TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETNOFARMACOLOGIA NA MATA ATLÂNTICA

Artigo: ETNOFARMACOLOGIA NA MATA ATLÂNTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  647 Visualizações

Página 1 de 2

A etnofarmacologia abrange estudos sobre as inter-relações estabelecidas entre comunidades humanas e os princípios medicinais existentes nas plantas.

Uma vez que a limitação do uso tradicional dos recursos naturais pode resultar na desestruturação social dessas populações e na perda de conhecimento sobre os ecossistemas. Gadgil et al. (1993) destacam a importância do conhecimento nativo ou tradicional para a conservação da biodiversidade, principalmente de pescadores, horticultores e agricultores de subsistência. Certas comunidades humanas são responsáveis pela manutenção e mesmo aumento da biodiversidade em florestas tropicais, onde têm habitado por longo tempo (MIRANDA; MATTOS, 1992; DIEGUES, 1994). Plotkin (1988) ressalta que as populações tradicionais estão desaparecendo mais rápido do que as florestas tropicais nas quais habitam. E necessário conhecer o modo de vida dessas populações, pois grande parte do conhecimento sobre os recursos naturais é obtida através do chamado conhecimento "folk" (MARQUES, 1991; BERLIN, 1992).

A Mata Atlântica é uma das áreas de alta prioridade para a conservação da biodiversidade (MYERS, 1988).

A Mata Atlântica é claramente a formação florestal mais antiga do Brasil, estabelecida a cerca de pelo menos 70.000.000 de anos. Ela demonstra alguma afinidade com as outras formações florestais brasileiras - floresta Amazônica e Matas de Planalto com várias espécies comuns a duas ou até três formações.

As espécies mais comuns nesta área são aquelas que normalmente ocorrem em áreas montanhosas da serra da Mantiqueira, estando ausentes os elementos típicos da Mata Atlântica que ocorre do litoral norte do estado de São Paulo em direção norte (BAPTISTA, 1972). Em função desta importante diferenciação florística, a Mata Atlântica que ocorre nos litoral dos estados do Pará, Santa Catarina até o norte do Rio Grande do Sul é muito mais uma expansão das florestas de planalto que ocorrem nestes estados que a continuação da floresta Atlântica que desce dos estados do nordeste. Isto coloca o fato que o limite da Mata Atlântica esteja, possivelmente, no sul do estado de São Paulo ou litoral norte do estado do Paraná.

Diante do exposto, o presente trabalho objetivou verificar, por meio de investigação em publicações científicas, quais são as plantas mais frequentemente citadas nos estudos da etnofarmacologia realizados na Mata Atlântica, como também as formas de utilização mais comuns destas espécies pela população lá existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com