TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Biofísica - Pressão arterial no Homo sapiens

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ESTÁCIO – CEUT

CURSO: BACHARELADO EM ENFERMAGEM

DISCIPLINHA: BIOFÍSICA

PROFESSORA: MS. FRANCISCA MEIRE S. DE F. PORTELA

 

MEDIDA DE PRESSÃO ARTERIAL DO Homo sapiens.

Teresina - PI

Abril - 2015

INTRODUÇÃO.

Pressão arterial é uma pressão contida dentro dos vasos sanguíneos. Ela é o resultado da contração do coração a cada batimento e da contração dos vasos quando o sangue por eles passa. O resultado do batimento do coração é a propulsão de uma certa quantidade de sangue (volume) através da artéria aorta. Quando este volume de sangue passa através das artérias, elas se contraem como que se estivessem espremendo o sangue para que ele vá para a frente. Esta pressão é necessária para que o sangue consiga chegar aos locais mais distantes, como a ponta dos pés, por exemplo. Para assegurar que o fluxo sanguíneo na circulação sistêmica não aumente ou diminua devido as pressões variáveis, é extremamente importante que a pressão arterial média seja regulada de modo a ter valor muito constante. Isso é conseguido por meio de um grupo complexo de mecanismos que envolvem o sistema nervoso, os rins, os diversos mecanismos hormonais.

O objetivo da prática realizada foi aferir o valor da pressão arterial através do método esfigmomanométrico: palpatório e auscultatório demonstrando a utilidade do estetoscópio e esfigmomanômetro e aprender a calcular a pressão arterial média.

  1. MATERIAL E MÉTODO

Vide o roteiro das aulas práticas de Biofísica.

  1. RESULTADOS

TABELA 01: PRESSÃO ARTERIAL MÉDIA (Pam),
PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLIA (Ps) E
PRESSÃO ARTERIAL DIASTÓLICA (Pd).

 

 ALUNO


MÉTODO PALPATÓRIO

MÉTODO AUSCUTATÓRIO



PRESSÃO ARTERIAL MÉDIA (mmHg)


Pressão arterial sistólica (mmHg)


Pressão arterial sistólica (mmHg)


Pressão arterial diastólica (mmHg)

A

120

120

80

93,33

B

110

110

70

83,33

C

120

120

80

93,33

D

110

110

70

83,33

E

120

120

80

93,33

F

110

110

60

76,67

Fonte: Laboratório de Biofísica. Alunos de enfermagem 2015.1

  1. DISCUSSÃO 

A medida de pressão arterial é um método simples e de grande importância, pois ajuda a identificar alguns problemas relacionados à saúde. Consiste em comprimir uma artéria através de um manguito de ar.  A pressão externa irá apertar as paredes da artéria uma contra a outra. O manguito é descomprimido gradualmente. A pressão sanguínea força um jato de sangue através da parte estreitada da artéria, esse jato passa com alta velocidade, produzindo um fluxo turbilhonar, nesse caso tem-se a pressão sistólica. O estrangulamento arterial diminui juntamente com o fluxo turbilhonar. Atinge-se uma pressão subcrítica e volta ao laminar, nesse momento tem-se a pressão diastólica.

Os valores da pressão arterial sistólica e diastólica são usados para calcular pressão arterial média (Pmédia) que é a pressão circulatória mais importante, pois ela é, mais que qualquer outra, que determina a velocidade do fluxo sanguíneo, através do circuito sistêmico, e reflete melhor a pressão que perfunde os tecidos em qualquer momento específico. A determinação precisa da Pmédia não é simples. Não se trata apenas do valor comum ou médio das pressões sistólica e diastólica. Isso porque a diástole costuma durar mais tempo que a sístole.  Essa pressão pode ser estimada facilmente utilizando a seguinte equação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com