TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As doenças sexualmete transmissiveis (DST)

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CAMPUS SANTOS/RANGEL

CURSO DE FARMÁCIA

ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA PARA DST :

UMA PROPOSTSTA DE SISTEMATIZAÇÃO

SANTOS

2015

ORIENTAÇÃO FARMACÊUTICA PARA DST :

UMA PROPOSTSTA DE SISTEMATIZAÇÃO

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas de graduação em Farmacia UNIP/SANTOS/RANGEL para compensação de nota por Dependencia na disciplina

SANTOS

2015

Resumo

As doenças sexualmete transmissiveis (DST ) , hoje em dia ja não são tão raras quanto pensamos , pelo fato de muitas pessoas não terem acesso e orientação especificas sobres as DSTs. A realidade hoje é  que muitos não se preocupam em se prevenir no ato da relação com seus parceiros , por acharem que nao vão  contaminar ou por "confiar" em seus parceiros .

Muitas das vezes alguns pacientes que são diagnosticados com a doença , preferem nem voltar ao medico especialista para começar o tratamento por ficar com receio de que as pessoas saibam , e ficarem constrangidas , e resolvem procurar uma Farmácia para buscar um medicamento e orientação especifica , pelo fato das Farmácias serem o primeiro lugar na procura de medicamentos . E por isso as Farmacias precisar ter a concientização de dar uma orientação adequada para os pacientes e estarem sempre buscando estar informados sobre tudo , tanto com informações quanto para campanhas educativas e divulgações para os pacientes

Introduçao

Os medicamentos no tratamento das DSTs não são tão facil de se achar e dos pacientes terem em mãos tão facilmente , já que não são encontrados sua comercialização em Farmacia. Os pacientes diagnosticados passam por um processo de exames para que possam ter certeza de que foram contaminadas com o Virus e apartir dai começam o tratamento com os medicamentos adequado , o tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. É direito de todo Brasileiro buscar informação e orientação adequada  para o atendimento e tratamentos gratuitos nos serviços de saúde do SUS.Embora a AIDS seja identificada como doença, na verdade trata-se de uma síndrome que se caracteriza como conjunto de sinais e de sintomas que podem ser produzidos por mais de uma causa.

"A OMS estima a ocorrência de 12 milhoes de novos casos de alguma DST curável ao ano , atingindo todos os sexos . Estima tambem que quase 70% dos potadores não buscam tratamento em unidades de saúde . " ( www.aids.gov.br/prevenção )

DSTs

        As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são muitas e podem ser causadas por diferentes agentes. Apesar disso, elas podem ter sintomas parecidos. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

        Algumas DST podem não apresentar sintomas, tanto no homem quanto na mulher. E isso requer que, se fizerem sexo sem camisinha, procurem o serviço de saúde para consultas com um profissional de saúde periodicamente. Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como infertilidades, câncer e até a morte.

Como é causada as DSTs

        É causado por um grupo de vírus, chamado HIV, que invadem certas células – alguns tipos de glóbulos brancos do sangue – responsáveis pela defesa do organismo.

        Assim, o vírus se multiplica dentro dessas células comprometendo o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar sua tarefa adequadamente, que é a de protegê-lo contra as agressões externas (por bactérias, outros vírus, parasitas e mesmo por células cancerígenas).

        Com a progressiva lesão do sistema imunológico o organismo humano se torna cada vez mais susceptível a determinadas infecções e tumores, conhecidas como doenças oportunistas, que acabam por levar o doente à morte.

Sintomas

        Corrimento pelo colo do útero e/ou vagina , pode causar coceira, dor ao urinar e/ou dor durante a relação sexual, cheiro ruim na região. Presença de feridas na região genital (pode ser uma ou várias), dolorosas ou não, antecedidas ou não por bolhas pequenas, acompanhadas ou não de “íngua” na virilha. Dor na parte baixa da bariga na parte mais conhecida como ventre da mulher e durante a relação sexual. Verrugas genitais ou “crista de galo” (uma ou várias), que são pequenas no início e podem crescer rapidamente e se parecer como uma couve-flor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com