TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificação dos músculos

Por:   •  24/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 2

Classificação dos músculos

Algumas classificações musculares são feitas de acordo com a origem, inserção, ação , ventre muscular e tipo de fibra

Quanto à origem, que por convenção é a parte presa ao osso que não se desloca. Quando os músculos apresentam mais de um tendão de origem, diz-se que são bíceps, tríceps e quadríceps onde apresentam respectivamente 2, 3 e 4 tendões de origem.  Já ao contrario temos a inserção que é a parte do músculo presa ao osso que se movimenta. Quando os músculos são inseridos em dois tendões são denominados bicaudados e mais de dois tendões, policaudados.

Quanto à ação, de acordo com o movimento que é resultado da contração muscular flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar e flexor dorsal.

Alguns músculos são tem mais de um ventre muscular intermediário, quando apresentam dois ventres musculares são chamados digástricos e quando apresentam mais de dois, poligástricos.

As fibras musculares são dispostas de forma paralela e oblíqua em relação à direção de tração muscular. As paralelas podem ser encontradas em músculos longos e largos, nos músculos longos é comum à convergência de fibras aos tendões, de modo a deixa-lo com maior diâmetro na parte media, denomina-se fusiforme. Nos músculos largos as fibras podem convergir para um tendão em uma de suas extremidades, tomando aspecto de leque.

Definição de músculos agonista, sinergista, antagonista e fixador

Quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento ele é um agonista. Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, chama-se antagonista. Quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimente indesejado que poderia ser produzido pelo agonista ele é dito sinergista. Já os músculos que não estão principalmente ligados a algum tipo de movimento, porém estabilizam o corpo para realização do mesmo, são denominados fixadores

Componentes anatômicos dos músculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (32.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com