TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL

Por:   •  23/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  10.069 Palavras (41 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 41

UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ – UNISEP

FACULDADE EDUCACIONAL DE DOIS VIZINHOS - FAED

CURSO DE FARMÁCIA

ANDERSON JUNIOR CARNEIRO CUCCHI

AVALIAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO Psidium cattleyanum Sabine FRENTE AOS MICRORGANISMOS Escherichia coli, Sthaphylococcus aureus E Streptococcus pyogenes.

DOIS VIZINHOS - PR

2019

ANDERSON JUNIOR CARNEIRO CUCCHI

AVALIAÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DO Psidium cattleyanum Sabine FRENTE AOS MICRORGANISMOS Escherichia coli, Sthaphylococcus aureus E Streptococcus pyogenes.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Farmácia da Faculdade Educacional de Dois Vizinhos - FAED - mantida pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná – UNISEP, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Farmácia.

Orientadora: Profª. MsC. Caroline Zanella Cagnini

DOIS VIZINHOS - PR

2019

DEDICATÓRIA

A Deus, que se mostrou presente durante toda minha jornada, desde o momento da criação do meu destino até os dias atuais, por me dar forças quando nem eu acreditava que seria capaz de superar as imposições que surgiam pelo meu caminho, que nos momentos de angustia acalentava meu coração e mostrava sempre os melhores caminhos para seguir, guiando as escolhas que foram tomadas te aqui, na certeza de serem as melhores para minha vida.

AGRADECIMENTOS

A minha família que sempre foram a base de tudo em minha vida, me oferecendo todo o suporte emocional, físico e material que foram precisos durante minha caminhada, em especial há minha mãe Marinêz de Lima Carneiro Cucchi e as suas muitas lagrimas, que ao caírem regavam meus sonhos, mesmos nos momentos que ficávamos distantes a presença dela estava comigo, juntamente com meu pai Edson Cucchi que jamais demostrou qualquer atitude negativa aos pedidos que eram solicitados e sempre disposto a ajudar da maneira que podia.

A minha irmã Mariane Carneiro Cucchi, que mesmo mais nova que eu sempre esteve centrada e auxiliava quando podia, sempre dando bons conselhos e apoio em todas as minhas buscas pelos nossos objetivos.

Quero reafirmar, porque sei que vocês já sabem, mas tudo isso que está acontecendo tem um proposito, nada e por mim tudo e por nós!

Aos meus avós paternos Iolanda e Leori Cucchi (“Im Memorian”), que de onde estiverem agora possam ver que eu consegui, como eles sempre sabiam que seria, a falta deles e como uma cicatriz em minha vida, tive que aprender a olhar para ela e não sentir mais a dor, porem a falta e constante e nunca esquecida em meu coração.

Aos meus avós maternos Sebastiana Penteado e Albino Carneiro, que contribuíram da maneira que podiam com muitas orações ao longo desta caminhada, que Deus possa retribuir há eles tudo isso que fizeram por mim, pois materialmente seria impossível faze-lo.

Aos meus tios Orides e Maria Carneiro que quando souberam da possibilidade do estudo da planta escolhida não mediram esforções em fazer buscas para contribuir nas coletas botânicas empregadas neste trabalho.

A minha professora e orientadora Caroline Zanella Cagnini, que é a principal responsável pela minha chegada neste momento tão especial, que dedicou seu tempo e paciência em e ajudar em momentos que talvez nem ela poderia, mas não mostrou barreiras em realizar esta missão. Obrigado de coração pelo direcionamento.//

A professora Fabíola Bogoni Mundstock Mohr, que além de ser coordenadora do curso se mostrou uma amiga, dando conselhos e explicações e sempre presente nas nossas vidas acadêmicas dando todo o suporte necessário. E aos demais professores que passaram pela nossa jornada, algumas as quais convivemos mais tempo tornaram nossas aulas verdadeiras fontes do saber, A Ieda, Roseni, Janaina, Deisy, Talita, Edenes, Cleiton só temos que gradecer pela transmissão de saberes, que sempre seja vocês os pilares do conhecimento. Não sei se existe valor que pague o que vocês fizeram por nós.

As minhas três colegas que a faculdade me deu que hoje tenho a certeza de poder contar com elas pelo resto da minha jornada: Ana Caroline Piovesan, Andruziana Lazzarin e Talia Crestani, que juntas comigo formamos nosso quarteto fantástico! Muito obrigado por estarem na minha vida. Junto a elas também gostaria de agradecer a Licyane Chagas a quem conheci desde o primeiro ano e com quem tive mais contato, pois além de ser quedense como eu, dividia as alegrias e angustias junto com o lugar no ônibus, á Elaine Cordeiro que além de minha amiga, tonou-se minha colega de quarto nos últimos meses, muito obrigado pelo companheirismo. As demais colegas, todas tiveram seus momentos especiais, de maneira geral muito obrigado por tudo.

A pessoa que surgiu na minha jornada muito antes de tudo isso começar, quando nem eu mesmo sabia o que seria na vida, que é uma fonte de inspiração, que sempre estivera comigo em todos os momentos, que tomou decisões, as quais não tive maturidade suficiente para tomar sozinho, que me ajudou nas aulas e trabalhos e sempre trazia consigo um sorriso que acalmava minhas ansiedades, e nunca me abandonou quando nossos caminhos se tornaram distantes, que me compreende quando conto os relatos do dia a dia pois passou exatamente pelo mesmo caminho e hoje e uma expendida farmacêutica, você é minha imagem de irmã mais velha, sim este parágrafo é seu Francieli Pegoraro, que Deus possa lhe retribuir tudo o que fez e faz por mim até hoje, sua amizade e mais preciosa que qualquer artigo de valor material. E claro que o Dyego Kurek junto, que Deus o abençoe sempre.

Também a polaquinha mais divertida, a qual mostrou que sempre poderia contar com ela, nas mais diversas situações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com