TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

USO DE INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO BRASIL- REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Por:   •  18/5/2017  •  Resenha  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 9

USO DE INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NO BRASIL- REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

                 

                   

                                                                                                                   4

INTRODUÇÃO

Ao longo das três ultimas décadas vem sendo discutido na esfera das políticas de atenção básica a função e o uso de um instrumento para o acompanhamento da saúde da criança, esse instrumento mudou varias vezes na tentativa de atingir um publico maior e efetivo.

As alterações econômicas, sociais e demográficas modificaram o perfil da população durante essas três últimas décadas que foram acompanhadas por mudanças nas políticas e no sistema de saúde do país, provocando uma reorganização de prioridades na agenda da saúde publica do Brasil, assim contribuindo para queda da mortalidade infantil.

A promoção de saúde ultrapassou os muros das unidades de saúde sendo assim passaram a ocorrer nas casas e na comunidade.

Na atenção primaria são feitas ações para que possa detectar precocemente possíveis alterações de crescimento e desenvolvimento e alem de diminuir o risco de morbimortalidade.

O principal método para o acompanhamento do desenvolvimento infantil é o IMC, alem do crescimento, maturação, aprendizagem e aspectos psíquicos e sociais. Sua vigilância compreende atividades que avaliam etapas das crianças em cada faixa etária e que podem detectar problemas e alterações no desenvolvimento. d

O monitoramento das ações básicas do ministério da saúde era feito inicialmente pelo cartão da criança que mais tarde foi revisto e sendo modificado para caderneta de saúde da criança (CSC).

A CSC é considerada pelo MS um mecanismo para monitorar as ações de promoção e desenvolvimento da criança. É um documento gratuito entregue a família do recém nascido.

Este artigo tem o objetivo avaliar o preenchimento CSC pelo os profissionais da saúde do Brasil, a partir das publicações literárias nas variáveis de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.  

                                                                                                                                                                            5

MÉTODO

A busca foi feita sem restrição ao período de publicação nas bases eletrônicas Cochrane Brasil, Literatura Latino- -Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e em listas de referências bibliográficas dos artigos, de acordo com Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (Prisma). Os seguintes descritores e palavras-chave foram usados: ‘‘crescimento e desenvolvimento’’, ‘‘desenvolvimento infantil’’, ‘‘cartão da criança’’, ‘‘caderneta de saúde da criança’’, ‘‘cartão e criança’’ e ‘‘caderneta da criança’’.

Somente foram incluídas nestes artigos revisões publicadas no Brasil, que verificou de forma quantitativa o preenchimento da CSC.

A versão de 1984 do CC era um folheto impresso em cores e formato diferentes para meninos e meninas com espaço para identificação da criança, da consulta das medidas de peso e gráfico de acompanhamento do crescimento ate o quinto ano e quadro das imunizações.

Em 2005 um novo formato de livreto vem sendo impresso o CSC onde a espaço para registro das informações da atenção básica a saúde da criança da gestação aos nove anos.

A CSC deve ser preenchida nas consultas de acompanhamento de rotina onde devem ser preenchidos os dados com peso, altura, perímetro cefálico e IMC alem de registrar a presença dos marcos de desenvolvimento neuropsicomotor de acordo com a idade da criança.

O ministério da saúde recomenda sete consultas nos primeiros 12 meses, duas no segundo ano e a partir dessa idade uma por ano.

                                                                                                                        6

RESULTADOS

Na primeira etapa de rastreamento foram identificados 68 artigos onde foram excluídos 4 teses qualitativas e 29 artigos.

Na segunda etapa 17 artigos foram excluídos após a leitura de resumos por não verificarem o preenchimento do CC/CSC.

Dezoito artigos permaneceram para leitura completa do texto, dez foram excluídos por não fazerem avaliação quantitativa do preenchimento dos instrumentos de acompanhamento de saúde da criança, dos oito artigos incluídos, cinco avaliaram o preenchimento do CC e três da CSC. As pesquisas foram realizadas nas regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro oeste.

Em 2005 apenas 55,6% das CSC tinham o nome da criança preenchido, os autores relataram que a media de idade dessas crianças sem o nome preenchido foi de 68 dias, época em que essa informação já deveria ter sido preenchida pelos profissionais de saúde após diversas oportunidades de contato em atendimento.

Apenas um estudo avaliou o preenchimento dos dados de sorologia no pré-natal e verificou que essa foi a menor porcentagem de preenchimento das variáveis de acompanhamento da gestação: aproximadamente 50% das CSC estudadas.

O registro do peso ao nascer foi um dos dados preenchimento crescente entre os CC estudados, mas houve queda quando na mudança do instrumento, como, por exemplo, na idade gestacional.

O menor percentual de preenchimento foi 74,6%, acompanhamento de peso, em 1998. Porém, dez anos depois, os registros de peso, estatura e PC obtiveram mais de 80% de preenchimento no trabalho de Linhares et al. Os registros de peso e PC ao nascer nos gráficos apresentaram baixa freqüência de preenchimento.

Apenas dois trabalhos avaliaram a presença de registros no instrumento de vigilância do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com