TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Da Cana De açúcar

Artigos Científicos: Cadeia Da Cana De açúcar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar – UNICA (2010), a produção da cana-de-açúcar foi uma das primeiras atividades agrícolas desenvolvidas no Brasil, e apresenta importante papel na economia nacional, sendo o país o maior produtor do mundo, seguido por Índia e Austrália. O mesmo possui os menores custos de produção e apresenta os melhores índices de produtividade. Da matéria-prima, a cana-de-açúcar, se produz açúcar, álcool anidro (aditivo para gasolina) e álcool hidratado, sendo líder na produção deste.

Conforme o Ministério da Agricultura – MAPA [20--], o Brasil é responsável por mais da metade do açúcar comercializado no mundo e deve alcançar taxa média de aumento da produção de 3,25%, até a safra de 2018/19, e colher 47,34 milhões de toneladas do produto, o que corresponde a um acréscimo de 14,6 milhões de toneladas em relação ao período 2007/2008. Para as exportações, o volume previsto para 2019 é de 32,6 milhões de toneladas.

A UNICA (2010), ainda enfatiza que além do açúcar, as usinas passaram a ter foco na produção do etanol e, mais recentemente, a atenção voltou-se à bioeletricidade, aos alcoolquímicos e à comercialização de créditos de carbono. Tudo isso com a possibilidade do emprego de tecnologias avançadas que aumentam a produtividade e reduzem custos.

Segundo a Agência Embrapa de Informação Tecnológica – AGEITEC [2005-2011], os impactos ambientais decorrentes da cana-de-açúcar têm sido objeto de discussão em diversos fóruns, com importantes avanços nos últimos dez anos. A colheita é a etapa mais sensível do processo produtivo da cana, em razão das queimadas. Atualmente, a queimada é proibida em quase todos os municípios do Brasil, decorrente de uma internalização das externalidades negativas feita pelo governo.

Em algumas cidades a prática ainda é utilizada, porém, há um prazo para que seja feita a modernização da colheita – mecanizada. Muitas empresas desenvolvem projetos sociais e ambientais, como forma paliativa ao impacto que a produção de cana-de-açúcar tem na região, como por exemplo, os projetos “Doce Vida” do Grupo Barralcool e o “Doce Peixe” das Usinas Itamarati, na microrregião de Tangará da Serra - MT.

De acordo com SEBRAE (2008), a cadeia produtiva da cana-de-açúcar é bastante estruturada no Brasil, sendo este o único país do mundo que domina todos os estágios da sua tecnologia de produção. O agronegócio da cana-de-açúcar compõe-se de elos geradores de várias oportunidades de negócios: insumos, produção da cana-de-açúcar, comercialização, processamento de produtos derivados, serviços de pesquisa, capacitação entre diversas outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com