TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transplante de Órgãos

Por:   •  3/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Professora: Maira perego

Disciplina: ética

Assunto: transplante de órgão

Alunos(as): Dalita lemes RA: C7191J3, Debora Gandine RA: C721DA2,

Flavia Malara RA: C734861, Géssica de Melo Gonçalves B9172I5,

Henrique Garcia Lucca C384321

Transplante de Órgãos

O que é o transplante de órgãos? Para muitos e algo sem importância já para outros e uma nova chance de viver novamente transplante de órgãos e um sinônimo de esperança para a família daqueles que precisa. O transplante de órgãos foi um dos maiores avanços no século XX com os avanços obtidos pela medicina tendo em média 80% de sucesso o primeiro transplante humano de rim ocorreu nos nos Estados Unidos no ano 1954, já no Brasil o primeiro transplante de órgão solido (rim) ocorreu no ano de 1965, o progresso brasileiro com transplante de órgãos começou a ser reconhecido na década de 1990.

 o Brasil foi considerado em 2003 o maior programa do mundo em pois financia 92% dos procedimentos com gastos totais de 333,944.120.00. Também tendo a lei criada 4.164/2004 que visa ampliar a cobertura dos planos de saúde para o transplante também tendo a proibição da venda de órgãos no Brasil

No Brasil o órgão responsável pela coordenação de transplante no SNT é o SNT, já o órgão que administra e gerencia é o (CNCDO) Centro Nacional de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos. Porem a SNT não administra os casos de doações entre pessoas vivas exemplo: (doações de rim entre irmãos), a doação de órgãos ao Estado pode ser feia somente após a morte cerebral do doador que pode ser natural ou acidental, sendo feita após o diagnóstico da equipe médica, a família devera está ciente da sua intenção de ser doador de órgãos. Em 2003 foram transplantados 8.500 órgãos no Brasil e ainda tendo quase 60 mil pessoas na lista de espera no mesmo ano, o Brasil e o segundo país do mundo em número de transplantes, sendo superado apenas pelo Estados Unidos a onde são adicionadas 300 pessoas diariamente na lista de espera e realizando 70 transplantes por dia e mesmo assim ainda com uma lista de 86.801 pessoas esperando pelo transplante de órgãos, assim são transplantados rim, córnea, medula óssea, fígado, esclera, coração, pâncreas, pulmão. Os enfermeiros atuam junto ao paciente de modo a garantir seu bem estar, na terapia intensiva ele deve conhecer as alterações fisiológicas decorrentes da morte encefálica junto a equipe de saúde, passa a conduzir o manuseio adequado do doador dessa forma o enfermeiro que trabalha na central de captação e doação de órgãos deve atuar junto a família do doador dando todas as informações, a legislação em vigor e a que determina que a família será responsável pela decisão final não tendo mais valor as informações de doador ou não doador de órgãos registrado no documento de identidade. Questão ética exige que a doação de órgãos deve ser realmente uma doação e que devem ser seguidos parâmetros claros baseados na necessidade do receptor e gravidade de sua situação para determinar quem deve receber o órgão doado. Para efetivar o recebimento do órgão alguns critérios também devem ser avaliados como compatibilidade ABO (sangue), anatomia do órgão (tamanho) e critérios de priorização (insuficiência hepática grave).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com