TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analgésicos

Seminário: Analgésicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 8

ANALGÉSICOS

Os Analgésicos são medicamentos que aliviam a dor. Agem perifericamente, no local da dor, ou no sistema nervoso central, modificando o processamento dos sinais que o cérebro recebe através dos nervos. Existem dois tipos de analgésicos: os narcóticos e os não-narcóticos.

Analgésicos não narcóticos:

São substâncias utilizadas para diminuir a dor, que agem a nível periférico, normalmente indicados para a dor leve ou moderada, ou ainda como coadjuvante na ação de analgésicos narcóticos ou anestésicos. Enquanto medicamentos podem estar isolados ou associados a outras substâncias. São exemplos:

DIPIRONA SÓDICA

(Analgésico e Antitérmico)

Nome Comercial: Novalgina®, Anador® etc.

Apresentação: comprimidos 500mg. Frascos com 10ml, 15ml ou 20ml (500mg/ml) de solução oral (gotas). Frascos com 100ml (50mg/ml) de solução oral + medida graduada (2,5ml, 5ml, 7,5ml e 10ml). Supositórios com 300mg (infantil) e 1g (adulto). Ampolas de 1ml, 2ml ou 5ml (500mg/ml) de solução injetável.

Ação Farmacológica: derivado da pirazolona com propriedades analgésicas , antipiréticas e Antiflamatórias.

Mecanismo de Ação: Atua no centro termo regulador hipotalâmico nos pacientes com hipertermia provocando redução da temperatura corporal. A queda da temperatura decorre de maior perda de calor, possivelmente por aumentar a irradiação de calor através da pele. O efeito analgésico pode ser decorrente da capacidade que a dipirona tem de bloquear a síntese e a liberação de prostaglandinas, substâncias envolvidas diretamente na fisiopatologia do processo doloroso. Além, desse efeito periférico, a dipirona pode atuar diretamente no tálamo, diminuindo a passagem de impulsos dolorosos (potenciais de ação), e, através dessa estrutura, reduzir a chegada de impulsos dolorosos ao nível do córtex sensitivo.

Indicação: Analgésico e antipirético.

Contra-indicações: Contra indicado para pacientes hipersensíveis à droga. Não deve ser administrada a pacientes com intolerância conhecida aos derivados de pirazolônicos ou com determinadas doenças metabólicas, tais como porfiria hepática e deficiência congênita de glicose-6 fosfato de sidrogenase.

Reações Adversas:

1. Choque e discrasias sangüíneas, tais como agranulocitose, leucopenia e trombocitopenia. Sonolência. Hipotensão. Alterações hepáticas e renais. Reações de hipersensibilidade que afetam a pele (urticária), a conjuntiva e a mucosa nasofaringea, reações cutâneas bolhosas, às vezes com risco de vida, síndrome de Stevens-Johnson, Sindrome de Lyell.

ÁCIDO ACETILSALICÍLICO

(Analgésico Não Narcótico)

Nome Comercial: AAS®, Aspirina®, Melhoral®.

Apresentação: Comprimidos de 100mg e 500mg.

Ação Farmacológica: Analgésico, Antitrombótico, Antiagregante plaquetário, Antitérmico. Esta substância tem a propriedade de baixar a febre (antitérmico), aliviar a dor (analgésico) e reduzir a inflamação (antiinflamatório). Por isso, é utilizado para alívio dos sintomas de várias doenças como gripes, resfriados e outros tipos de infecções.

Indicação: Dor leve a moderada; febre. Profilaxia secundária de acidentes cardio e cerebrovasculares isquêmicos.

Contra-indicações: contra-indicado para paciente com úlcera GI, sangramento GI, hipersensibilidade à aspirina, criança e adolescente com varicela. Use cuidadosamente em paciente com disfunção renal, hipoprotrombinemia, deficiência de vitamina K, asmático. Deve ser evitado durante a gravidez. Pode aumentar o risco de hemorragia na mãe e no feto. Pode causar defeito congênito no coração e outras malformações. Dengue.

Reações Adversas:

1. AUDIÇÃO: zumbido, perda da audição.

2. SGI: náusea, vômito, desconforto GI, sangramento oculto.

3. S. HEMATOLÓGICO: tempo de sangramento prolongado.

4. PELE: rash, hematoma.

5. FÍGADO: disfunção hepática.

6. OUTROS: Síndrome de Reye.

PARACETAMOL

(Analgésico e Antitérmico)

Nome Comercial: Tylenol

Apresentação: Comprimidos de 500mg e 750mg. Frascos com solução de 200mg/ml.

Ação Farmacológica: Analgésico e Antipirético.

Mecanismo de Ação: Promove analgesia pela elevação do limiar da dor e antipirese através de ação no centro hipotalâmico que regula a temperatura.

Indicação: Como analgésico- antipirético. O paracetamolestá indicado para aliviar dores leves ou moderadas e para reduzir a febre. Só proporciona alívio sintomático; quando for necessário, deve-se administrar uma terapia adicional para tratar a causa da dor ou da febre.

Contra-indicações: Pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico (aspirina) devem ter cuidado ao usar o paracetamol. Pessoas com doenças hepáticas e renais.

Reações Adversas:

1. SNC: cefaléia.

2. SGI: hepatotoxicidade e disfunção hepática, icterícia, hepatite.

3. SGU: insuficiência renal aguda, necrose renal tubular.

4. S. HEMATOLOGICO: cianose, anemia hemolítica, hematúria, anúria, neutropenia, leucopenia, pancitopenia, trombocitopenia, hipoglicemia.

5. PELE: rash.

Analgésicos narcóticos:

Definição e Histórico:

Muitas substâncias com grande atividade farmacológica podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, conhecida popularmente com o nome de papoula do oriente. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco).

Quando seco este suco passa a se chamar pó de ópio. Nele existem várias substâncias com grande atividade. A mais conhecida é a morfina, palavra que vem do deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos.

Pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com