TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cap. 1- "Problemas e conceitos básicos" in Sistemas de cidades em economias adiantadas, Allan Pred.

Por:   •  28/6/2017  •  Resenha  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR

FACULDADE REDENTOR

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Nome:

Layla Apª da Costa Moreira

Turma:

7º Período –

Arquitetura e Urbanismo

Prof .:  Yuri Torres

Data:

16/03/2014

Valor

   

Visto

Disciplina: PUR

Cap. 1- "Problemas e conceitos básicos"

in Sistemas de cidades em economias adiantadas, Allan Pred.

As nações economicamente adiantadas consideram esse período desorganizado, inapto e desinteressado, algumas mudanças tanto no âmbito local, regional, nacional ou internacional podem causar grandes transtornos econômicos, político e social, como o desemprego.

A procura por um mercado inter-regionalmente mais igualitário não se da somente pela diminuição do desemprego em determinada região, é necessário uma visão de todas as oportunidades para se certificar que os indivíduos das áreas denominadas atrasadas economicamente consigam sobreviver às oscilações da economia. As desigualdades em relação à geração de desempregos são decorrentes das mudanças inter-regionais da qualidade de vida.

As razoes que intervém no crescimento e desenvolvimento das cidades que são adiantadas economicamente, são muito complexas, dificultando a implementação de um modelo completo e definitivo de sua operação, através disso só são possíveis à criação de modelos para investigar os fatos.

O sistema de cidades é um complexo de cidades nacionais ou regionais que são interdependentes em relação as atividade econômicas, de renda, estrutura ou população de uma cidade-membro que provoca direta ou indiretamente transformações importantes nessas atividades dos membros de todo complexo. Esse sistema de cidade pode-se denominar sistema aberto, onde determinada cidade pode se comunicar com outras em países diferentes e essa comunicação pode afetar o sistema por inteiro.

Com relação ao crescimento e desenvolvimento, os dois requisitos mais importantes no complexo de cidades são suas relações de abertura e fechamento. A baixa interação e grande fechamento esta relacionada às cidades de determinado território que participam de pouco ou nenhum intercambio econômico entre si e as demais cidades.

A baixa interação e pequeno fechamento são as cidades de países ou regiões extensas que não possuem ligação entre si em relação à economia, porém, estão fortemente ligadas no âmbito econômico com cidades do mundo exterior.

Através disso as cidades que são denominadas atrasadas economicamente não interagem o suficiente para se transformarem em cidades regionais e transmissoras de crescimento.

 A alta interação e pequeno fechamento são unidades que possuem fortes ligações econômicas com outros membros do complexo e determinadas cidades fazem ligações de bens, serviços, etc com centros estrangeiros. Já a alta interação e grande fechamento se da pela ligação de varias unidades do mesmo complexo e um todo em relações diretas com locais situados alem das fronteiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com