TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Myron R. Charier Apresenta Cinco Elementos

Dissertações: Myron R. Charier Apresenta Cinco Elementos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  1.721 Palavras (7 Páginas)  •  908 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, DissertaçõesTrabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Desenvolvimento Pessoal - Aula Tema 4

Desenvolvimento Pessoal - Aula Tema 4

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Negócios

Enviado por: gabyabreu958 12 abril 2013

Palavras: 1714 | Páginas: 7

1

Notas: 1

Para responder a questão analise os textos abaixo:

Texto1

Criar um marca pessoal pressupõe supervalorizar suas qualidades e minimizar seus defeitos, assim a sua imagem será positiva, independente de ser verdadeira.

Texto 2

Marketing pessoal não é criar uma imagem falsa de si mesmo, é antes de tudo reconhecer suas fraquezas e investir em seus pontos fortes (Livro-texto DPP, 3ª edição).

A partir da compreensão dos textos é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. Os textos se complementam.

b. Ambos são falsos.

c. Os textos se contradizem

d. Os textos abordam diferentes aspectos da mesma questão.

e. Ambos são verdadeiros.

Resposta Correta: Os textos se contradizem

Comentário Resposta Correta: ok, você acertou a resposta! De acordo com as idéias propostas pelo capítulo, o marketing pessoal “é uma estratégia para construção e manutenção de uma imagem positiva de si mesmo perante as outras pessoas”. Podemos criar uma imagem em que as nossas qualidades tenham destaque, porém para manter essa imagem é necessário que as qualidades sejam verdadeiras. Sendo assim, os textos se contradizem, o texto 1 está incorreto e o texto 2 está correto.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Observe a situação a seguir:

Quer ver um relato real de um líder que descobriu que sua empresa estimulava hábitos prejudiciais aos funcionários e decidiu deixar a companhia? Quem escreve é um ex- gerente regional de uma companhia que tem escritório em Pernambuco. “Há 4 anos fui desligado de uma empresa porque não aceitei desenvolver processos seletivos meramente legitimadores de indicações políticas. Ou seja: como gerente regional (respondendo por toda a região Nordeste) eu abria o processo seletivo, recebia currículos e indicações e antes mesmo de fechar o processo o “talento” já estava “selecionado”. Fui demitido porque na visão corporativa eu não fui maduro o suficiente para administrar uma situação que deveria ser absorvida como pertinente às minhas atribuições. Meu estilo gerencial até hoje não admite injustiças, pois são elas que debilitam o trabalho em equipe, provocam a desintegração social do grupo e criam uma atmosfera de desmotivação no ambiente.”

Qual dos conceitos trabalhados durante a aula corresponde à idéia central do texto:

Escolher uma resposta.

a. Tomada de decisão.

b. Networking.

c. Dificuldade de comunicação.

d. Relações virtuais.

e. Comportamento pessoal adequado.

Resposta Correta: Comportamento pessoal adequado.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Escolheu a resposta correta! De acordo com as reflexões propostas pelo capítulo existem códigos de comportamento pessoal que precisam ser seguidos, dentre eles condução ética nos negócios, tema central do texto. As demais alternativas estão incorretas, pois a comunicação eficaz envolve postura, expressões faciais, saber ouvir, dentre outros aspectos. Embora possa ter havido alguma dificuldade de comunicação no caso exposto, esse não foi o tema central do texto. Os outros conceitos não se relacionam com o texto: relações virtuais são aquelas mantidas por pessoas que não se conhecem fisicamente, mas por meio de redes de tecnologia digitais; Networking é o processo pelo qual estabelecemos contatos e trocamos experiências e informações com diferentes pessoas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Leia o texto abaixo:

Inteligência Feminina

Foi-se o tempo em que emoção era sinônimo de fraqueza profissional. Um estudo realizado com 700 pessoas pelo Massachusetts Institutteof Technology (MIT), com o auxílio das universidades Carnegie Mellon e Union College, demonstrou que sensibilidade social é um fator imprescindível para uma equipe inteligente. Quanto maior a habilidade de perceber e responder a emoções de outras pessoas - característica considerada feminina -, mais bem feito é o trabalho.

(Fonte: Revista Você S.A , Especial Mulher, Dez/2010)

O texto se relaciona diretamente com as discussões propostas pelo capítulo. Em qual das afirmativas essa relação aparece mais diretamente?

Escolher uma resposta.

a. A autenticidade é uma das dimensões do gerenciamento de impressões e significa alinhamento com o autoconceito.

b. As habilidades sociais profissionais envolvem sensibilidade para o trabalho em equipe, assertividade e saber lidar com pessoas.

c. Assertividade significa manifestação de desejos e opiniões de forma sincera, sem ofensas e críticas negativas.

d. O relacionamento interpessoal no trabalho deve considerar fatores subjetivos e emocionais para compreender o outro e promover a motivação.

e. A interação das pessoas com o ambiente social tem um papel especial no desenvolvimento de cada ser humano.

Resposta Correta: As habilidades sociais profissionais envolvem sensibilidade para o trabalho em equipe, assertividade e saber lidar com pessoas.

Comentário Resposta Correta: Muito bem! Acertou, pois embora todas as alternativas contenham informações verdadeiras e expressas durante a aula, a única alternativa que se relaciona diretamente com o texto é a que se refere às habilidades sociais profissionais.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Leia atentamente o texto:

Myron R. Chartier nos apresenta cinco elementos críticos que contribuem para uma comunicação interpessoal eficaz. São eles: auto-imagem; saber ouvir; clareza de expressão; capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; auto-abertura. Vamos destacar aqui dois desses elementos:

Auto-imagem - É o centro do seu universo, seu quadro referencial, sua realidade pessoal. Funciona como um visor através do qual o SER HUMANO percebe, ouve, avalia e compreende as coisas; é seu filtro individual do mundo que o cerca.

