TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencia biografica tema de comunicaçao e escrita

Por:   •  16/2/2019  •  Bibliografia  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

O transplante de um membro ou órgão saudável para substituir outro acometido por uma patologia grave, povoa o imaginário fantasioso literário há tempos. Talvez, desse sonho surgiu a inspiração para o que se tornou hoje a realidade frequente dos transplantes de órgãos e tecidos humanos e a revolução que eles causaram na medicina.

Especificamente sobre o transplante de tecido ósseo homólogo humano, há registros rudimentares na medicina desde o século XIX, porém em meados do século XX, com a evolução da medicina e das práticas cirúrgicas, se tornou uma técnica aplicável (2). Historicamente, nos anos 50, já existiam Bancos de Ossos do Brasil, mas a partir da década de 90 foi estabelecido práticas de regulação e sistematização para coleta, processamento e armazenamento desses tecidos, e somente através da portaria 1686 de 2002, o Ministério da Saúde reconheceu e regulamentou a existência dos Bancos de Tecidos Músculo Esqueléticos (1), e estão integrados ao Sistema Nacional de Transplante de Órgãos e Tecidos. O transplante de tecido ósseo é empregado para correção de falhas esqueléticas, frequentemente causadas por tumores e infecções ósseas, além de reconstrução em revisões de próteses articulares, que por diversas razões, cursam com perda de tecidos ósseos (2).

Esse estudo abordará uma polução específica de pacientes submetidos a revisão de artroplastia do quadril com reconstrução utilizando banco de osso no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM). O principal procedimento ortopédica para tratamento de diversas doenças que cursam com a destruição da articulação coxofemoral e seu processo artrósico é a artroplastia de quadril (5). Seus números crescem em todo o mundo por uma série de fatores, como o aumento da longevidade da população idosa e sua demanda funcional aumentada pela maior qualidade de vida proporcionada pelos avanços da medicina (3). Além do aumento da sobrevida de pacientes com sequelas de grandes traumas no quadril e de doenças crônico-degenerativas que cursam com patologias da articulação coxofemoral.  Projeções de dados americanos apontam que até 2030 as cirurgias primárias de artroplastia de quadril aumentem em 174%, e que as revisão deve dobrar até 2026.(3) No Brasil, esse procedimento difundiu-se após a década de 70, com presença de inúmeros materiais e serviços habilitados. Porém devido aos diversos implantes empregados, que sofreram substancial melhora da qualidade nas últimas décadas; a evolução das técnicas cirúrgicas e a longevidades desses pacientes, houve também a necessidade de procedimentos revisar essas implantes e suas complicações, que são cada vez mais numerosos(4)(5). Bem como a necessidade de utilização de enxertos ósseos para reconstrução desses quadris.

Para artroplastia de revisão do quadril com grandes defeitos ósseos, a indústria já apresenta alternativas para sua reconstrução, como as cunhas de metal trabeculados, próteses sob medidas com metal trabeculado customizadas em impressão 3D individuais para cada paciente, entre outras. No entanto, todas elas de custos mais elevados e não disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal de Belo Horizonte, ao qual o HUCM presta serviço. Por esta razão, possui apenas a disponibilidade de reconstrução de grandes defeitos ósseos com a utilização de enxerto de banco de osso. Esse serviço foi o pioneiro em Minas Gerais, sendo o único a atender toda a demanda do estado entre 2013 até o final de 2018. Por estas razões, é importante lançar luz a essa população de pacientes, objetivando com esse trabalho descritivo, contribuir para busca um perfil epidemiológico, conhecer melhor as características dessa população, e no futuro, poder traçar padrões e definir estratégias que possam influenciar no manejo da saúde dessas pacientes.

Objetivos
Objetivos gerais:
Este trabalho tem como objetivo geral, realizar uma análise transversal descritiva, mediante coleta de dados de prontuários de pacientes submetidos à cirurgia de artroplastia de revisão do quadril ( primeira, segunda ou terceira revisão)?, em que houve a utilização intraoperatória  de enxerto ósseo. Este oriundo de Banco de tecidos músculo-esquelético do Sistema Nacional de Transplantes,  no Hospital Universitário Ciências Médicas no período de janeiro de 2013 a janeiro de 2019.

Objetivos específicos:
Com esse estudo poderemos traçar o perfil dessa população específica de pacientes, que é notadamente crescente e ainda pouco caracterizada. E traçar metas de tratamento multidisciplinar, seja no pré operatório (preparo do paciente), intraoperatória (?) e pós operatório ( reabilitação e  reintegração à família e sociedade). Tais pacientes demandam um tratamento de saúde complexo e altamente especializado, prolongado e oneroso.
O procedimento cirúrgico é de grande porte, com riscos inerentes à cirurgia, e muitas vezes acrescidos pela (s) comorbidade (s), frequentemente multi-sistêmicas, que causam debilidade e limitação em variados graus. Idade avançada, cronicidade do quadro álgico, limitações para locomoção, dependência de cuidadores e adaptações domiciliares e sociais são todos fatores que irão influenciar diretamente no sucesso do tratamento. Assim, com esse trabalho poderemos traçar planos para um melhor cuidado, planejamento e ganho na promoção de saúde desses pacientes, que por vezes, ainda são negligenciados pelos órgãos públicos.


Material e métodos
O estudo será realizado no Hospital Universitário Ciências Médicas (HUCM), instituição pertencente a mantenedora Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), localizado na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Somente terá início após aprovação pelo sistema CEP/CONEP, e será realizado por "análise" (coleta de dados) dos prontuários de pacientes que foram internados e submetidos a intervenção cirúrgica supracitada, entre janeiro de 2013 a janeiro de 2019, período correspondente ao início da atuação da equipe cirúrgica neste tipo de procedimento, até o momento atual . Serão coletados dados com relação a idade, sexo, procedência, número e tempo decorrido das cirurgias anteriores, comorbidades. O número de indivíduos da amostra envolvida na pesquisa será correspondente a todos os indivíduos submetidos ao procedimento cirúrgico de revisão de artroplastia de quadril, devidamente documentados com o uso de enxerto ósseo proveniente do banco de tecidos músculo-esqueléticos do Sistema Nacional de Transplante. 

  Trata-se de um estudo transversal descritivo por coleta de dados em prontuários no período definido. Os dados serão tabulados em office Excel (Windows®), onde será feita análise dos dados coletados.


Orçamento:

Este estudo não contará com nenhum tipo de financiamento/ suporte de instituições públicas ou privadas, cabendo todo o ônus ao pesquisador.

Os custos abaixo mencionados são estimativos, podendo haver alteração no percurso da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com