TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Harvard Cirque du Solue

Por:   •  22/8/2019  •  Artigo  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

O artigo aqui estudado aborda uma História de sucesso, a História do Cirque du Soleil, que atualmente possui mais de 30 anos de existência. O Cirque du Soleil deu inicia as suas apresentações sem animais no Canadá, contava com apenas setenta e três funcionários que partilhavam de uma ideia fixa: fazer sempre o que ninguém faz. Atualmente a companhia conta com uma estrutura organizacional gigantesca, possuindo mais de quatro mil funcionários; o Cirque já realizou apresentações em quatro continentes encantando milhares de pessoas com suas apresentações, além disso o mesmo no ano de 1998 foi avaliado em 800 milhões de dólares. O sucesso dessa empresa se dá através de diversos elementos, elementos esses que podem se identificados no texto do artigo que aqui está sendo trabalhado.

Tem-se como primeiro elemento a inovação juntamente com a criatividade, pois o Cirque du Soleil simplesmente mudou a maneira como os circos eram apresentados. Com o passar do tempo, o circo deixou de ser atrativo, devido ao fato de que não se tinha mais motivos que fizessem o público se emocionar com o espetáculo. Para atender a essa necessidade do público, o Cirque du Soleil veio com uma proposta inovadora, baseada em seus valores de inovação e criatividade, aplicando a sua missão “invocar imaginação, provocar os sentidos e evocar as emoções das pessoas por todo o mundo”.

Indo de contramão ao circo tradicional, o Cirque du Soleil não possui animais em seus espetáculos, tirando do picadeiro os elefantes, os leões, as focas, os macacos, dentre outros. Além dessa primeira ação, o circo mudou seu público-alvo, tendo como foco o público adulto. Todos os espetáculos contam com muita fantasia exuberante, acompanhada de músicas originais. O circo aboliu diálogos, e tem seus espetáculos baseados totalmente em linguagem corporal e na utilização da tecnologia, o que garante assim o entendimento do espetáculo por parte de qualquer pessoa do mundo.

As decisões estratégicas do circo é o segundo elemento que fez com que a empresa alcançasse seu sucesso, ela teve a sua primeira grande decisão estratégica em 1987, que mesmo sendo arriscada foi essencial para o sucesso de seu negócio internacional. A decisão foi a obtenção de um empréstimo de 1,5 milhões de dólares canadenses junto ao Governo Federal, para que com essa verba em caixa pudessem comprar todos os equipamentos necessários para serem a atração principal do festival de Los Angeles, na Califórnia – Estados Unidos. A apresentação do espetáculo “Nós Reinventamos o Circo” não ia receber honorários, apenas uma parte das vendas das bilheterias.


        O Cirque du Soleil tinha essa única oportunidade para atrair o público, caso contrário eles não teriam dinheiro nem ao menos para transportar os equipamentos de volta para o Canadá. A apresentação foi um sucesso, o que fez com que todos os ingressos esgotassem. A decisão arriscada que o circo tomou deu início a diversas turnês e também ao crescimento da equipe, e consequentemente ao melhoramento da qualidade dos espetáculos. Alguns anos depois, já em 2007, o Cirque du Soleil que mal tinha dinheiro para seu primeiro espetáculo, chegou a gastar mais de 165 milhões de dólares para produzir apenas um show.

A resiliência é outro item que fez com que a empresa fizesse sucesso; uma das principais características de seus espetáculos é justamente a alta complexidade e periculosidade dos movimentos que os artistas realizam durante suas apresentações, o que é comumente realizado em alturas vertiginosas. O Cirque du Soleil tem como objetivo sempre que possível tornar favorável as condições de trabalho para os artistas, porém os acidentes como por exemplo as contusões lhe fugiam do controle. Devido a isso, a cada dia, para cada apresentação, toda a equipe reavaliava os acidentes e contusões para reestruturarem os trechos do espetáculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com