suas vantagens e desvantagens faz a diferença por exercer um papel muito importante em diferentes campos, sendo estudo e uso de sistemas para armazenar, recuperar e enviar informações.

Nos negócios é usada para garantir que os seus departamentos funcionem sem problemas. Na educação para que os alunos sejam alcançados e preparados para o futuro, podendo os mesmos manter seus empregos e também ir à escola. Nas finanças seu funcionamento é facilitado em um nível global, permitindo que credores, companhia de seguros e empresas possam verificar de forma rápida uma linha de crédito. Na saúde permite que os custos sejam reduzidos aumentando o tempo do atendimento do médico com os pacientes.

OBJETIVO

Analisar a importância da tecnologia em saúde.

MÉTODO

Estudo de revisão bibliográfica exploratório e descritivo, que buscou informações sobre a importância da ciência e tecnologia em saúde, os resultados sintetizam a coleta dos artigos.


QUAL A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NA ENFERMAGEM?

Tecnologia em Saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é a aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e assim melhorar a qualidade de vida (BRASIL, 2010).

A informática é um instrumento importante na atualidade, para agilizar a informação e aliciar os profissionais em diversos segmentos (TAMARA, et all.  2013).

O computador está inserido na área da saúde nos EUA desde a década de 50, e na década de 60 apareceram os primeiros aproveitamentos na enfermagem no departamento de ensino, onde as pesquisas começaram a desenvolver e implantar sistemas que auxiliam no atendimento do paciente (TAMARA, et all.  2013).

Na enfermagem, a informática é a área de conhecimento que estuda a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino, no gerenciamento da assistência e do cuidado, e na prática, tem oferecido para a enfermagem possibilidade de melhora no desempenho profissional e no atendimento do paciente (TAMARA, et all.  2013).

Segundo TAMARA os computadores são utilizados pelo enfermeiro na realização de diversas funções, como:

  • Orientar alunos e enfermeiros sobre as habilidades e conhecimento em enfermagem e sobre cuidados em saúde gerais e específicos para pacientes;
  • Comunicar e recuperar dados necessários para tomada de decisões;
  • Documentar, armazenar e Processar grande quantidade de dados;
  • Gerar informações para o controle de custos, avaliação e investigação.

No modo geral, o foco está sobre o conteúdo e a essência da disciplina, e em como tornar explícito o acontecimento na enfermagem e diferentes formas de tratamento e cuidados clínicos (TAMARA, et all.  2013).

O computador passou a trazer mais praticidade e economia de tempo, como no processamento de grande quantidade em um pequeno intervalo de tempo, com em prontuários de pacientes, resultados de exames, etc., sendo importante o uso da tecnologia pelo profissional da saúde, pois modifica seu trabalho diário, dando mais atenção e comodidade ao usuário da saúde (RAMOS, 2010).

Na área da saúde as tecnologias são agrupadas em, segundo BARRA et all. :

  • Tecnologia dura: representada por equipamentos, imobiliário permanente ou de consumo;
  • Tecnologia leve-dura: representadas pelas disciplinas que operam na saúde, como, clínica médica, odontológica, etc.;
  • Tecnologia leve: processo de produção da comunicação, vínculos que conduzem ao encontro do usuário com necessidades de ações de saúde.

Na dinâmica do setor saúde, os avanços tecnológicos são fatores básicos, na organização dos serviços hospitalares, ambulatoriais e médicas, como consequência é possível observar, a expansão do setor industrial de produção de instrumentos e o crescimento da importação da tecnologia (BARRA et all.  2006).

A tecnologia coloca-se como aliada tanto do médico, do paciente e dos hospitais, onde os centros de saúde de pequenas cidades podem atender seus pacientes, enviar exames pela Web e receber laudos de médicos especialistas, viabilizando o atendimento (JUNIOR, 2015).

A população de áreas desassistidas reduzindo custos e tempo na realização de exames e na emissão de laudos (JUNIOR, 2015).

Segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro era de 48 anos em 1960, após 60 anos alcança os 75 anos, onde a longevidade por um lado é sinal de evolução social e econômica por outro necessita de mais investimentos na área da saúde (GOUVÊA et hall, 2016).

O grande desafio para os próximos anos, a medicina voltada para a tecnologia, pois o uso da tecnologia ajuda na área da saúde reduzir custos em todo setor e promove diagnósticos precoces e tratamentos assertivos (GOUVÊA et all. 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com