TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Farmacotécnica

Por:   •  19/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

Preparação de Vaselina Salicilada

Matérias e métodos:

Ácido salicílico                                  

Vaselina sólida                                    

Vaselina líquida (óleo mineral)          

Balança

Becker

Gral

Pistilo

Bastão de vidro

Espátula

Pote para armazenamento

- Após pesagem das matérias-primas, pulverizou-se o ácido salicílico, o máximo possível para ter maior contato com a vaselina liquida.  Este foi incorporado na vaselina líquida. Em seguida, com a espátula, misturou-se a vaselina sólida, aos poucos, até que apresentasse um aspeto homogéneo. Envasamos e rotulamos.  

 Resultados e discursão:  

 Após o preparo obtivemos uma pomada de cor branca, aspecto gorduroso, e homogêneo.

A base pomada possui um efeito, lubrificante e emoliente, sendo usada como veículo para vários tipos de preparações, a vaselina liquida pode ser usada como emoliente, agente lubrificante, impermeabilizante, e agente protetor, já o ácido salicílico possui propriedades antimicrobianas podendo ser regulador da oleosidade e também anti-inflamatório potencial.

As principais indicações terapêuticas são: Em concentrações menores que 2% possuem ação queratoplastica, ou seja, intensifica a queratização do epitélio e promove regeneração da camada, em concentrações superiores a 2% possuem ação queratolitica, ou seja age dissolvendo formações queratinicas, com o desaparecimento de calosidades e cicatrizes.

Seu uso é externo, devendo ser aplicado nas áreas afetadas a noite e de manhã retirado, as preparações contendo ácido salicílico a 10% ou 20 % possuem ação muito forte por tanto deve-se manter precauções no uso, sendo recomendado utilizar espátulas e luvas na preparação.

Referencias:

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com