TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Tecnico em Enfermagem

Por:   •  22/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.710 Palavras (7 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DO CENTRO BAIANO
CURSO TECNICO EM ENFERMAGEM
[pic 1]

[pic 2]        

[pic 3]

Feira de Santana

2023


 ALEXSANDRA SOUZA DA SILVA[pic 4]

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano, conforme exigência para obtenção da nota final do estágio supervisionado, sob orientação do Profº. Enf. Arnaldo Neto.


Feira de Santana

2023

RESUMO

Este relatório apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Supervisionado, realizado no Curso de Técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano - CEEP, de Feira de Santana - Ba, como atividade avaliativa – obrigatória do supracitado curso. Para tanto, este relatório é composto por um memorial descritivo das instituições em que ocorreu a prática curricular e descrições das observações e das experiências vivenciadas.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        5

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 DESCRIÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

3.1 ASSISTENCIAIS        7

3.2 EDUCATIVAS        8

4 FACILIDADES E DIFICULDADES DOS ESTÁGIO        9

4.1 FACILIDADES        9

4.2 DIFICULDADES        10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

1 INTRODUÇÃO

Segundo Hirsch CD e outros,  afirmam que: “A sociedade contemporânea muda de forma frequente e dinâmica as demandas de profissionais, fato que exige, cada vez mais, que os trabalhadores sejam qualificados e possuam conhecimentos e habilidades específicas para obter os níveis de evolução almejados”.

A boa formação de um profissional em técnica de enfermagem para o mercado de trabalho não pode ser marcada unicamente pela sua capacitação teórica, é preciso que o aluno futuro profissional conheça o espaço de atuação e é no estágio supervisionado que se encontra a oportunidade de o aluno expandir conhecimentos, associando a teoria à prática.

Diante disso, a disciplina de Estágio Supervisionado proposto pelo CEEP - Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano visa levar os alunos a consolidarem o conhecimento teórico através da prática  colocando-os serviço da população. Entendemos, que é no ambiente da prática que os alunos conhecerão as lutas diárias  que um profissional técnico em enfermagem enfrenta, isso por certo, já os preparam para prosseguirem nas suas jornadas pessoas que seguiram após ao estágio.

O CEEP, exige que seus alunos participem de um estágio supervisionado mínimo de 400h atuando em instituições de saúde do Município de Feira de Santana, sendo nesse processo assistidos em in loco por profissionais qualificados.


2 DESENVOLVIMENTO

O relatório de conclusão de estagio supervisionado é um documento onde são relatadas as experiências concernentes as atividades práticas e desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Técnico de Enfermagem do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Em Saúde do Centro Baiano Curso Técnico em Enfermagem).

Salienta-se que o meto utilizado foi o de Relatório de Estágio que consiste em uma pesquisa qualitativa e descritiva. Assim, não se aplicando os métodos de pesquisa exploratória, experimental, não é estudo de caso, não há formulação de hipóteses desta forma não sendo possível proposição de nenhuma intervenção.

2.1 DESCRIÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O Hospital Geral Clériston Andrade - HGCA, inaugurado pelo Governador João Durval Carneiro em 14 de março de 1984. Está localizado na Av. Eduardo Fróes da Mota - 35º BI, Feira de Santana, Ba, oferece 302 leitos, e atende mensalmente mais de 8 mil pacientes.

O HGCA é o hospital de referência de Feira de Santana e para mais 126 municípios pactuados, é o maior responsável pelos atendimentos de urgência e emergência do SUS (Sistema Único de Saúde).

O HGCA oferece a população exames especializados como:
ultrassonografia, tomografia, mamografia, endoscopias, raio-x, exames
laboratoriais, eletrocardiograma entre outras especialidades. Possui uma equipe composta por mais de mil funcionários que atuam nos diversos setores da unidade prestando um serviço vital para a população.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O estágio é uma atividade prática com o propósito de aprofundar as relações do processo de formação com o processo de trabalho em saúde. Fornece ao aluno um maior conhecimento e aprofundamento das atividades do enfermeiro no seu campo de trabalho e também o leva a aplicar na prática as teorias assimiladas em sala de aula (SOUZA, 2012).

3.1 ASSISTENCIAIS

CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO - CME do Hospital Geral Clériston Andrade tendo por orientação a professora de estágio DANIELA CARNEIRO LOPES CARLOS durante o período de 03/09/2022 a 18/09/2022, com 80h de atuação.

Realizações no setor: preparação de caixa cirúrgicas; lavagem e secagem de materiais; esterilização dos materiais; troca de etiquetas vencidas dos materiais; preparação de kits de suturas; desinfecção da sala de armazenamento; embalagem dos materiais.

SALA AMARELA FEMININA – SAF Hospital Geral Clériston Andrade tendo por orientação a professora de estágio URANIA CERQUEIRA DE SOUZA durante o período de 03/10/2022  a 26/10/2022, com 80h de atuação.

Realizações no setor: banho no leito, aferição de sinais vitais, curativos, arrumação de leito; evolução de enfermagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (581.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com