TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Equipe Técnica de Avaliação, Revisão Linguística e Editoração

Por:   •  26/11/2022  •  Artigo  •  6.435 Palavras (26 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 26

[pic 1]


Elaboração

Amanda Naiara Silva Moraes

Produção

Equipe Técnica de Avaliação, Revisão Linguística e Editoração


SUMÁRIO

UNIDADE II

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: A TEORIA .....................................5

CAPÍTULO 1

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? ................................................................................. 5

CAPÍTULO 2

A NATUREZA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL .................................................................... 11

CAPÍTULO        3

O SEQUESTRO EMOCIONAL        16

REFERÊNCIAS        21

INTELIGÊNCIA

EMOCIONAL

NA INDÚSTRIA UNIDADE II[pic 2]

FARMACÊUTICA: A TEORIA

CAPÍTULO 1 O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Na Unidade 1, você começou a dar os primeiros passos no universo das emoções. Você percebeu que elas são extremamente complexas de serem entendidas, avaliadas e até mesmo processadas.

Nesta nova unidade, você vai perceber que, apesar de complexas e subjetivas, as emoções podem ser gerenciadas em prol de uma vida mais tranquila, pois, com um emocional equilibrado, todas as áreas da sua vida serão influenciadas, e isso inclui a sua vida profissional. Sem o gerenciamento das emoções, mais cedo ou mais tarde, o indivíduo terá consequências na sua saúde, na sua produtividade e na sua profissão.

1.1. Definição

Esse conceito foi desenvolvido dentro da psicologia, a qual define inteligência emocional como a habilidade de um indivíduo de perceber que está sentindo emoções, sentimentos, avaliando tudo isso e, por fim, sabendo lidar com eles em cada situação.

Essa definição também inclui o reconhecimento e a avaliação dos sentimentos dos outros. Ou seja, ser uma pessoa emocionalmente inteligente é conhecer os próprios sentimentos, compreendê-los e geri-los da melhor maneira.

Charles Darwin propôs que, para uma sobrevivência e adaptação eficientes em relação ao meio, o uso da expressão das emoções era essencial; diante disso, foi um dos primeiros pesquisadores a entrar no conceito de inteligência emocional.

Ademais, com o passar dos anos, tem-se tornado mais clara a importância da inteligência, não apenas aplicada no âmbito racional (cognitivo), memória e resolução de conflitos, mas também no âmbito emocional, quer seja ele cognitivo ou não.

Figura 8. Equilíbrio entre emoção e razão

[pic 3]

Fonte: https://pixabay.com/illustrations/brain-heart-brain-icon-3269655/.

Isso se torna mais evidente com as ideias de David Wechsler, o qual sugere que os conhecimentos sobre a inteligência só seriam pertinentes quando fosse levada em consideração a influência das condições emocionais humana. E o termo inteligência social, de Robert Thorndike, reforça a importância de se considerarem as emoções e motivações em relação ao outro. O que mais tarde contribuiu para que o termo não fosse focado apenas no “eu”, mas sim no “eu e no todo”, essencial para o convívio social (THORNDIKE, 1920).

A importância de levar em consideração tanto a si quanto o outro continuou a ser estudada por outros pesquisadores, como Howard Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas. Nessa teoria, ele e seus colaboradores classificam a inteligência em (GARDNER et al., 2009):

» intrapessoal: a habilidade de avaliar as próprias emoções, o que inclui, por exemplo, motivações, felicidade, medo, entre outros, conseguindo, ao fim dessa avaliação, entender a si mesmo;

» interpessoal: capacidade de fazer a avaliação emocional dos outros, percebendo as suas motivações, desejos, intenções etc.

Vários pesquisadores, como Wayne Payne, Hanskare Leuner, Stanley Greenpan, Peter Salovey, John Mayer e Goleman, utilizaram em seus trabalhos o termo inteligência emocional.

Figura 9. Relações intrapessoais e interpessoais

[pic 4]

Fonte: https://pixabay.com/images/id-1797362/.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA: A TEORIA | UNIDADE II

Nesse contexto, essa temática chamou a atenção das mídias apenas com o lançamento do livro “Inteligência Emocional”, do jornalista científico Daniel Goleman, em 1995. Com isso, foi popularizado o termo QE, o que tornou o termo QI aparentemente dependente do primeiro (GOLEMAN, 2011).

» QI= Quociente Intelectual.

» QE= Quociente Emocional.

Em seu livro, Goleman reforça a ideia de que, sem o QE, o QI não seria avaliado de maneira eficiente, uma vez que o racional sempre terá uma influência de maior ou menor grau do emocional (GOLEMAN, 2011). Ou seja, QI avalia a capacidade cognitiva, e QE, a capacidade emocional, sendo medidos de maneira diferente: o QE é medido levando em consideração situações subjetivas, o que dificulta um padrão de avaliação; e o QI é medido quantitativamente, sendo, assim, possível padronizá-lo.

Segundo Claude Steiner, como o QE é analisado através de testes escaláveis, porém, não quantitativos, é um termo com baixa credibilidade científica, uma vez que o QE é subjetivo e qualitativo (CLAUDE; PERRY,1997).

[pic 5]Entretanto, Camões (2006) defende a importância de se valorizar o QE tanto quanto o QI. Segundo ela, manter QI e QE equilibrados é uma regulação homeostática necessária a todo ser humano, isto é, a todo momento temos de racionalizar algumas emoções da mesma forma que aplicamos a carga emocional em questões racionais (CAMÕES, 2006).

Figura 10. Relação entre QI e QE

[pic 6]

Fonte: https://pixabay.com/images/id-5818118/.

Por exemplo, numa situação em que um indivíduo está em perigo, a QE será acionada imediatamente como um mecanismo de instinto. Já a QI, ou inteligência racional, irá discorrer sobre quais as melhores opções para sair da situação de perigo. No exemplo acima, fica clara a importância do equilíbrio entre QE e QI para a sobrevivência humana.

E isso se estende também para o vínculo social (GOLEMAN, 2011).

Vejamos outro exemplo, agora avaliando dois indivíduos com QE ou QI predominantes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com