TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETOPOSIDEO

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  2.451 Visualizações

Página 1 de 3
  1. De que forma uma analise cromatográfica permite identificar substancias orgânicas em uma amostra?
  2. Explique como funcionam as analises quantitativas por CG:
  3. As misturas de amirinas ( e β-amirina) e de dióis (breína e maniladiol) aparecem no cromatograma obtido em CCD, revelado com solução sulfato cérico, inicialmente como manchas de cor alaranjada, que após um período de 15 min se tornam rosa (Rf=0,46) e verde (Rf=0,29), respectivamente. O cromatograma em camada delgada de gel de sílica foi desenvolvido utilizando o eluente hexano-acetato de etila (8:2).

[pic 1]

  1. Em uma placa de sílica encontra-se um composto com fator de retenção (Rf = 0,2 – representado na figura como dS1) quando a fase móvel é hexano. Qual solvente, tolueno ou acetonitrila, aparentemente aumentaria o fator de retenção (representado na figura como dS2)?
    [pic 2]
  2.  Em uma coluna de sílica encontra-se um composto com tempo de retenção de 5,5 minutos quando a fase móvel é hexano. Qual solvente, tolueno ou acetonitrila, aparentemente reduziria o tempo de retenção (para o tempo de retenção igual a 1,8 min – identificados na figura)?

[pic 3]

  1. Uma coluna cromatográfica utilizando sílica como fase estacionária, foi utilizada para separar os pigmentos do pó de pápica. Inicialmente foi percolado -βpela coluna uma fase móvel de éter de petróleo que promoveu a remoção do  caroteno (1), na sequência passando-se então a éter de petróleo-acetona (1:1) e acetona para a remoção da Capsantina (2). Discuta a ordem de eluição e o uso de diferentes fases móvel.

[pic 4]

  1. A cromatografia gasosa é uma técnica de separação que desde os anos 70 vem sendo cada vez mais utilizada na área da toxicologia forense. Entretanto, como toda técnica, ela tem limitações quanto ao seu emprego na fase de triagem. A princípio, para ser passível de análise por cromatografia gasosa, uma substância precisa:

 a) se degradar nas temperaturas do injetor;

 b) se volatilizar nas temperaturas operacionais;

c) não conter nitrogênio na estrutura química;

d) não interagir com a fase estacionária;

 e) ser volátil e estável à temperatura ambiente

  1. A cromatografia líquida de alta eficiência é uma das técnicas empregadas nas análises toxicológicas. Indique a alternativa que NÃO se apresenta como vantagem na aquisição desse equipamento:

a) a boa sensibilidade;

b) a versatilidade;

c) a alta resolução;

d) os resultados qualitativos;

e) o baixo custo de aquisição do equipamento.

  1. A análise qualitativa de uma substância por cromatografia em camada delgada, realiza-se através do seu Rf (razão entre a distância percorrida pela substância e a distância percorrida pela frente da fase móvel). Esse parâmetro está relacionado com outro parâmetro nas cromatografias líquida e gasosa que é:

a) a altura do pico;

b) o tempo de retenção;

c) a razão entre área da substância e área do padrão interno;

d) a velocidade linear do gás de arraste;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (176.5 Kb)   docx (152 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com