TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV TECNOLOGIA E GESTÃO HOSPITALAR

Por:   •  22/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

        

UNIVERSIDADE PAULISTA

LYENNE GONÇALVES TORRES

RA: 1968672

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NOVO BRASIL

PIM IV

RORAINÓPOLIS – RR

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

LYENNE GONÇALVES TORRES

RA: 1968672

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NOVO BRASIL

PIM IV

Projeto Integrado Multidisciplinar IV para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Hospitalar, apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

RORAINÓPOLIS – RR

2020

RESUMO

A edificação hospitalar se preocupar com acessibilidade, conforto, equipamentos de qualidade, espaço, entre outras coisas que contribuam com o processo de melhora do paciente. E fundamental que o arquiteto tenha como base a legislação, normatização vigente, levando em conta as normas da ANVISA, Ministério de Saúde e normas da ABNT relativa a ambiente que presta serviço de saúde pública ou privada. Também abordaremos a importância das relações interpessoais entre a instituição e o paciente, administradores e particulares. E primordial como é aplicado a organização de atendimento, resolução de conflitos e o papel do líder na tomada de decisão. A comunicação do indivíduo com a instituição pode gerar grandes resultados.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................ 05

2. ESTRUTURA E ARQUITETURA HOSPITALAR.................................................... 06

3. COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO..........................................................................08

4. DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS....................................................09

5.CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................10

6.REFERÊNCIAS.......................................................................................................11

1.INTRODUÇÃO

A unidade básica de saúde Novo Brasil, foi criada em 2014, pelo Prefeito Adilson Soares Almeida, com o objetivo de prestar atendimento básico, composto no mínimo, por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde. O comportamento dos administradores é fundamental para um bom funcionamento, a relação com o outro vem ganhando cada vez mais importância no ramo profissional, especialmente em ambientes em que o trabalho em equipe é fator indispensável para a qualidade do atendimento e serviços, como é o caso da saúde. O espaço deveria ser adequado conforme a realidade do local, garantindo uma infraestrutura necessária com acessibilidade, conforto, sinalização conforme a norma NBR 13532 que visa a elaboração de projetos de edificações.

Palavras chaves: Arquitetura, comunicação e relação interpessoal.

2. ESTRUTURA E ARQUITETURA HOSPITALAR

Melhorar as instalações físicas para que as pessoas se sintam melhores. Esta é a ideia principal da arquitetura hospitalar. A importante é fazer com que os espaços físicos contribuam para o bem-estar dos pacientes. A qualidade do espaço físico de um hospital ou uma clínica tem uma influência no processo de recuperação dos pacientes.

Qualquer mudança, reforma ou construção na área de saúde necessariamente exige a participação de profissionais especializados em arquitetura e que saibam dialogar com a equipe de saúde que irá atuar no local. O projeto exige estudos profundos, para se atingir a perfeita combinação entre os conceitos de arquitetura, tecnologia, conforto e bem-estar, sempre de acordo com as leis e orientações dos órgãos de saúde.

A estrutura básica de saúde é complexa, deve prestar à comunidade e às famílias completa assistência preventiva e curativa. O hospital é uma organização completa, incorpora o avanço constante do conhecimento, de aptidões, da tecnologia médica e dos aspectos finais dessa tecnologia, representados pelas instalações e equipamentos. Todos os projetos para a construção, complementação, reforma ou ampliação de uma edificação ou conjunto de edificações serão desenvolvidos com base em estudos. O que deve ser observado? A implantação da edificação no local escolhido? Acessos? Estacionamentos? As circulações externas e internas? Condições ambientais de conforto? Condições ambientais de controle de infecção?

Desta forma, existem várias regras para a construção de um estabelecimento de saúde afim de ter um controle de bem-estar e principalmente da saúde das pessoas. Toda estrutura hospitalar, clinicas medicas ou unidades tem que estar devidamente enquadrada e seguir rigorosamente as leis dispostas na legislação em vigência para ter aprovação deste órgão.

Sabemos que ainda é muito comum ver unidade de saúde em estados críticos, com mal iluminação, piso quebrado, sem central suficiente para todas as salas. E a Vigilância Sanitária possui a missão de promover e proteger a saúde da população por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.  Atua em um conjunto de ações para eliminar, diminuir ou prevenir risco à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente da população e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse de saúde.

Os conceitos da arquitetura hospitalar vêm mudando nos últimos anos, resultando em ambientes mais confortáveis, aconchegantes e humanizados. É de suma importância também considerar as questões de acessibilidade, de modo a facilitar a circulação de pacientes. Dessa forma, rampas, portas, corredores largos, elevadores amplos e entrada exclusiva para o pronto-socorro devem constar no projeto.

A pandemia do novo coronavírus veio de forma avassaladora para todos nós, sem precedentes deste tipo de contágio no país, fomos pegos de surpresa sem termos uma noção de como lidar e controlar tal cenário. As instituições de saúde estão no epicentro deste caos em que vivemos e, apesar de já seguirem normas sanitárias específicas e restritas, também sofreram com a imensa crise. Os hospitais necessitam de uma reavaliação estrutural para amenizarem os impactos gerados hoje e, se precaverem para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com