TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Est´gio Sopervisionado II

Artigos Científicos: Memorial Do Est´gio Sopervisionado II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  3.683 Palavras (15 Páginas)  •  4.058 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC/UAB

CURSO: PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

IBICUÍ-BA

2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC/UAB

MEMORIAL DE ESTÁGIO

Trabalho apresentado a professora

Profª. Drª. Rosenaide Pereira dos Reis Ramos parte de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II, pelas graduandas, Elisama Pereira Barbosa e Maria de Fátima Bagdede Pithon Lima.

IBICUÍ-BA

2013

INTRODUÇÃO

O Estágio tem como objetivo complementar a formação acadêmica, possibilitando o confronto entre a teoria e a prática. O estágio é nada mais nada menos, uma forma em que o aluno em formação pratica para adquirir o conhecimento prático, ou em casos de professores que estão se aperfeiçoando, ele ajuda no sentido de melhorar nossa experiência profissional. A riqueza dos seus momentos presenciais está na oportunidade de construir, em conjunto uma consciência crítica-reflexiva sobre a realidade, com possibilidade de transformá-la. Deve propiciar o conhecimento, a reflexão e a análise da escola em todos os seus campos de atuação, assim como as ações educativas desenvolvidas na sociedade.

O presente estágio foi realizado na Escola Tia Tutu, cidade de Ibicuí, pelas alunas Elisama Pereira Barbosa e Maria de Fátima Bagdede Pithon Lima. O estágio foi para nós um momento único e muito satisfatório. E o objetivo dentre outros foi à ampliação e construção de nossas próprias vivências no processo ensino-aprendizagem, onde sabemos que este é continuo e está em constante reformulação, e com os mesmos ampliarmos nossa visão de mundo.

Os objetivos do Estágio no Ensino Fundamental são: analisar de que forma o professor se comporta em sala de aula, como passa o conteúdo, a organização do seu cronograma, como lhe dar com atividade extracurricular, como organizar a classe para pesquisas, muita vezes incluídas nos planos de aula e não podemos esquecer-nos do principal que é o comportamento do aluno, seus medos, suas dificuldades, suas virtudes etc.

Analisando tudo isso, podemos concluir que o estágio nos da uma visão ampla da sala de aula, observamos o professor e também o aluno, podendo dar ênfase aos dois lados e também melhorar os dois lados.

O referido estágio aqui descrito aborda a observação e a vivência da pratica pedagógica em sala de aula do 5º ano do Ensino Fundamental, do turno matutino na Escola Tia Tutu, localizada no município de Ibicuí-BA. A Instituição escolar Tia Tutu está atenta aos procedimentos utilizados, a coerência das ações profissionais dentro da proposta da Instituição da gestão. É fundamental que o profissional da Educação conheça as implicações e competências de cada instância administrativa.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA

A escola, como instituição social, deve possuir o crescimento humano nas relações interpessoais, bem como propiciar o conhecimento elaborado, tendo como referência a realidade do aluno.

Neste contexto, deve possibilitar ao aluno a aquisição de uma consciência crítica que lhe amplie à visão de mundo. Esta visão de mundo deverá dar-lhe condições de uma leitura dos fatos sociais, das relações interpessoais dos homens entre si e com a natureza.

O professor como mediador entre o aluno e o conhecimento, deve ser um profissional formador, reflexivo, consciente da importância do seu papel, comprometido com o processo educativo, integrado ao mundo de hoje.

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

As observações ocorreram em uma classe de 5º ano do ensino fundamental, com 27 alunos, sendo 10 meninas e 17 meninos, a maioria das meninas são mais interessadas e questionam sempre que tem dúvidas, são participativas e opinam sempre e na hora certa, são críticas e interagem entre si de forma positiva e dinâmica e sendo também mais disciplinadas. Com a professora não é diferente, toda a aula é direcionada em conjunto, a professora abre o caminho para que eles se expressem, portanto, o conteúdo acaba não sendo cansativo, devido às experiências, vividas por eles, contadas em aula. Os meninos já requerem um pouco mais de atenção. Eles se distraem muito e conversam bastante, mas nada que não possa ser controlados.

Em relação à professora, ela é bem calma, atenciosa, comunicativa, firme no que diz e domina facilmente o conteúdo, suas aulas são claras e objetivas e faz com que os alunos se interessem pelo conteúdo, está sempre disposto a auxiliar, se preocupa com o bem estar e trata a todos com igualdade, conhece cada um, desde defeitos, necessidades, medos e virtudes. O ambiente de sala de aula é utilizado de forma em que o professor consiga se expressar positivamente, como um todo. Suas vestes são adequadas e comportadas para sua profissão (uniforme).

As observações na escola se deram no período de 22/04/2013 à 07/04/2013, a partir de 13/05/2013 à 03/06/2013 começamos o nosso estágio de regência. Segue abaixo as observações:

Nosso primeiro momento na escola foi para a observação sobre a organização funcional da escola, a composição do seu corpo docente e discente, sua documentação legal, seus projetos pedagógicos e quais programas do governo federal, ela é contemplada, bem como sua estrutura física. Um dos principais objetivos da escola é o de fornecer conhecimento, além de, formar cidadãos, críticos, reflexivos e conhecedores dos seus direitos e deveres. A metodologia que a escola utiliza é bastante eclética, com teorias distintas, visando o benefício do aluno. A avaliação se dá através de provas e tarefas, ela também é qualitativa e quantitativa, é feita ao final de cada unidade, tendo por função básica a classificação dos alunos, de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. A quantidade dos documentos gerados e recebidos na escola é muito expressiva e preservá-los é de extrema importância, pois além do registro das atividades registram também, a memória institucional. A Escola possui prédio próprio, é composta de 3 salas, uma sala de informática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com