TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paratormônio

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  1.372 Visualizações

Página 1 de 9

Hormônio da paratireoide

O hormônio paratireoidiano também conhecida como paratormônio PTH é um hormônio secretado pelas glândulas paratireoides uma proteína pequena que tem o peso molecular cerca de 9.500, um peptídeo, seu efeito é aumentar as concentrações plasmáticas de Ca²+ que estimula a liberação de PTH, e a diminuição de Ca²+ no plasma, que é observado por um receptor sensível ao Ca²+ na membrana celular, acoplado à proteína G, onde fica localizado o COSR o primeiro receptor de membrana identificado cujo ligante era um íon no lugar de uma molécula orgânica (6 edição, Fisiologia Humana Arthur C. Guyton, M.D, pg492).

Hormônio da paratireoide (PTH)

Célula de origem

          Glândulas paratireoides

Natureza química

Peptídeo de 84 aminoácidos

Biossíntese

Produção contínua, pouco armazenamento

Transporte na circulação

Dissolvido no plasma

Meia-vida

Menos de 20 minutos

Fatores que afetam a liberação

        Ca²+ no plasma        

[pic 1]

Células ou tecidos-alvo

Rim, osso e intestino

Receptor-alvo

Receptor de membrana atua via AMPc[pic 2]

Ação em todo corpo ou nos tecidos

Ca²+ no plasma

Ação em nível molecular

 Síntese de vitamina D, reabsorção óssea[pic 3][pic 4]

Ação em nível molecular

Rapidamente altera o transporte do Ca²+, mas também inicia a síntese de proteína no osteoclastos

Inicio da ação

2 a3 para os ossos; 1 a2 horas para o aumento da atividade dos osteoclastos; alguns minutos para o transporte renal

Regulação por retroalimentação

Retroalimentação negativa por    Ca²+ plasmático[pic 5]

        Outras informações

Os osteoclsastos não possuem receptores para PTH e são regulados por substâncias parácrinas induzidas pelo PTH. O PTH é essência causa tetania hipocalcêmica

(5º edição, Fisiologia humana uma abordagem integrada, Dee Unglaud Silverthorn, pg775).

 A importância do hormônio paratormônio no corpo

O hormônio paratormônio é importante no corpo para manter e regular a concentração do íon cálcio no LEC por que se ele diminui mais que 50%que o normal a reação no organismo é imediato, causando a tetania e a morte por espasmo dos músculos respiratórios e se a concentração aumenta demais causa perturbações graves, tanto cardíacas como mentais, por este motivo é importante manter a regulação do Ca²+ todo tempo (6º edição, Fisiologia Humana Arthur C. Guyton, M.D, pg492).

Regulação da secreção parateoídina

O sistema do hormônio paratormônio atua no controle da concentração do Ca²+ no LEC, qualquer diminuição a concentração do Ca²+ no LEC faz com que as glândulas paratireoides secretem quantidade aumentada de hormônio paratormônio, se a diminuição permanece por muito tempo as glândulas paratireoides aumentadas, o seu volume 10 vezes mais que à sua capacidade normal de secretar o hormônio PTH de várias vezes, dia a dia e ano após ano, com absorção do Ca²+ dos ossos pelo intestino e pelos rins para pode regulariza a concentração do Ca²+ no LEC de maneira constate o Ca²+ é mantida todo o tempo (6º edição, Fisiologia Humana Arthur C. Guyton, M.D, pg492).

[pic 6] http://www.ebah.com.br/content/ABAAABvZUAH/paratireoide ( 3º slides)

O efeito do hormônio paratormônio sobre íons cálcio no liquido extracelular

O hormônio PTH aumenta a concentração de Ca²+ no plasma de três maneiras: na liberação dos sais de cálcio dos ossos, pela absorção aumentada de cálcio pelo intestino e pelos túbulos renais por seu efeito sobre o calcitriol, a função do PTH é de faze a regularização da concentração de cálcio iônico no LEC por dois mecanismos, um deles é de ação rápida enquanto o outro tem maior importância na regulação á longo prazo (5º edição, Fisiologia humana uma abordagem integrada, Dee Unglaud Silverthorn, pg775).

O hormônio paratormônio promove a absorção do íon cálcio dos ossos

O hormônio PTH por meio de dois mecanismos distinto provoca a absorção do Ca²+ dos ossos, um deles atua em alguns minutos, já o outro só se torna plenamente eficaz após vários dias. O primeiro mecanismo estimula a membrana osteocitica transportando o Ca²+ por processe ativo para fora do liquido do osso chegando aos capilares sanguíneos de 15 a 30 minutos o aumento da concentração de Ca²+ já pode ser constatada, e de duas a três horas o efeito do PTH para aumentar a concentração de Ca²+ atinge seu máximo, o segundo mecanismo o qual o hormônio paratormônio atua é na concentração do íon cálcio no liquido extracelular através da ativação das células osteoclastica no osso, que devoram o osso e libera o Ca²+ fosfato no sangue isso acontece em duas etapas à primeira é imediata do osteoclastos já formados, e a segunda na formação de novas células osteoclastica apartir das células osteoprogenitoras (6º edição, Fisiologia Humana Arthur C. Guyton, M.D, pg492).

O sistema osteoclástico desenvolve bem com vários dias de secreção excessiva do hormônio PTH podendo continuar a crescer por vários meses devido à influência intensa da estimulação do hormônio PTH, o resultado é a reabsorção óssea, a intensidade de cálcio dos ossos fica acentuada deixando os ossos descalcificados em poucos meses, embora os osteoclastos sejam responsáveis por dissolver a matriz calcificada seria um alvo lógico para o PTH porem os efeitos do PTH são mediados por uma coleção de substâncias parácrinas, incluindo a osteoprotegerina a diferenciação dos osteoclastos chamados de rankl, eles estão sendo investigado como agente farmacológico em potencial (5º edição, Fisiologia humana uma abordagem integrada, Dee Unglaud Silverthorn, pg775).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (279 Kb)   docx (229 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com