TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese AAS

Por:   •  15/3/2019  •  Artigo  •  2.641 Palavras (11 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 11

SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

EUGÊNIO VITOR LOPES DOS SANTOS

KARLA WALÉRIA ANDRADE DE SOUZA

RENATA FABRICIA AVELINO NASCIMENTO

RITA YANKA PEREIRA DA SILVA

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

*eugeniovlopes@outlook.com

RESUMO

Largamente utilizado como analgésico, anti-inflamatório e antiagregante plaquetário no mundo todo, o Ácido Acetilsalicílico é utilizado há mais de um século, quando foi realizada sua síntese pela primeira vez, através do aquecimento do ácido salicílico e do anidro acético. O procedimento de síntese do AAS foi então realizado durante aulas práticas da disciplina de Química Farmacêutica I, do curso de Farmácia da UFRN. Durante as práticas, foi possível realizar a síntese em si, testes de solubilidade e purificação por recristalização, determinação da solubilidade, recristalização, determinação do ponto de fusão e identificação do AAS. A amostra teve baixos rendimento bruto e rendimento final e também foi considerada como impura, ao final dos procedimentos.

PALAVRAS-CHAVES: Síntese do ácido Acetilsalicílico, Ponto de Fusão, Pureza, Recristalização

1. INTRODUÇÃO

Conhecido popularmente como Aspirina, o ácido acetilsalicílico, é um fármaco de propriedades analgésica, anti-inflamatória e antipirética, uma vez que atua inibindo de maneira irreversível nas enzimas ciclooxigenases 1 e 2, responsáveis por desencadear o processo de inflamação.

        É utilizado para tratar desde dores de cabeça moderadas, cólicas menstruais e dores musculares até traumas agudos, sendo mais famoso por sua utilização como inibidor da agregação plaquetária, prevenindo doenças cardiovasculares. O AAS é largamente comercializado sob a forma de comprimidos sem associação a outros fármacos.1

        Em 1897, Feliz Hoffman desenvolveu a síntese do ácido acetilsalicílico através de uma mistura de ácido salicílico e anidrido acético após aquecimento a 50ºC por 2 horas, resultando num líquido posteriormente resfriado e recristalizado, formando o ácido acetilsalicílico. Em 1990, foi adicionado o carbonato de cálcio à Aspirina para tampona-la, uma vez que afeta o trato gastrointestinal, sendo também comercializada sob a forma de cápsula revestida para que o AAS fosse dissolvido apenas no intestino e não sofresse alterações durante sua passagem pelo estômago.

         A aspirina é rapidamente absorvida no trato gastrointestinal, sendo parcialmente hidrolisado durante o metabolismo de primeira passagem (fígado) em salicilato, sendo amplamente distribuída nos tecidos. O salicilato é excretado pelos rins e sua meia-vida de eliminação é de cerca de 15 minutos[2].

2. SESSÃO EXPERIMENTAL

2.1 SÍNTESE DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

2.1.1. MATERIAL

Reagentes: Ácido salicílico, Anidrido acético, Ácido sulfúrico concentrado, Álcool etílico e Água destilada.

Vidraria: Erlenmeyer 125 ml, Proveta 10 ml, 25 ml, pipeta 5 ml e pipeta 2 ml, Kitassato 250 ml, Funil de Buchner, Funil de vidro, Papel de filtro, Bastão de

vidro, Espátula, Pera, Bequer, Pisseta.

Outros: Capela de exaustão, Banho Maria e Bomba de Vácuo.

2.1.2. MÉTODO DE SÍNTESE

Foi pesado 1,00g de ácido salicílico seco e transferido para um erlenmeyer de 125mL, adicionando 2,0mL de anidrido acético e 2 gotas de ácido sulfúrico concentrado. Logo após, agitou-se o erlenmeyer, para homogeneização da mistura. Foi aquecido em banho-maria (50-60°C) durante 15 minutos, adiante a mistura reacional foi resfriada, acrescentando 15,0mL de água. Em seguida esperou o produto precipitar e filtro-o a vácuo.

2.2 TESTE DE SOLUBILIDADE E PURIFICAÇÃO POR RECRISTALIZAÇÃO

2.2.1 MATERIAL

Reagentes: Água destilada, Álcool etílico, Éter Etílico, Acetato de Etila (AcOEt), Clorofórmio (CHCl3), Hexano

Vidrarias: Tubos de Ensaio, Estante para Tubos de Ensaio, Erlenmeyer 125mL, Proveta 50mL, Kitassato 250mL, Funil de Büchner, Funil de Vidro, Papel de Filtro, Bastão de Vidro, Espátula, Béquer, Pisseta, Vidro de relógio.

Equipamentos: Balança, Chapa Aquecedora, Bomba de Vácuo, Banho Maria

  1. MÉTODO

2.1.2.1 DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DE SOLUBILIDADES PARA EFEITOS DE RECRISTALIZAÇÃO

Em tubos de ensaios foi colocado cerca de 10 mg do composto sintetizado anteriormente e adicionou-se cerca de 1,0 mL do solvente em teste, que em seguida foi agitado. A partir da observação da solubilidade do composto, e concluindo que ele era pouco solúvel ou insolúvel, este era submetido ao aquecimento até a ebulição. Sendo alguma das substâncias solúvel a quente, deve-se esfriar lentamente a solução até à temperatura ambiente, verificando a formação de cristais.

2.1.2.2 - ETAPAS DA RECRISTALIZAÇÃO

A partir do resultado do experimento anterior, foi obtida uma mistura de solventes para que fosse dissolvida uma pequena quantidade de sólido. Em seguida foi realizada uma filtragem, deixando esfriar o filtrado, onde logo após coletou-se os cristais formados e submeteu-os a uma nova filtragem em um funil de Büchner à vácuo.

2.1.2.3 RECRISTALIZAÇÃO DO AAS

O sólido bruto foi transferido para um erlenmeyer, que após pesagem, foi dissolvido em pequena quantidade de álcool etílico e água destilada (1:4) submetendo a aquecimento para solubilizá-lo e filtrando a quente para logo depois deixar esfriar. Após a cristalização houve uma nova filtração, secagem e pesagem dos cristais.

2.3 DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO

2.3.1 MATERIAL

Reagentes: Ácido salicílico e ácido acetilsalicílico em análise.

Vidrarias: Tubo capilar (3) e Tubo longo.

Equipamentos: Aparelho para PF e termômetro.

2.3.2. MÉTODO

A substância seca sintetizada e purificada anteriormente foi triturada. Logo após utilizou-se capilares para introduzir o sólido (triturado e seco) no tubo capilar que deve ser aberto numa das extremidades e fechado na outra. O material deve atingir cerca de no máximo 1 cm de altura dentro do tubo capilar, e ser submetido ao aparelho de determinação de ponto de fusão à seco que fará o sólido passar á fase líquida. O valor da temperatura, que está sendo marcada em um termômetro, deve ser registrado no momento da mudança. Esse processo deve ser repetido com o acido acetilsalicílico padrão e o ácido salicílico padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com