TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etnofarmacologia

Por:   •  26/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

EDUCAÇÃO FISICA BACHARELADO

FARMACOLOGIA

BIOQUIMICA E FARMACOLOGIA

AKIANE AKIKO ONIZUKA BELLATI

CESAR AUGUSTO FERREIRA DE CARVALHO R.A. 1194203

MAYARA

THIAGO

SÃO PAULO

2015

 

Atividade de Portfolio - 10ª semana.

1) Faça resumo com os conceitos importantes para a sua compreensão da Farmacologia.

Resposta:

Conceitos de Farmacologia

Segundo Oliveira (2008) teorias sobre o surgimento das doenças foram construídas ao longo do tempo. Desde a pré história, mesmo com a crença de que as doenças eram uma punição dos deuses,  “o ser humano percebeu os efeitos curativos das plantas medicinais, notando que de alguma forma sob a qual o vegetal medicinal era administrado (pó, chá, banho e outros) proporcionava a recuperação da saúde do indivíduo.” (OLIVEIRA, 2008, p.1). Assim, essas ervas e plantas passaram a servir como base ao estudo de Farmacologia, que foi reconhecida como ciência que estuda as drogas, a partir do século XIX na Alemanha.

A Farmacologia, segundo Araujo (2015) consiste no estudo das interações entre os compostos químicos (drogas) com o organismo vivo, resultando em um efeito benéfico ou maléfico, sua finalidade é controlar as doenças, preveni-las e aliviar seus sintomas como afirma Oliveira (2008).

A Biomedicina segundo Oliveira (2008)  investiga as doenças humanas, suas causas e as formas de combatê-las e é uma das mais novas profissões da área de saúde, logo com o surgimento de novos fármacos e as intercorrências, torna-se cada vez mais importante o estudo das drogas.

Definições de alguns conceitos de drogas, segundo Oliveira (2008):

- Droga, qualquer substancia capaz de modificar a função do organismo vivo, produzindo alterações benéficas ou maléficas.
- Fármacos, substancia de estrutura química de principio ativo, bem definida, que ao ser administrado pelo organismo vivo produz efeito biológico benéfico (fármacos) ou maléficos (tóxicos)
- Principio Ativo, responsável pela ação terapêutica com composição química e ação farmacológica conhecidas.

- Remédio, qualquer dispositivo que promova tratamento, incluindo procedimentos

 alternativos (como massagens, acupuntura, banhos e ginástica)
- Farmacopéia, é o conjunto de drogas-medicamentosas oficializadas.
- OMS, Organização Mundial da Saúde determina e padronizam os medicamentos oficiais, por meio de listas conhecidas como DCI (Denominação Comuns Internacionais)
- ANVISA, Agencia Nacional da Vigilância Sanitária, aprova a denominação do fármaco, conhecida como DCB (Denominação Comum Brasileira)
- Medicamento de referencia, aquele fármaco, registrado no órgão federal, testado e qualificado cientificamente,  registrado como medicamento original que serve de parâmetros para os genéricos.
- Especialidade farmacêutica, um produto nativo da industria farmacêutica com registro da ANVISA, que apresenta uma forma de comercialização, embalado de modo uniforme com um nome convencional.
- Medicamento genérico, é um medicamento semelhante ao de referencia, produzidos após a expiração do direito de exclusividade do medicamento de referencia.
- Biodisponibilidade, a percentualidade do fármaco, após a administração, que chega na corrente sanguínea de forma que ele atinja seu local de ação.
- Bioequivalência, estudo comparativo entre o medicamento de referencia e o seu genérico, quanto à sua biodisponibilidade e o tempo de alcançar os picos de concentração sanguínea.
- Medicamento Similiar, possui as mesmas características e princípios ativos dos demais medicamentos, mas nem sempre são submetidos a testes de bioequivalência.
- Medicamento oficinal, fármaco preparado a rede própria (farmácias Magistrais) com autorização e medidas da OMS.

A farmacocinética, definida por Oliveira (2008, p.5) “estuda o movimento da droga através do organismo, envolvendo a absorção, a distribuição, a biotransformação, e, a eliminação. Enquanto a Farmacodinâmica, embora dependa da Farmacocinética, estuda o local de ação, mecanismo de ação, e, efeitos das drogas no organismo”. Em outras palavras, a primeira estuda o que o corpo faz com o fármaco desde o momento da sua administração até o momento da sua eliminação, e a segunda sucessivamente, o que o fármaco faz com o corpo, como esses medicamentos provocam efeitos no organismo.

A Farmacologia, segundo Oliveira (2008)  divide-se em áreas de estudo: Geral (conceitos básicos e comuns), Especial ou aplicada (grupos de fármacos de ação semelhante), Farmacognosia (origem e características nativas, extratos,  sob a forma de órgãos animais e vegetais animais e vegetais – fitoterapia), Farmacotécnica (preparação das formas terapêuticas), Farmacoepidemiologia (Reações adversas, benefícios e malefícios em populações humanas), Farmacovigilância, (identificação e avaliação dos efeitos na população ou em grupos), Farmacogenética (estuda os efeitos em relação a genética molecular), Farmacogeriatria (variações da sensibilidade às drogas, absorção, metabolismo, toxicidade, e excreção na pessoa idosa, incluindo os fatores fisiológicos e patológicos), Farmacoeconomia (termos sociais e econômicos), Farmacoterapia (Terapêutica medicamentosa), Experimental (experimentos com novas drogas), Clinica (aplicação clinica das drogas), Toxicologia  (efeitos tóxicos no organismo).

2) Explique o que é Farmacocinética?

Resposta:

A farmacocinética como vimos na questão anterior, baseada em Oliveira (2008), estuda o caminho que a droga percorre dentro do organismo até a sua excreção, ou seja, analisa o que o corpo faz com o fármaco desde o momento da sua administração, até o momento da sua eliminação passando pelos seguintes processos, segundo LaMattina (2015)  e Oliveira (2011):

- Absorção, pode ocorrer por meio de diversos mecanismos “(...) oral, sublingual, retal, inalação, injeção, aplicação a outras superfícies epiteliais.” (OLIVEIRA, 2011 p.1) desenvolvidos para atravessar diversas membranas celulares até o plasma.

- Distribuição, após a absorção o fármaco utiliza-se da distribuição (vasos sanguíneos e linfáticos) para alcançar o seu órgão de atuação.

- Metabolismo, o organismo inativa o fármaco por meio de uma ação enzimática (inicialmente no fígado) e realiza a metabolização do mesmo.

- Eliminação, parte em que o fármaco é eliminado do corpo, na maioria das vezes pelos rins, fígado e fezes. Segundo o site Portal Educação a eliminação pode ser realizada também através de secreção biliar, dos pulmões, das fezes, da saliva, das lágrimas, e até do leite materno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com