TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Coletiva e Sus

Por:   •  17/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

Saúde coletiva é definida como área multidisciplinar que promove saúde e bem estar para a população, dessa forma, tem como finalidade a promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos indivíduos daquela comunidade. A saúde coletiva está em todos os níveis de atenção do sus, considerando a qualidade de vida dos das pessoas e no meio ambiente no qual estão inseridas, analisando  todo um contexto histórico, social e estrutural.

É uma área que visa entender, prevenir e tratar doenças e outros problemas de saúde que afetam a coletividade. Por meio do SUS, a saúde coletiva tem espaço de atuação garantido, pois se baseia no princípio da equidade na distribuição das ações e serviços de saúde, buscando reduzir as desigualdades regionais e sociais no acesso à saúde.  O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por promover a saúde de todos os cidadãos brasileiros, independentemente de sua condição social ou financeira.

Os princípios do SUS são baseados em uma abordagem ampla, que procura agir tanto na prevenção de doenças quanto na promoção da saúde, além de buscar a integralidade do cuidado e o acesso universal, equitativo e gratuito aos serviços públicos de saúde, entre outros. Esses princípios incluem: A Universalidade: todos os cidadãos têm direito a atendimento e serviços de saúde, independentemente de sua capacidade financeira ou qualquer outra condição.2. Integralidade: preconiza a atenção ao indivíduo de forma completa, priorizando a prevenção e promoção da saúde, além do tratamento de doenças.3. Equidade: busca garantir que todos tenham igualdade de acesso aos serviços e tratamentos de saúde, independentemente de sua localidade, nível socioeconômico, orientação sexual, gênero ou raça. Dentre os temas de saúde coletiva que o SUS tem priorizado, destacam-se a prevenção de doenças, a promoção da saúde mental, a atenção à saúde da mulher e da criança, e a luta contra o tabagismo e a obesidade, entre outros. Todos esses temas exigem uma abordagem integrada entre diferentes setores da sociedade, a fim de garantir a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos brasileiros. Desta forma, a saúde coletiva atua em totalidade para promoção de saúde dos cidadãos, utilizando os princípios dos sus para se estabelecer.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por promover a saúde de todos os cidadãos brasileiros, independentemente de sua condição social ou financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (22.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com