TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Apresentação Ascaris Lumbricoides

Por:   •  23/4/2021  •  Seminário  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Parasitologia Clínica /2021

 Nome: Samara Ziegenrucker

3ª Oficina sobre Ascaridíase

Fontes sugeridas para pesquisa:

REY, Luís. Bases da parasitologia médica. 3. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2009 1 recurso online ISBN 978-85-277-2026-7.

FERREIRA, Marcelo Urbano. Parasitologia contemporânea. Rio de Janeiro Guanabara Koogan 2012 1 recurso online ISBN 978-85-277-2194-3.

DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. São Paulo, SP: Atheneu, 2001 ISBN 97873799187.

  1. Descreva as formas abaixo.

Figura 1

A

 Ovo

B

Ovo fértil com larva

C

Ovo infértil

D

Ovo em processo de eclosão

E

Larva

 [pic 2]

Figura 2

A

Ascaris lumbricoides  larva fêmea

B

Ascaris lumbricoides  larva macho

C

?

D

?

[pic 3]


  1. Escreva um parágrafo explicando o ciclo biológico abaixo?

O ciclo : ovos na fase  L1, L2 estão se desenvolvendo para ficar na fase L3 que é virulenta .Onde acontece a contaminação por água, alimento ou poeira, o ovo passa pelo estômago ,no intestino delgado a larva eclode  perfurando o intestino cai na corrente sanguínea , atingindo o fígado por meio da veia porta entre 18 e 24 hrs após a infecção. Em 2/3 dias atingem o átrio direito, pela veia cava inferior e após 4/5 dias são encontradas nos pulmões onde se desenvolve , aproximadamente 8 dias após a infecção, as larvas sofrem nova transformação para a fase L4,nos alvéolos se desenvolvem mais e se transforma em fase L5 onde perfuram os alvéolos e vai para a faringe dando sensação de pigarro , caso for uma infestação muito grande os vermes podem sair pela boca de forma imatura, mas geralmente o verme é engolido antes de sair , então o verme da orofaringe retorna para o intestino delgado, lembrando que o verme está se desenvolvendo na fase do ciclo  L5 sua chegada ao duodeno o verme se transforma em adultos e sexulamente maduros , as femeas após a cópula iniciam a oviposição, elimina os ovos pelas fezes contaminando o ambiente com ovos embrionados.

[pic 4]

  1. Como é a patologia da Ascaridíase?

Infestação leve tem aproximadamente 10 vermes – Quase nenhum ou nenhum sintomas, sendo eles : dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, distenção abdominal e  perda de peso.

moderada 50 vermes - pode causar alguns sintomas como: pneumonite, tosse seca, febre, sindrome de Loeffler,  dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, distenção abdominal e  perda de peso, dor no peito , catarro com sangue.

maciça- mais que 100 vermes- é sintomático,podenso ter qualquer um dos sintomas ja citados a cima e mais : eliminação de larvas adultas, intoxicação causado pelo verme , o metabolismo do verme pode liberar tóxicos, obstrução ente caso  é necessário cirurgia para desobstruir , pode causar também ponto de necrose , hepatite.

  1. Como são os quadros clínicos na Ascaridíase?

        Além dos sintomas citados acima, é necessário exames coprológico com o método de                           Hoffman e Kato-Katz para a confirmação da verminose ascaridíase. 

  1. Como é a resistência ao parasitismo na Ascaridíase?

Durante a infância existe mais resistência ao tratamento, e alto nível de reinfecção, a resistência é mediada pela resposta imune inata e adaptativa  com resposta humoral T HELPER 2 interleucinas IL-4, IL-5, e IL-13 e eosinofilia, existem estudos que demonstram que a resposta humoral TH2 previne reinfecções de A.lumbricoides, mas também tem estudos que indicam que a produção de TH2 controla apenas a intensidade da doença.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com