TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLETA DE SANGUE, SEPARAÇÃO DE AMOSTRA E CONFECÇÃO DE ESFREGAÇO SANGUÍNEO

Por:   •  11/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANDERSON FERREIRA MENEZES LEAL

RELATÓRIO DE COLETA DE SANGUE, SEPARAÇÃO DE   AMOSTRA E CONFECÇÃO DE ESFREGAÇO SANGUÍNEO

ITABUNA

MAIO/2019

ANDERSON FERREIRA MENEZES LEAL

Relatório apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna como requisito a obtenção de crédito na disciplina de Estágio de Análises Clinicas para apreciação da Professora Maria das Graças Ferreira.

ITABUNA

MAIO/2019

INTRODUÇÃO

        Para adquirir uma coleta de excelência com agilidade e qualidade no que se refere ao atendimento, deve-se oferecer um menor desconforto ao paciente. O responsável técnico deve ter técnicas apuradas e ser capacitado para resolver qualquer situação adversa que eventualmente pode acontecer, esse conhecimento pode ser adquirido por teoria que é muito positivo e é importante destacar que os conhecimentos práticos sobre a coleta sanguínea e reações podem favorecer ainda mais esse procedimento.

          É importante salientar que as etapas de coleta devem ser observadas, pois as mesmas são indispensáveis para uma coleta de qualidade, visto que cada etapa pode afetar a qualidade das amostras, pois muitos aspectos são considerados, são exemplos o paciente e sua condição bem como as matérias utilizados. Para tal procedimento devem ser considerados todos os aspectos, pois estes imprimem excelência e segurança ao paciente, citamos como exemplo os tubos de coleta que são divididos por funções, aditivos e um código de cores para garantir e facilitar a identificação das amostras evitando erros.

        Na hematologia o esfregaço de sangue define-se como um teste realizado para a contagem e identificação de uma possível anormalidade nas células do sangue, este teste consiste em uma fina camada de sangue sobre uma lâmina que é analisada em microscópio depois de corada.

Quando em exames é solicitado hemograma, no geral é feito o esfregaço sanguíneo para analisar a morfologia das células sanguíneas, este exame oferece informações sobre números de leucócitos, plaquetas ou possíveis problemas hematológicos.

Objetivo

        O objetivo da coleta de sangue é a qualidade no fornecimento de cuidados ao paciente em um ambiente de laboratório que seja seguro para todos, desde os procedimentos adequados na coleta até o transporte e armazenamento das amostras. Realizar as técnicas de confecção e coloração do esfregaço sanguíneo para identificação dos componentes celulares do sangue humano.

Matérias Utilizados

  • Algodão
  • Álcool a 70%
  • Garrote
  • Agulha
  • Seringa
  • Piloto  
  • Tubos para coleta
  • Estante
  • Descarte
  • 1 Laminas de esfregaço seco
  • 2 laminas
  • Tubo de ensaio
  • Microscópico óptico

        

Metodologia

        Primeiro passo da coleta averiguar se todo o material está próximo para realização do procedimento em seguida chamar o paciente pelo nome completo e mostrar que agulha e descartável e seringa, abrir os mesmos e enroscar a agulha na seringa, movimente o êmbolo e pressione-o para retirar o ar, pedir o paciente estender o braço garroteando próximo ao local escolhido para em seguida selecionar a veia a ser puncionada, fazer assepsia do local com álcool a 70%, não tocar m nenhum local mais para garantir uma maior segurança e qualidade no procedimento.

        Puncionando a veia, esticar a pele do braço do paciente com o dedo polegar para facilitar a penetração da agulha com o bisel voltada para cima, fazer a transferência para o tubo de coleta, puncionando na estante, soltar o garrote assim que o sangue entrar na seringa, retirar a agulha do braço do paciente com auxílio de um chumaço de algodão seco colocar no local aonde foi penetrado a agulha e pedindo ao paciente fazer uma leve pressão por alguns minutos, descarte a agulha na caixa de perfuro cortantes,  finalizando a coleta pedindo ao paciente que mante-se o braço em posição em horizontal sem dobra-lo e liberar o paciente com frases cordiais, é importante antes de chamar o próximo paciente fazer toda higienização e esterilização para garantir segurança e qualidade.

        Segundo passo é o esfregaço sanguíneo que é pegar uma lamina seca e laminas e marcar com o piloto o nome do paciente para facilitar a identificação, utilizar uma pequena quantidade de sangue (1 gotejo se possível) na lamina ao lado da identificação, após essa etapa pegar a lamina seca ou extensora arrastar um pouco para trás preenchendo toda borda de sangue fazendo um ângulo de 45º e preencher toda lamina no esfregaço.

Como proceder com a amostra de sangue coletadas

        Deixe a amostra em temperatura ambiente até a retração do coágulo. A amostra pode ficar em temperatura ambiente por 3 horas no máximo. Após este período o sangue pode sofrer hemólise, para conservar a amostra antes da separação do soro, após a retração do coágulo, o material pode permanecer em geladeira, de 4° a 8° C, por 12 horas no máximo, a fim de evitar hemólise, é importante a temperatura ambiente em laboratórios clínicos deve estar entre 20º a 26ºc para manter a estabilidade das reações sorológicas e a confiabilidade dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com