TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Solução Tampão

Por:   •  10/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Tampões

Os tampões são importantes para manter estável os fluidos corporais.

Para uma pessoa se manter saudável, o estado de equilíbrio deve ser antido em grandes partes dos tampões. Algumas substancias química que formam um tampão, evita modificações drásticas nas concentrações de íons de hidrogênio e assim mentem o pH relativamente constante.

[pic 1]

Ionização em Soluções-Tampão

Uma solução-tampão é aquela que resiste a mudanças em seu pH quando pequenas quantidades de ácido ou base são adicionadas ou quando a solução é diluída. Tampões precisam de um ácido para reagir com OH¯ adicionado e de uma base para reagir com H* adicionado Eles podem ser qualquer par de ácido ou base fraco, mas geralmente são um par ácido conjugado-base conjugada. O pH dos tampões depende do pKª da substancia tamponante e das concentrações relativas dos ácidos e bade conjugados, podendo ser calculado por meio da equação de Henderson-Hasselbalch.

[pic 2]

Se outros íons de hidrogênio forem adicionados, eles são consumidos na reação envolvendo CH3 COO-, e o equilíbrio desloca-se para a esquerda. Se outros íons de hidróxido são adicionados, reagem com CH3COOH, produzindo CH3COO-, e o equilíbrio desloca-se para a direita. Dessa forma, o pH da solução permanece constante.

Um sitema-tampão é mais útil em uma solução na qual o Ph é igual ou próximo ao seu pK, porque há uma concentração adequada de ambas as formas, ácidos e base ou o acidoconjugados, para neutralizar a base ou acido adicionado. Ou seja, o tampão mais eficaz contem acido ou base em grande e igual quantidade.

Embora exista uma grande variação de pH nos fluidos corporais, há pouca variação dentro de cada sistema. As proteínas são os mais importantes tampões do corpo, pois eles agem como doadores e receptores.

O sistema tampão fosfato também é importante na manutenção do pH do fluido intracelular.

Soluções: São misturas nas quais as partículas componentes permanecem uniformemente distribuídas.

Escala de pH: o pH é usado para indicar a força de um acido ou base. Ele serve para medir a concentração de íons hidrogênio. Quanto maior o numero de íons hidrogênios, mais acida é a solução e menor é o pH.

Tampões: se você adicionar algumas gotas de um acido  em uma solução tampão, o pH mudara pouca coisa.  O tampão é uma solução resistente a mudanças no pH, quando um acido ou uma base são adicionados. Um dos mais comuns do sistema tampão, envolve o acido carbônico e o bicarbonato de sódio.

Quando qualquer acido ou base é adicionado a uma solução tampão, algo neutro (agua ou sal) e o componente do tampão ( acido fraco ou seu sal) são formados. O ph não muda. Os tampões fornecem um dos mecanismos de homeostase que mantem o pH normal.

Livro: anatomia e fisiologia- 4ª edição- edith Applegate[pic 3]

[pic 4]

Quando se utiliza solução tampão, esta deve ser composta de uma mistura de fosfato. O tampão fosfato pode ser preparado com KH2PO4 e Na2H-PO4 na concentração de 0,067M, ou seja, preparam-se duas soluções aquosas, a primeira com 9,1 g/L de KH2PO4 e a segunda com 9,5 g/L de Na2 H-PO4. Para se obter o pH desejado, as duas soluções devem ser misturados do modo indicado.

[pic 5]

Livro: Hematologia Laboratorial: Teoria e Procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (325.2 Kb)   docx (696.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com