TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema Reprodutor

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.603 Palavras (15 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 15

O Sistema Reprodutor

Conceito, funções e correlações clínicas

Introdução

Homens e mulheres possuem órgãos sexuais anatomicamente distintos, que são adaptados para a produção de gametas, facilitando a fertilização e, nas mulheres sustentando o crescimento do embrião e do feto.

Os órgãos sexuais dos homens e das mulheres podem ser agrupados por função. As gônadas – testículos nos homens e ovários nas mulheres – produzem gametas e secretam hormônios sexuais. Diversos ductos armazenam e transportam os gametas, e as glândulas sexuais acessórios produzem substâncias que protegem os gametas e facilitam seu movimento. As estruturas de sustentação como o pênis e o útero, auxiliam na transferência e na união dos gametas, e, nas mulheres, no crescimento do feto durante a gravidez.

O Sistema Genital Masculino

Compreende aos órgãos do sistema genital masculino: os testículos, um sistema de ductos (ducto deferente, ductos ejaculatórios e a uretra), as glândulas sexuais acessórios (glândulas seminais, próstata, e glândula bulbo uretral) e várias estruturas de sustentação, incluindo o escroto e o pênis.

Os testículos produzem espermatozoides e o hormônio sexual masculino testosterona. Os ductos transportam, armazenam e auxiliam na maturação dos espermatozoides. As glândulas sexuais acessório secretam a maior parte da porção líquida do sêmen. O pênis contém a uretra, uma passagem para a ejaculação do sêmen e a excreção da urina.

Escroto

O escroto é uma estrutura de sustentação para os testículos, que consiste em pele frouxa e tela subcutânea que pende da raiz (parte fixa) do pênis. Externamente o escroto assemelha-se a uma bolsa de pele simples, dividida em duas porções laterais por uma crista mediana, chamada rafe do escroto , internamente o septo do escroto divide em dois sacos, cada um contendo um único testículo. O septo consiste em tecido subcutâneo e tecido muscular - músculo dartos – que é composto por feixes de fibras musculares lisas. Quando se contrai o músculo dartos provoca o enrugamento da pele do escroto.

A regulação da temperatura dos testículos acontece devido a localização do escroto e sua contração dos feixes de fibras musculares lisas. Para a produção de espermatozoides é necessário o escroto manter a temperatura aproximada de 2 a 3° inferior a temperatura central do corpo.

O músculo cremaster corresponde a uma pequena faixa de musculatura esquelética no funículo espermático, e continuação do músculo obliquo interno. Ele eleva os testículos da cavidade pélvica, de onde eles podem absorver calor do corpo. A exposição ao calor inverte o processo. O músculo dartos também se contrai em resposta ao frio e relaxa em resposta ao calor.

Testículos

São glândulas ovais pares, situados no escroto, medindo aproximadamente 5cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Cada testículo pesa entre 10 a 15 gramas. Os testículos desenvolvem-se perto dos rins, na parte posterior do abdome, e geralmente começa sua descida em direção ao escroto por meio dos canais inguinais, durante a metade final do sétimo mês de desenvolvimento fetal. Os testículos são recobertos por a túnica vaginal - uma membrana serosa, derivada do peritônio, e formado durante a descida dos testículos, recobrindo-os parcialmente. A túnica albugínea - camada interna a túnica vaginal, é uma densa cápsula fibrosa branca constituída por tecido conjuntivo denso não modelado, projetando-se para dentro, formando septos que dividem cada um dos testículos em lóbulos. Cada lóbulo contém de um a três túbulos muito contorcidos, os túbulos seminíferos.

Os testículos são gônadas masculinas que produzem espermatozoides haploides. A espermatogênese ocorre nos túbulos seminíferos dos testículos. A espermiogênese (estágio final da espermatogênese) envolve a maturação das espermátides em espermatozoides. Aproximadamente 300 milhões de espermatozoides amadurecem a cada dia na espermatogênese.

Epidídimo

A partir da rede do testículo, o espermatozoide move-se por uma série de dúctulos eferentes contorcidos que se abrem em um tubo único, chamado ducto epidídimo.

O epidídimo é um órgão em forma de vírgula medindo cerca de 4cm de comprimento, situado à margem posterior do testículo. Se fosse esticado o ducto epidídimo mediria cerca de 6m. O ducto epidídimo é o local onde o espermatozoide amadurece, adquirindo motilidade e capacidade de fertilizar um ovo. Isto ocorre em 10 a 14 dias. O ducto epidídimo também armazena espermatozoides(por um mês ou mais) e ajuda a impulsioná-los por meio de contrações peristálticas de seu músculo liso, para o ducto deferente.

Ducto Deferente

É chamado de ducto deferente, quando o ducto do epidídimo torna-se menos convoluto, na altura da calda do epidídimo.

O ducto deferente, mede cerca de 45cm de comprimento, sobe ao longo da margem posterior do epidídimo, passa pelo canal inguinal e entra na cavidade pélvica, faz uma curva sobre o ureter e passa lateralmente e abaixo da face posterior da bexiga urinária. A parte terminal dilatada do ducto deferente é conhecida como ampola. Funcionalmente o ducto deferente armazena espermatozoides. O ducto deferente também transporta espermatozoides do epidídimo para a uretra, por meio de contrações peristálticas de sua muscular. Os espermatozoides que não são ejaculados são reabsorvidos.

Ducto Ejaculatório

Cada ducto ejaculatório mede aproximadamente 2cm de comprimento formado pela união do ducto da glândula seminal com a ampola do ducto deferente.

Os ductos ejaculatórios formam-se imediatamente acima da base (parte superior) da próstata e passam inferior e anterior a uretra, onde ejetam espermatozoides e secreções da glândula seminal, logo antes da liberação do sêmen pela uretra para o exterior.

Uretra

Nos homens, a uretra é o ducto terminal compartilhado dos sistemas urinário e genital, servindo como passagem de sêmen e urina. Mede 20 cm de comprimento, passa pela próstata, pelo espaço profundo do períneo e pelo pênis, e é subdividida em três partes:

• Parte prostática  mede 2 a 3cm de comprimento e passa pela próstata;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com