TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gangrena de Fournier

Por:   •  3/11/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

(GF) faz parte de um grupo de infecções descritas como infecções necrotizantes dos tecidos moles (MNT). Essas infecções podem ser múltiplos microrganismos ou um único microrganismo e envolvem uma ou mais camadas de tecido mole, incluindo celulite, fasceíte e miosite. O INTM é caracterizado por rápida destruição do tecido e sinais de toxicidade sistêmica, incluindo as características de sepse e/ou choque séptico, e atrasos no diagnóstico e tratamento levaram a uma taxa de mortalidade de até 88%. O fator de risco modificável mais importante para a mortalidade por INTM é a duração da intervenção cirúrgica. A intervenção precoce pode reduzir a taxa de mortalidade pela metade.

A Gangrena de Fournier é uma emergência com risco de vida caracterizada por uma variedade de infecções microbianas no períneo, genitais ou área perianal, que podem progredir rapidamente para sepse, choque séptico, disfunção fulminante de múltiplos órgãos e morte. É raro (<0,02% de todas as admissões hospitalares) e frequentemente não é diagnosticado antes do aparecimento de sintomas graves. Como mencionado acima, a gangrena de Fournier é uma doença extremamente rara, ocorrendo 1,6 casos por 100.000 homens a cada ano. A idade média dos pacientes era de 50,9 anos e a proporção entre homens e mulheres era de 10: 1. Não há flutuações sazonais na ocorrência da gangrena de Fournier; áreas endêmicas não são descritas.

Os primeiros sinais de infecção são sutis, e infecções graves estão associadas a morbidade e mortalidade graves, mesmo com tratamento adequado. A identificação rápida leva ao diagnóstico e tratamento oportunos, o que é essencial para reduzir a morbimortalidade significativa.

As comorbidades, incluindo doença vascular ou imunossupressão, estão altamente correlacionadas com a ocorrência e mortalidade da doença. 20-70% dos casos de FG têm diabetes e 25-50% dos pacientes têm uma história de beber de longa data. Em áreas com alta prevalência de HIV, o HIV é o fator de risco potencial mais citado. Pacientes com diabetes, doenças cardíacas e insuficiência renal apresentam risco significativamente aumentado de morte. Outros fatores de risco incluem trauma ou cirurgia recente e injeção de drogas.

A gangrena de Fournier ocorre com mais frequência quando a imunidade do hospedeiro é prejudicada e a flora mista é introduzida ou disseminada para o tecido perineal a partir do local da infecção inicial. A infecção geralmente é uma variedade de microrganismos, incluindo aeróbios e anaeróbios mistos do trato gastrointestinal e geniturinário, bem como microrganismos da pele. Aproximadamente um quarto dos casos são idiopáticos de origem desconhecida. No entanto, o processo patológico que leva à gangrena perineal e genital e à sepse pode geralmente ser atribuído a lesões primárias gastrointestinais, geniturinárias ou cutâneas.

GF é um diagnóstico clínico. Nenhuma pesquisa de laboratório pode excluir definitivamente esta doença. O diagnóstico precoce de GF é difícil. Conforme a infecção progride, a taxa de mortalidade aumenta. Embora a FG seja geralmente considerada um processo agudo, o desempenho do paciente varia de alguns dias a algumas semanas. Infecções indolentes e latentes podem se desenvolver em poucas semanas, desde infecções subagudas que ocorrem de vários dias a várias semanas, até infecções fulminantes que rapidamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com