TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CITRAL: MOLÉCULA MARJORITARA DO CAPIM-LIMÃO (Cymbopogon citratus), SUAS PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS E ESTRUTURA QUÍMICA

Por:   •  4/9/2019  •  Artigo  •  1.128 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

GRUPO SER EDUCACIONAL

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU - CAMPUS DE PARNAÍBA

CITRAL: MOLÉCULA MARJORITARA DO CAPIM-LIMÃO (Cymbopogon citratus), SUAS PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS E ESTRUTURA QUÍMICA.

CIBELE FONTENELE OLIVEIRA

DENIS SILVA VIEIRA

FRANCISCA JAIRLA RODRIGUES DA SILVEIRA

FRANCISCA VANIA MARTINS FERREIRA

KELRY BARRETO DE OLIVEIRA

LEIDIANE ANJOS CARNEIROS

LENNA MYKAELLA SOUSA COSTA DOS SANTOS

LEONARDO SOUSA SANTOS  

MARIA ROSANA MARQUES DA SILVA

MARILIA CARVALHO DE ARAUJO

RAQUEL LOPES FERREIRA DOS SANTOS

PARNAÍBA – PI

2019

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento da molécula majoritária do capim-limão em 3D, para o estudo das suas propriedades farmacológicas e químicas relacionando a estrutura com a atividade (REA) no desenvolvimento de metodologias ativas associada à disciplina de fundamentos de química medicinal. O Cymbopogon citratus é conhecido popularmente pelos nomes capim-santo, capim-limão, capim-cidreira entre outros. Seu uso é largamente difundido de norte a sul do país na forma de um chá de aroma e sabor agradáveis e de ação calmante e espasmolítico suave, contém um pouco menos que 0.5% de óleo essencial, que tem atividade antimicrobiana e é formado principalmente por citral, ao qual se atribui a atividade calmante e espasmolítica, contém também um pouco de mirceno, princípio ativo de ação analgésica. (LORENZI; MATOS, 2002). Podendo apresentar geralmente como constituintes majoritários os monoterpenos citral (mistura isomérica de neral e geranial) e o mirceno.  

INTRODUÇÃO

O Cymbopogon citratus é conhecido popularmente pelos nomes capim-santo, capim-limão, capim-cidreira entre outros. É uma espécie herbácea pertencente à família Poaceae, com longas folhas aromáticas, estreitas, agudas e ásperas, é uma planta cultivada para produção comercial de óleo essencial, como também seu uso é largamente difundido de norte a sul do país na forma de um chá de aroma e sabor agradáveis e de ação calmante e espasmolítica suaves, contêm um pouco menos que 0.5% de óleo essencial, que tem atividade antimicrobiana e é formado principalmente por citral, ao qual se atribui a atividade calmante e espasmolítica, contém também um pouco de mirceno, princípio ativo de ação analgésica. (LORENZI; MATOS, 2002).    

           Podendo apresentar como constituintes majoritários os monoterpenos citral  e o mirceno, no qual  o citral é constituído pela mistura isomérica de geranial (α-citral) e neral (ß-citral), sendo responsável pelas atividades atribuídas ao óleo, incluindo aplicação na indústria farmacêutica. Outros aldeídos, como citronelal, isovaleraldído e decilaldeído, também podem ser encontrados, além de cetonas e álcoois, como geraniol, nerol, metil heptenol e farnesol (GUIMARÃES et al., 2008).

De forma molecular C10H16O, é um aldeído com forte cheiro de limão, também conhecido como lemonal, trata-se de um liquido oleoso insolúvel em água que é composto por uma mistura de dois aldeídos isômeros. O citral possui ponto de ebulição em 228º C, massa molar  de 152,24g/mol, densidade de 0,893 g/cm3 e pode ser obtido sinteticamente a partir do mirceno e do formaldeído + isobutieno.

Na terapêutica o citral tem demostrado um potencial antimicrobiano e antifúngico, sendo alvo de investigação em virtude da composição do seu óleo essencial. Alguns autores têm relatado que o óleo essencial de citral é capaz de auxiliar no combate de bactérias, o uso do óleo potencializa o efeito do antibiótico em bactérias resistentes podendo ser utilizadas em gram positivos e gram negativas (Lucema et al.,2015). O uso do mirceno, outro composto do óleo essencial, não apresenta efeito antibacteriano, mas se associado com o citral, faz com que ele se potencialize (SANTOS et al., 2009), sendo que seu principal princípio ativo do mirceno é ação analgésica.

Do ponto de vista etnofarmacológico, o capim-limão tem sido empregado como carminativo, sedativo, sudorífero, febrífugo, diurético, antipirético e antireumático. Diversos estudos têm demonstrado, além dessas atividades, outras como: calmante e espasmolítico leve, analgésico, anticarcinogênica, antibacteriana, antihelmítica, antifúngica, inseticida e larvicida, que são atribuídas aos compostos αcitral, β-citral, e mirceno de seu óleo essencial. (LORENZI; MATOS, 2002; SOUSA et al., 1991; LEMOS et al., 2013).

Este trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento da molécula majoritária do capim limão em 3D, para o estudo das suas propriedades farmacológicas e químicas relacionando a estrutura com a atividade (REA) no desenvolvimento de metodologias ativas associada à disciplina de fundamentos de química medicinal.

OBJETIVO

        Criação de um modelo tridimensional representativo de uma substância química encontrada na planta medicinal capim-limão relacionando estrutura e atividade.

METODOLOGIA

Para contemplar o objetivo deste estudo buscas eletrônicas por artigos e publicações em revistas pertinentes em banco de dados do Scielo e do google acadêmico foram feitos para compor uma revisão de literatura sobre os efeitos farmacológicos do capim-limão e identificação da molécula responsável pelo seu fundamental principio ativo. Além disso, para a criação da molécula 3D foram usados materiais: massa de biscuit, palito de madeira, bola de isopor, tinta para pintar tecido, cola, tesoura, estilete e fita adesiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com