TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BROCA DA CANA DE AÇUCAR

Pesquisas Acadêmicas: BROCA DA CANA DE AÇUCAR. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  237 Palavras (1 Páginas)  •  477 Visualizações

A broca é a principal praga da cana-de-açúcar. A lagarta jovem alimenta-se, inicialmente, das folhas para depois penetrar pelas partes mais moles do colmo (bainha). Ela abre galerias de baixo para cima, que podem ser longitudinais - maioria das vezes - ou transversais

A lagarta atinge seu completo desenvolvimento ao completar 40 dias, quando mede 23 milímetros de comprimento. A coloração de seu corpo é amarela-pálida e da cabeça, marrom. A fase de pupa (casulo), que segue a larval, dura de nove a 14 dias e resulta num adulto que sai pelo orifício deixado pela lagarta. O ciclo inteiro dura de 53 a 60 dias e pode resultar em quatro gerações por ano, distribuídas em outubro e novembro, dezembro e janeiro, fevereiro e abril e em maio e junho. Já a forma adulta é uma mariposa com asas amarela-palha e com 25 milímetros de envergadura (Figura 2). A fêmea deposita ovos na face inferior das folhas da planta.

Prejuízos diretos causados pela abertura de galerias:

perda de peso e morte das gemas;

tombamento pelo vento, se as galerias forem transversais (Figura 3);

secamento dos ponteiros, conhecido como coração morto, na cana nova (Figura 4);

enraizamento aéreo (Figura 5) e brotações laterais.

Prejuízo indireto causado pela abertura de galerias:

podridão vermelha do colmo (Figura 6), causada pelos fungos Colletotrichum falcatum e Fusarium moniliforme, que penetram pelos orifícios do colmo e invertem a sacarose, o que diminui a pureza do caldo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com