TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transplante de Órgãos

Por:   •  6/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Joyce de Santana Cavalcante

Matrícula 01564997

Enfermagem

A doação de órgãos é um procedimento que consiste na retirada de células, tecidos, e órgãos de um doador vivo ou falecido para um receptor que precisa restabelecer a função de algum órgão devido a alguma doença. Por ser um procedimento complexo realizado apenas em casos cujo quadro clínico seja irreversível e que não haja outro tratamento é preciso conhecer a fundo os critérios quanto a terapêutica que envolve a questão da possibilidade de rejeição, compatibilidade dos órgãos, aspectos imunológicos e a possibilidade de dependência de fármacos.

Para que o transplante logre êxito, a compatibilidade sanguínea e imunológica entre o receptor e doador deve ser assegurada para que os códigos de identificação sejam o mais parecido possível. Esse código de identificação corresponde ao HLA que avaliam os fatores de histocompatibilidade contidas em genes localizados no cromossomo 6. O HLA induz a produção de proteínas em todas as células do corpo que atuam em nosso sistema imunológico no intuito que nossas células de defesa não nos ataquem. A verificação de compatibilidade é feita através de amostras de sangue do doador e receptor por meio de testes laboratoriais específicos.

A rejeição dos órgãos transplantados decorre da ação de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente receptor que não reconhece o novo órgão ou tecido, iniciando ataques contra o material transplantado. O tratamento, portanto, para controlar a rejeição é feito com medicamentos imunossupressores e anticorpos específicos para diminuírem as respostas imunitária aos transplantes. Os imunossupressores atuam no sentido de diminuir a ação do sistema imunológico controlando a quantidade de anticorpos e aumentando a probabilidade de sobrevivência do órgão transplantado.

Sendo assim, inúmeras dificuldades são enfrentadas para efetiva implantação desta prática terapêutica principalmente quanto ao desconhecimento dos mecanismos de rejeição e todo o aspecto imunológico que envolve o paciente transplantado. Afim de superar essas dificuldades muitos passos foram dados para o sucesso do transplante como forma de tratamento, tendo em vista a existência de protocolos de imunossupressão; drogas imunossupressoras com menos efeitos adversos; implantação de novas técnicas cirúrgicas tornando o processo de doação mais seguro e eficaz. Além disso existe em andamento estudos desenvolvendo novos métodos de indução de tolerância ao transplante sem comprometer a imunidade do receptor, possibilitando trazer vida àquelas pessoas que sonham com dias melhores.

REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS

Como acontece o processo de transplante de órgãos? Bio em Foco, 2018. Disponível em: https://bioemfoco.com.br/noticia/como-acontece-o-transplante-orgaos/. Acesso em: 28 maio 2023.

WEBER, Fernanda. Transplante de Órgãos: como nosso corpo reage? Vitallogy, 2019.Disponível em: https://vitallogy.com/feed/Transplante+de+Orgaos%3A+como+nosso+corpo+reage%3F%26nbsp%3B/514. Acesso em: 06 jun. 2023.

Método brasileiro reduz rejeição de órgãos em transplantes. Estadão, 2020. Disponível em: https://summitsaude.estadao.com.br/tecnologia/metodo-brasileiro-reduz-rejeicao-de-orgaos-em-transplantes/. Acesso em: 05 jun. 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (287.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com