TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIZAR LEVANTAMENTO EPIDEMIOLOGICO NA CLINICA DE FISIOTERAPAIA DO DIAGNÓSTICO CLÍNICO A OSTEOARTROSE BILATERAL DO JOELHO NO PERÍODO 2013 A 2014

Por:   •  25/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

REALIZAR LEVANTAMENTO EPIDEMIOLOGICO NA CLINICA DE FISIOTERAPAIA DO DIAGNÓSTICO CLÍNICO A OSTEOARTROSE BILATERAL DO JOELHO NO PERÍODO 2013 A 2014

Autor 1 Francisco Campos Parente

Autor2  Tania Ramires

RESUMO,

Objetivo: Realizar levantamento epidemiológico na clínica de fisioterapia do diagnóstico clínico de osteoartrose bilateral no período 2013 a 2014. Método: O 

levantamento de análise de dados foi descritivo, qualitativa e quantitativa no período de 2013 a 2014, com 315 prontuários avaliados de ortopedia. Foi utilizados artigos e livros. Resultados: O levantamento foi composto por 315 prontuários analisamos o aspecto do tratamento, período de reabilitação e de abandono. Conclusão: A fisioterapia tem importante papel na reabilitação desses pacientes, auxiliando-os, tanto no alívio dos sintomas, quanto na execução das atividades da vida diária, melhorando a funcionalidade, contribuindo para manter a qualidade de vida.

Descritores: Fisioterapia, Osteoartrose. Epidemiológico


1. INTRODUÇÃO

A osteoartrose (OA) é uma doença reumática degenerativa que atinge as articulações sinoviais e caracteriza-se por apresentar alterações na cartilagem articular, dando origem a zonas de fibrilação e fissuração, Também são observadas microfraturas, cistos e esclerose no osso subcondral e formação de osteófitos nas bordas articulares.

A OA está associada com dor e rigidez articular, deformidade e progressiva perda da função, afetando o indivíduo em múltiplas dimensões: do nível orgânico até o social. Sua incidência é muito elevada em nosso meio, sendo a OA responsável pela incapacidade laborativa de cerca de 15% da população adulta do mundo.

No Brasil, ocupa o terceiro lugar na lista dos segurados da Previdência Social que recebem auxílio-doença, ou seja, 65% das causas de incapacidade, estando atrás somente das doenças cardiovasculares e mentais.

Ocorre, predominantemente, no sexo feminino, durante a idade adulta: entre a quarta e quinta décadas, no período da menopausa

A etiologia da OA não é bem conhecida, mas está relacionada com cargas excessivas e microtraumas repetitivos associados a tarefas ocupacionais, além de fatores hereditários, metabólicos e endócrinos que sugerem a participação do estrógeno na desordem.

 Durante o exposto o trabalho tem o tema relevante, onde foi realizado na clínica escola de fisioterapia na sala de atendimento.


  1. MÉTODOS

O levantamento de análise de dados foi descritivo, qualitativa e quantitativa no período de 2013 a 2014, com 315 prontuários avaliados de ortopedia, Foram selecionados apenas os prontuários com a patologia em questão que tinha interesse artigos que tinham interesse para o objetivo proposto, ou seja, realizar o levantamento epidemiológico da osteoartrose bilateral do joelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com