TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do no de mol de água em um sal hidrato

Tese: Determinação do no de mol de água em um sal hidrato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  Tese  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 6

Fumep

Fundação municipal de ensino de Piracicaba

Título: Determinação do no de mol de água em um sal hidrato.

Disciplina: Laboratório de Química Fundamental

Professor: Jean Carlos Corte Terêncio

Nomes: André Rogério de Oliveira – RA: 390.130.927

Gabriel Matheus da Silva – RA: 390.130.905

Marcos Roberto da Silva – RA: 390.130.908

Piracicaba, 25 de Abril de 2013.

Introdução

A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal, contudo muitas vezes determinadas substancias se ligam e há a formação de compostos sólidos cristalinos com composição definida, ou seja, os hidratos. (RUSSEL, 1994).

Hidrato é um termo usado em química inorgânica e química orgânica para indicar que uma substância contém água, ou seja, hidratos contêm moléculas de água que estão ligadas com o que seja a parte metálica ou cristalizadas com o complexo metálico. (VOGEL, 1981). Tais hidratos são assim chamados por conter "água de cristalização" ou "água de hidratação". Se a água é água pesada, aonde o hidrogênio é o isótopo deutério, então o termo deuterato deve ser usado em lugar de hidrato. (MAHAN, 2002).

A notação de compostos hidratados, nH2O, onde n é o número de moléculas d'água por molécula de sal (ou composto), é comumente usada para mostrar que o composto em questão é hidratado. O n é usualmente um pequeno número inteiro, embora seja possível existirem fracionários. Os prefixos usados são derivados dos numerais gregos. Em um monohidrato n é um, em um dihidrato, n é 2, em um hexahidrato n é 6, etc. Esta água é também citada como água de cristalização. Exemplos incluem bórax decahidrato, clatratos hidratos (uma classe de hidratos sólidos de gases), e calcantita. (ATKINS, P. e JONES, L., 2006).

O n pode ser determinado aquecendo o hidrato, pois deste modo estaremos removendo a água, e consequentemente determinaremos a massa do composto anidro.

Objetivos

Determinar experimentalmente, após a realização dos cálculos, o número de moléculas de água de hidratação do hidrato e o rendimento x teoria.

Material e método

 Dessecador.

 Balança analítica.

 Mufla entre 200 e 230°C.

 Sulfato de cobre pentahidratado ( ).

 Pinça metálica.

 Cadinho de porcelana.

Procedimento experimental

1) Aquecer um cadinho de porcelana limpo em uma mufla a uma temperatura entre 200 e 230ºC por 15 minutos. Em seguida, retirar do aquecimento com auxílio de uma pinça metálica e transferir para um dessecador até esfriar.

2) Pesar o cadinho em uma balança analítica e anotar sua massa. Adicionar uma quantidade de finamente pulverizada (1,00 g) ao cadinho.

3) Pesar novamente o cadinho, contendo o hidrato e anotar sua massa. Aquecer o cadinho nessas condições até ocorrer a perda total do hidrato com alteração da cor do sal.

4) Transferir para o dessecador com o auxílio de uma pinça, e assim que se resfriar o sistema, pesar novamente e anotar sua massa.

5) Determinar, finalmente, o número de moléculas de água de hidratação desse hidrato e o rendimento x teoria.

Resultados

Determinação da água de cristalização de um hidrato.

A princípio, aqueceu-se um cadinho de porcelana limpo em uma mufla a uma temperatura entre 200 e 230ºC por 15 minutos.

Posteriormente, retirou-o do aquecimento com auxílio de uma pinça metálica e transferiu-o para um dessecador até esfriar.

Pesou-se o cadinho em uma balança analítica e anotou-se sua massa. Em seguida, foi adicionado uma quantidade de 1,0g de sulfato de cobre pentahidratado ( ), finalmente pulverizada, ao cadinho.

Foi pesado novamente o cadinho, contendo porém, o hidrato, onde foi pesado sua massa.

Em seguida, aqueceu-se o cadinho nessas condições até que o hidrato perdesse totalmente sua cor azul, tornando-se então, branco.

Transferiu-o para o dessecador com o auxílio de uma pinça, e assim que resfriou o sistema, este foi pesado novamente, anotando sua nova massa.

Finalmente, após realizar os cálculos experimentais, foi determinado o número de moléculas de água de hidratação deste hidrato.

Sulfato de cobre pentahidratado cadinho de porcelana

Cálculos experimentais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com