TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacológica

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

Os estudos para combate ao câncer vêm crescendo a cada dia que passa, sendo uma doença com umas das maiores taxas de mortalidade em todo o globo. Existem vários estudos da biologia do câncer, como o estudo das neoplasias em cães e gatos já que estes animais possuem tumores com apresentação histopatológica e comportamento biológico similares àqueles que acometem o homem. Foram estudados tumores de mama em cadelas, comparando o seu padrão citológico, obtido através da Citologia Aspirativa por Agulha Fina (CAAF), com os resultados da histopatologia. Os critérios de malignidade aplicáveis na avaliação da citologia de um esfregaço que é fundamental para o sucesso da CAAF que depende também das diversas fases de condução da técnica, desde a obtenção da amostra, da preparação da lâmina e sua coloração.

Esta técnica é considerada muito útil nos linfonodos suspeitos de metástase. Foram selecionadas trinta e cinco (35) cadelas portadoras de tumores mamários utilizando o método da CAAF, 69% este procedimento descreveu a lesão em detalhes suficientes para facilitar a conduta clínica e cirúrgica. Foram observados poucos diagnósticos citológicos inconclusivos, e, destes, a grande maioria obteve o diagnóstico histopatológico de carcinoma sólido. Aos estudos feitos por outros pesquisadores, observamos neste ensaio certa facilidade em se tipifica tumores mistos na CAAF, pela presença característica do mucopolissacarídeo secretado pelas células mioepiteliais, que podem ou não estar acompanhado de células mesenquimais, com sua aparência espraiada, solitária e com núcleo excêntrico. Este é, sem dúvida, um aspecto decisivo no diagnóstico dos tumores misto mamários em cadelas.

A caracterização do componente mesenquimal na CAAF se dá pela presença muito frequente da matriz óssea no esfregaço, dados mostraram ter uma correlação positiva com o prognóstico, demonstrando que é possível reconhecer variáveis estruturais de malignidade na citopatologia para obter um diagnóstico precoce e um prognóstico seguro. A presença de hemácias no esfregaço, fato muito comum na maioria das CAAFs, não foi considerada fator limitante para o diagnóstico. A Citologia Aspirativa por Agulha Fina (CAAF) pode ser indicada como meio diagnóstico diferencial, implicando um procedimento rápido, barato e seguro. A CAAF mostrou-se um procedimento pouco sensível, pois a sensibilidade, para que um teste seja conclusivo, deve ser acima de 90% que por outro lado, a especificidade obtida (83%) é próxima da considerada adequada mostrando que CAAF é um teste de boa especificidade para o diagnóstico da referida neoplasia.

Muitas pesquisas estão sendo realizadas visando à estimulação do reparo tecidual. Podendo ocorrer por primeira ou segunda intenção, com estágios inflamatório, fibroblástico e remodelador. Os lasers com utilização de direcionalidade e possibilidade de focalização em pequenas áreas, são classificados em baixa (LAI) e alta intensidade (LBI) sendo os LBI infravermelhos os mais eficazes para analgesia, e os do espectro vermelho, para cicatrização. Foi realizado um experimental, in vivo, randomizado, com 20 indivíduos Rattus novergicus albinus, o estudo da LBI na cavidade bucal permitiu a avaliação dos tecidos epitelial, conjuntivo e ósseo.

Os resultados histológicos mostraram que os grupos que receberam LBI por mais dias apresentaram estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com