TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CENTRO DE CIÊCIAS BIÓLOGICAS E DA SAÚDE

Por:   •  28/2/2020  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊCIAS BIÓLOGICAS E DA SAÚDE

CAMPUS XXII – SANTARÉM

CURSO DE ENFERMAGEM

 

DISCENTE: JOELITON MATOS PRATA

DOCENTE: ROSINEIDE DA SILVA BENTES

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

RESUMO INFORMATIVO

SANTARÉM-2019

JOELITON MATOS PRATA

CARVALHO, Maria Cecilia de (org). Metodologia científica-Fundamentos e técnicas-CONSTRUINDO O SABER. 23° ed. Campinas/SP: Papirus,2010

Capitulo I: A Problemática do Conhecimento. Heitor Matallo jr, pg 15-33.

Resumo informativo

Em a problemática do conhecimento fica visível desde o primeiro paragrafo que a busca por formas de saber datam desde as primeiras civilizações e estiveram ligadas as necessidades praticas da existência. Entretanto, somente um povo da antiguidade teve a preocupação mais sistemática e filosófica com as condições de formação do conhecimento: foram os gregos.

Os gregos desenvolveram a intuição que possibilitou gerar teorias unitárias e desvincular o saber racional do saber mítico, sendo utilizada por Platão para construir a Teoria de Formas. Aristóteles por sua vez, adotou a doutrina de que as formas só subsistem na matéria e é só por estas que obtemos aquelas. Nesse contexto, no decorrer do capitulo, tentou-se explicar de forma racional e científica diversas ocorrências, contudo novos questionamentos surgiram com o passar dos tempos e diversos novos métodos que visam tapar lacunas deixadas pelos anteriores foram desenvolvidas pela ciência.

“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma “Eu acho que” e “Eu sei que”. Oque evidencia a grande diferença entre a opinião e a ciência, uma vez que as opiniões são formadas por amontoados de saberes adquiridos através do senso comum sem uma comprovação cientifica. Outrora, no processo de construção de teorias  o senso comum muitas vezes serve de base, sendo aceitável entre a maioria dos epistemólogos que a ciência é um refinamento do senso comum, sua sofisticação, embora existam movimentos contrários.

Levadas pelas necessidades solucionar problemas, as descobertas cientificas são realizadas dos mais diferentes modos, onde intuições, acidentes, “chutes” etc, podem interferir decisivamente de fato, não há uma lógica de descoberta, isto é, não há um método para fazer descobertas. Deve haver, no entanto, um método para se testar conjecturas, as teorias e as hipóteses, e este é o chamado contexto da justificação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (99.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com