Auto-abertura - A capacidade de falar francamente sobre si mesmo pode facilitar a comunicação eficaz .

(Extraido e adaptado de Szacher, M.L. Costa Filho, J.B. A Qualidade e a Importância das Relações Interpessoais” disponível em: http://www.ogerente.com.br/novo/artigos_sug_ler.php?canal= 15&canallocal=47&canalsub2=151&id=692)

Com base no texto e nas discussões propostas pela aula, é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A autoimagem é o elemento central no processo de comunicação, pois é responsável pela percepção dos conflitos interpessoais.

b. A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.

c. Saber se expressar corretamente é o componente mais importante da comunicação interpessoal.

d. A comunicação eficaz é uma habilidade pessoal que independe do relacionamento interpessoal.

e. As pessoas podem promover um bom nível de comunicação ao cuidar de omitir críticas e opiniões.

Resposta Correta: A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.

Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta, esta é a única afirmativa correta, pois a comunicação eficaz inclui a capacidade de expressar opiniões e críticas de forma produtiva, o que enriquece os relacionamentos. Da mesma forma é inadequado afirmar que comunicação e relacionamentos sejam independentes, pois a qualidade da comunicação afeta diretamente os relacionamentos. Por fim, é verdade que a habilidade de se expressar corretamente é uma habilidade importante para a comunicação interpessoal, porém como há muitos outros fatores envolvidos, não é possível afirmar que seja a mais importante.

Correto

Question 5

Leia o trecho do texto de Raul Candeloro:

Para o Bruce Siedman (do Sandler Sales Institute, uma empresa especializada na consultoria e treinamento para equipes de vendas), a arte de criar um network demanda tempo, paciência e consistência. É um processo exigente de longo prazo, que requer muitos contatos, durante meses e, às vezes, anos. Algumas pessoas acham que é suficiente bater papo em feiras ou trocar cartões em eventos. Mas é preciso muito mais se você quiser ver resultados realmente concretos. Por isso, é fundamental aprender a administrar o tempo e recursos financeiros aplicados no estímulo do seu network.

(Fonte: “Você faz Network?”, disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/voce-faz-network/26722/)

Considerando as informações do texto e as discussões propostas pela aula, qual das afirmativas contraria o conceito de network:

Escolher uma resposta.

a. O network é uma estratégia de manipulação que deve ser estabelecida em função de seus interesses pessoais.

b. Manter uma rede de contatos ativa significa disponibilizar seus conhecimentos, habilidades e atenção às pessoas.

c. As relações estabelecidas através de contatos profissionais devem ser reforçadas por troca de informações e apoio.

d. O network é um investimento em contatos profissionais que exige dedicação de tempo e desenvolvimento do relacionamento interpessoal.

e. O desenvolvimento de uma rede de contatos eficiente exige abertura para novos relacionamentos, fora de seu círculo de amizades.

Resposta Correta: O network é uma estratégia de manipulação que deve ser estabelecida em função de seus interesses pessoais.

Comentário Resposta Correta: Ok, você escolheu bem! A resposta está correta,pois network não é uma ferramenta de manipulação. É antes de tudo, uma estratégia de ampliação de contatos e troca em que ambos os envolvidos devem ser beneficiados, caso contrário, a tendência é que tal relação deixe de existir. Todas as outras alternativas estão corretas e reforçam o conceito de Network.

Question 6

A matéria de capa da Revista Administrador Profissional destacou o aumento da internacionalização das empresas brasileiras e as oportunidades que se abrem para que nossos profissionais tenham experiências de trabalho no exterior. Um dos executivos entrevistados foi Lucas Entringer Simões, que atuou na China. Em seu depoimento relata: “O impacto de se morar na China é único, principalmente nos primeiros meses. Tudo é bem diferente, comida, idioma, cultura, negócios, e isso mais do que tudo torna essa experiência tão única e interessante, tanto pelo lado profissional quanto pelo pessoal”(Fonte: Administrador Profissional, Fev/2011, Ano 34, Nº 296)

Segundo a autora do capítulo uma situação como esta exigiria o desenvolvimento das habilidades citadas em:

Escolher uma resposta.

a. Boas Maneiras e Etiquetas Sociais, pois envolve diretamente a questão de ter respeito por costumes diferentes e lidar com situações difíceis.

b. Habilidade de comunicação, pois além dos fatores necessários a comunicação eficaz, acresce a necessidade de aprender o idioma do país.

c. A capacidade de adaptação e flexibilidade, pois devemos conhecer a outra cultura sem sobrepor nossas valores sociais.

d. Competência social, pois integra todas as habilidades citadas, todas elas necessárias e importantes ao bom desempenho na situação apresentada.

e. Cuidados com apresentação profissional, pois inclui o asseio corporal e a vestimenta adequada a profissão, tipo de função e localização geográfica.

Resposta Correta: Competência social, pois integra todas as habilidades citadas, todas elas necessárias e importantes ao bom desempenho na situação apresentada.

Comentário Resposta Correta: Parabéns! A sua resposta está correta! Na visão da autora a competência social é um conjunto de qualidades pessoais e de relacionamento. Ela cita Markertin (2000) que define competência social como: “a reunião de todos os conhecimentos não técnicos ou de aplicação prática para a atuação profissional, adquiridos ao longo da vida nas interações entre as pessoas, e do desempenho da profissão”. Portanto, todas as outras alternativas estão corretas, mas incompletas.

Trabalhos

...

Baixar como  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »