TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ESPECIAÇÃO DO CHUMBO EM PLASMA PARA A AVALIAÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE.

Por:   •  23/11/2015  •  Resenha  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO

A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE ESPECIAÇÃO DO CHUMBO EM PLASMA PARA A AVALIAÇÃO DOS RISCOS À SAÚDE.

Fátima R. Moreira e Josino C. Moreira

O chumbo (Pb) é um elemento de ocorrência natural, que vem sendo usado praticamente desde o início da civilização. Todos os seres humanos têm chumbo em seus organismos, como um resultado de exposição às fontes exógenas. Este metal é onipresente no ambiente, devido às inúmeras atividades industriais que favorecem sua ampla distribuição. Devido ao seu baixo ponto de fusão e à facilidade de trabalho, este metal tem sido transformado em uma enorme variedade de objetos e utensílios, tais como munição, canos, tipos para impressão, proteção radiológica, folhas de chumbo, produtos de latão e bronze, entre outros. Além disso, ele tem sido usado de várias formas, como pigmento em tintas, verniz para cerâmicas, soldas, aditivos antidetonantes em combustíveis, etc.

A maior parte do chumbo utilizado pela indústria vem da exploração de minérios (“primárias”) ou de reciclagem de fragmentos de metal ou baterias (“secundárias”). Atualmente, as maiores fontes ambientais de chumbo e seus sais, que contribuem para a ingestão diária, são ar, poeira, alimentos, bebidas e tinta. A fumaça do cigarro também pode aumentar o total de chumbo ingerido por dia. Alimentos tais como frutas, vegetais, carnes, grãos, frutos do mar, bebidas suaves e vinhos podem conter chumbo, originado da água de preparo, plantas e animais criados em locais contaminados. Potes ou pratos de cerâmica vitrificados incorretamente, vidraria de cristal contendo chumbo, latas e chaleiras com solda à base do metal também contribuem para a contaminação da alimentação. Outras fontes também podem aumentar o total de chumbo ingerido por dia, tais como brinquedos pintados, cosméticos faciais, tintas de cabelo, impressão colorida, água de tubulação com solda de chumbo e os remédios populares. O chumbo da gasolina, tintas e produtos cerâmicos, calefação e soldas tem sido drasticamente reduzido devido às preocupações com a saúde e o meio ambiente. Este elemento também tem sido identificação em uma enorme variedade de ambientes (ar, água de superfície, lençóis d’água, chorume, solo, sedimento, peixes e animais de caça) coletados nos perigosos depósitos de lixo, onde frequentemente é o metal mais encontrado.

O Pb juntamente com o carbono, o silício, o germânio e o estanho formam um grupo 14 da tabela periódica. É encontrado no estado natural em depósitos minerais, de onde são extraídos de 3 a 10% de Pb. É um metal pesado de cor cinza azulada, com número atômico igual a 82, e massa atômica relativa e densidade iguais a 207,2 unidades de massa atômica e 11340 kg m³, respectivamente. Seu ponto de fusão é a 327,4°C, enquanto o de ebulição se encontra a 1749°C. O chumbo fundido produz fumos em quantidades mensuráveis a partir de temperaturas entre 500 e 600°C, que combinados com o oxigênio do ar formam o óxido de chumbo. A evaporação aumenta com a elevação da temperatura. Este metal é macio e maleável, e contrai-se consideravelmente sob resfriamento. Sob condições apropriadas de síntese, o Pb também forma compostos orgânicos estáveis, sendo o tetraetil e o tetrametil chumbo os mais importantes pelo uso como aditivos para combustível. São ligeiramente voláteis e praticamente insolúveis em água, mas dissolvem-se rapidamente em solventes orgânicos, gorduras e lipídeos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com