TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES

Por:   •  26/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 3

ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR-ASCES

FACULDADE ASCES

CURSO DE BIOMEDICINA

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

MINELLYS CECÍLIA DE OLIVEIRA ALCÂNTARA

CARUARU/PE

2014


MINELLYS CECÍLIA DE OLIVEIRA ALCÂNTARA

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA

 Relatório da aula prática de extração de DNA da mucosa bucal, da disciplina de Genética, para a nota da 1ª (primeira) Unidade, da Faculdade ASCES, do curso de graduação em Biomedicina.

        

CARUARU/PE

2014


INTRODUÇÃO

Através da experiência realizada em laboratório da extração de DNA da mucosa bucal, foi possível a aplicação dos conteúdos compreendidos em aula. Mas primeiro são necessárias referencias para argumentação do experimento.

O objetivo do experimento em questão era a extração do DNA. O DNA é uma macromolécula orgânica que contem as informações genéticas e está presente em todos os seres vivos, com exceção apenas de alguns RNA-vírus. É formado por uma base nitrogenada, uma pentose e um grupo fosfato. Em português, a sigla DNA significa acido desoxirribonucleico e embora possa parecer complicado, essa sigla da nome a esse acido nucleico que na sua pentose falta um oxigênio. Essa importante molécula contém as informações básicas para a formação do ser vivo e para que ele possa se reproduzir.

O DNA é formado por unidades menores chamadas de nucleotídeos. Existem quatro tipos de nucleotídeos, representados pelas letras A, C, G e T. as formas como esses nucleotídeos se arrumam é que faz com que seres vivos sejam diferentes um dos outros. E por isso, as mínimas mutações ocorridas apenas um nucleotídeo de sua fita pode alterar a produção de uma proteína importante e causar doenças genéticas, que podem comprometer o ser vivo. Assim, os quatros tipos de nucleotídeos se arrumam de diversas maneiras na molécula de DNA, formando os diferentes seres vivos.

Uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, que ligados pelas pontes de hidrogênio, forma o que é chamado de dupla hélice. Esse modelo, proposto pela primeira vez pelos cientistas americanos James Watson e Francis Crick mudou a historia da Biologia. Nessa fita, as bases nitrogenadas seguem o seguinte padrão de combinação: A (adenina) sempre se liga com T ( timina), e o C (citosina) com G (guanina). A simples combinação dessas letras é o que forma os seres vivos.

Pouco mais de 50 anos se passaram desde a descoberta de estrutura do DNA e hoje assistimos a um espantoso avanço nesta área de pesquisa. As discursões sobre o DNA estão em toda parte: clonagem, Projeto Genoma, alimentos transgênicos, testes de paternidades; são varias as aplicações desse novo conhecimento, que também levanta questões éticas fundamentais que os cientistas tentam responder.


OBJETIVOS

Esse experimento teve com objetivo a extração de moléculas de DNA da saliva. Aplicando os conhecimentos adquiridos m aula sobre o DNA, esse experimento serve como complemento para as atividades realizadas em sala de aula e para enriquecimento da aprendizagem dos alunos.


Material utilizado

1 BECKER

1 BASTÃO DE VIDRO

1 ESCOVA

AGUA MINERAL

SAL

DETERGENTE

ALCOOL ABSOLUTO GELADO

METODO

  1. Misturar a agua com o sal até a sua dissolução
  2. Passar a escova no interior da boca, fazendo soltar as células da mucosa.
  3. Ingerir o líquido e fazer movimentos não bruscos
  4. Desprezar no Becker
  5. Adicionar detergente
  6. Adicionar o álcool absoluto pela borda do Becker
  7. Observar a precipitação.

RESULTADOS

Uma nuvem branca começa a se formar na solução, com o bastão de vidro é possível ver o DNA se enrolando no bastão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com