TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Coletiva SUS: Fichamento de Conteúdo

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  1.220 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento de Conteúdo

O artigo retrata o andamento da história da Enfermagem mostrando uma linha de desenvolvimento com a contribuição de fundadoras, movimentos e cuidados desde a idade média até os dias atuais. Podemos concluir que de acordo com as décadas a Enfermagem vem avançando com a busca de melhoria da saúde, conhecimentos, assistência, minimizando e tomando consciência das diferenças e desigualdades. Considerada a fundadora da Enfermagem Florence Nightingale, especialista, apresenta a abordagem de prevenção atuando diretamente com o ser humano/família a assistência de cuidados aos enfermos mostrando a importância da enfermagem como ciência e arte ao longo da história da humanidade e a responsabilidade social que possui, a qual estabeleceu a enfermagem como profissão.

Em grande colaboração, Madeleine Leininger graduada em enfermagem desenvolveu a Teoria do Cuidado Transcultural com uma visão holística ao paciente respeitando seus valores, crenças, culturas e costumes.

Faz parte da profissão em enfermagem a competência em desenvolver o relacionamento interpessoal o processo do cuidar em todos os âmbitos nas práticas de conhecimento em se doar as necessidades do outro usando a parte humana relacionado à simpatia, paciência, respeito e atenção.

Uma das principais personagens na enfermagem brasileira a enfermeira Wanda de Aguiar Horta desenvolveu a Teoria das Necessidades Humanas Básicas do Cuidado desenvolvendo uma filosofia própria visando o ser humano, que os pacientes deveriam ser tratados com emoção e sentimento “gente que cuida de gente”, atendendo as suas necessidades e promovendo a saúde.

A criação do SUS, uma conquista da sociedade brasileira organizada no Movimento da Reforma Sanitária, a Constituição Federal de 1988 reconhece o direito à saúde como direito de todos e dever do Estado estabelecendo à universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização, a regionalização e a participação da população como os princípios e diretrizes legais do Sistema Único de Saúde (SUS). Passando a integrar no cotidiano da vida dos brasileiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com