TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico clinico e laboratorial

Por:   •  28/11/2016  •  Seminário  •  2.242 Palavras (9 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 9

Cultura de urina: não houve desenvolvimento bacteriano

Esse exame é usado para diagnosticar uma infecção urinária.

Parcial de urina: De acordo

Anticorpo IgG anti celulas parietais: 1,6 (inferior a 10U/mL)

 diagnóstico de anemia perniciosa. Um teste positivo para anticorpos anti-células parietais na presença de anemia megaloblástica faz o provável diagnóstico de anemia perniciosa (93%). Estes anticorpos são encontrados em: diabetes mellitus, doença de Hashimoto, síndrome de Sjögren, anemia ferropriva, doença de Addison, miastenia gravis, e artrite reumatóide. Na população normal, os pacientes positivos variam de 2% (menos de 20 anos de idade) até 16% (maiores de 60 anos)

TRAb – anticorpo anti receptor do TSH: 1,09 (positivo superior a 1,75UI/l)

O TRAB é um anticorpo anti-receptor de TSH e a sua presença em 
concentrações significativas no soro indica doença autoimune em atividade (doença de 
Graves). É útil no diagnóstico de hipertireoidismo e na avaliação de recidiva da doença de Graves, uma vez que seus níveis diminuem com o uso de drogas antitireoidianas. Assim, ausência de TRAB após tratamento para hipertireoidismo, diminui a tendência de recidiva da doença. Estes anticorpos podem estar presentes também, em alguns casos de tireoidite de Hashimoto, tireoidite subaguda, tireoidite silenciosa, e 
em récem-nascidos de mães portadoras de doenças de Graves, devido a 
transferência feto-placentária destes anticorpos. 

Paratormonio – molécula intacta: 40,9 (12,0 a 65,0 pg/ml)

Habitualmente, a avaliação do PTH é feita em conjunto com a dosagem de cálcio sérico (diagnóstico de hiperparatireoidismo primário), com paratormônio (PTH) elevado e cálcio sérico discretamente elevado. Porém, outras causas de hipercalcemias podem exibir PTH em níveis baixos.

Antígeno carhidratado 15-3: 14,1 (até 38,6U/ml)

Níveis de Antígeno Carbohidrato 15-3 (CA 15-3) elevados podem ser achados em mulheres que têm câncer de mama como também em pacientes que têm outros tipos de câncer ou doença benigna de mama ou fígado. Porque o CA 15-3 raramente está elevado em mulheres no início do câncer de mama, ele tem pouco uso como ferramenta de busca ou diagnóstico. Esse marcador pode ajudar os médicos a determinar a extensão da doença e a resposta do paciente ao tratamento.

Estradiol: 18,9 (pós menopausa- até 32,2pg/ml)

Os níveis de estradiol se alteram durante o ciclo menstrual da mulher. Começa a aumentar no meio da fase folicular (quando ocorre estímulo a alguns folículos ovarianos), atinge o pico no meio do ciclo, a partir do ponto em que começa a cair, atingindo um segundo pico na fase luteínica (fase em que o corpo lúteo, estrutura que fica no ovário após a liberação do óvulo, produz progesterona). Os níveis de estradiol na pós-menopausa oscilam entre 10 e 20 pg/ml, na maioria das mulheres este hipoestrogenismo dá origem a fogachos, secura vaginal e alterações psíquicas, de intensidade variável, os baixos níveis de estrogênio e progesterona também modificam a distribuição de gordura corporal, favorecendo maior deposição no abdômen.

Progesterona: 0,21 (menopausa até 0,60 ng/ml)

Os sítios específicos de síntese de progesterona incluem a córtex adrenal, o corpo lúteo, os testículos e a placenta. A produção adrenal e testicular é quase que imediatamente mudada para outras vias esteroidogênicas e uma pequena quantidade é liberada no sangue. A progesterona produzida pelo corpo lúteo e, durante a gravidez, pela placenta, atua em várias funções fisiológicas independentes relacionadas a sua capacidade em converter o endométrio uterino embebido em estrógeno a um endométrio secretório. A progesterona possui muitas outras ações na fisiologia reprodutiva feminina, incluindo a participação na regulação de retroalimentação das gonadotropinas pituitárias e estrógenos ovarianos, estimulação da maturação das glândulas mamárias durante lactação, manutenção do epitélio vaginal, relaxamento do músculo liso uterino durante embriogênese e estimulação da temperatura corporal basal.

Sulfato de dehidroepiandrosterona: interior a 15,0 ( 35 a 430 mcg/dl)

A deidroepiandrosterona (DHEA), por sua vez, representa o principal precursor dos androgênios A e T tendo sua produção nos ovários (20%), adrenal (50%) e derivada do sulfato de dehidroepiandrosterona (S-DHEA) sanguíneo (30%). No estágio da pós-menopausa, a DHEA, principal fonte dos androgênios, exibe queda de 60%, propiciando quadro de hipoandrogenismo, que pode redundar em comprometimento dos ossos, músculos, cérebro, glândula mamária, vagina, e do metabolismo dos lipídios, insulina e glicose. (FONSECA, 2010)

Vitamina B12: 440 (214 a 914 pg/ml)

A vitamina B12 é lipossolúvel e ajuda a manter o metabolismo do sistema nervoso e as células vermelhas do sangue saudáveis. Ela também reduz o risco de danos no DNA e previne pode ser boa para os músculos.  Este nutriente ainda previne a anemia perniciosa, também conhecida como anemia megaloblástica. A vitamina B12 pode ser especialmente benéfica para idosos, pois estudos apontam que ela previne o encolhimento do cérebro.

 (http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17735-vitamina-b12-e-essencial-para-formacao-das-hemacias-e-do-sistema-nervoso-central)

Ac. Anti tireoglobulina: negativo

A tireoglobulina é uma substância precursora dos hormônios da tireoide, que costuma ficar estocada dentro do tecido tireoidiano.

Os anticorpos anti-tireoglobulina podem desaparecer após anos de tratamento do hipotireoidismo.

 Glicose: 89 (101 a 125 mg/dl)

O teste para medir a quantidade de glicose no sangue é rápido e o preferido dos médicos para diagnosticar tanto o diabetes do tipo 1 quanto a do tipo 2. O ideal é realizar o teste logo pela manhã para que o resultado seja mais confiável. Ainda assim, o diagnóstico desta doença pode ser feito através de um destes três testes, com a confirmação positiva em um segundo teste feito em outro dia.

(http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1535-diagnostico-do-diabetes)

Ureia: 29 (19 a 49 mg/dl) e Creatinina: 0,85 (0,50 a 1,10 mg/dl)

Um parâmetro útil e simples na diferenciação de IRA renal de IRA pré-renal é a relação uréia/creatinina. Na IRA pré-renal ocorre aumento na reabsorção proximal de uréia, o que gera uma desproporção entre a elevação de uréia e creatinina no plasma (a relação uréia/creatinina normal de aproximadamente 20 pode atingir um valor acima de 40). No entanto, pode haver muitos interferentes nessa relação, pois a relação uréia/creatinina pode se elevar também em estados hipercatabólicos, como em infecções, após cirurgias, em pacientes em uso de corticóide (principalmente se em dose elevada) ou em sangramentos de trato digestivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com