TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiológica

Por:   •  31/8/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.273 Palavras (22 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 22
  1. Qual são as principais funções do Sistema Cardiovascular?

O sistema cardiovascular possui três principais funções: transporte de materiais (materiais nutritivos, resíduos e excretas, gases respiratórios, hormônios) entre todas as partes do corpo; regulação da temperatura; regulação dos líquidos teciduais.

  1. O quê são artérias, capilares e veias? Caracterize esses vasos.

Artérias, capilares e veias são vasos condutores de sangue.
As artérias levam sangue do coração para os tecidos, estes vasos são elásticos e pulsáteis (podendo suportar pressão), não apresentam válvulas, possuem paredes mais resistentes e com uma camada maior de músculo liso, sendo assim possuem um diâmetro menor, transportam um volume de sangue menor porém com maior velocidade.
As veias transportam o sangue dos tecidos para o coração, estas ao contrários das artérias apresentam uma camada de músculo liso menor na parede, possuindo um diâmetro maior, elas possuem válvulas e suportam um grande volume de sangue (sendo responsáveis pelo armazenamento de sangue) e este é transportado por menor velocidade.
Os capilares são responsáveis pela troca de substância com o interstício, com os tecidos, são vasos de maior quantidade no organismo, localizam-se entre as células, e possui uma camada de espessura fina e porosa.

  1. Explique o trajeto percorrido pela Circulação Sistêmica e Pulmonar.

A circulação sistêmica, também chamada de grande circulação, tem o seu trajeto iniciado no Ventrículo Esquerdo, que após a sístole o sangue irá para a Artéria Aorta (passando pela valva aórtica), esta se ramificará e levará o sangue para os tecidos, destes o sangue será transportado pelas veias até serem unidos na Veia Cava Superior e na Veia Cava Inferior, sendo despejado, por fim, no Átrio Direito.

A circulação pulmonar, também chamada de pequena circulação, tem o seu trajeto iniciado no Ventrículo Direito, que após a sístole o sangue irá para a Artéria Tronco Pulmonar (passando pela valva pulmonar), esta se divide nas Artérias Pulmonares (direita e esquerda) levando o sangue para os pulmões respectivos, nos pulmões ocorre a hematose e após isso o sangue é transportado pelas quatro Veias Pulmonares até o Átrio Esquerdo.

  1. De que forma os capilares sanguíneos permitem trocas entre o sangue e os tecidos (microcirculação)?

A passagem de substâncias do capilar para os tecidos ocorrem de duas formas: através das células dos capilares, quando as substâncias da troca são lipossolúveis; e através de poros (fenestrações) localizadas entre as junções das células endoteliais (células da camada do capilar).

  1. Classifique os valores médios da pressão arterial de acordo com o referencial da OMS (Organização Mundial de Saúde).

A pressão arterial é classificada como ótima quando a PAS é menor que 120 mmHg e a PAD menor que 80 mmHg porém que estes valores não cause prejuízo ao indivíduo. A pressão arterial é classificada como normal quando a PAS é menor que 130 mmHg e a PAD menor que 85 mmHg. A pressão arterial é classificada como limítrofe quando a PAS é menor que 139 mmHg e a PAD é menor 89. Pressões acima dos valores considerados limítrofes já passam a ser considerados HAS (hipertensões).

  1. Explique a relação entre o diâmetro do vaso sanguíneo arterial e a pressão arterial.

Quanto menor for o diâmetro vascular, maior será a resistência sob o sangue em seu trajeto, e maior será a pressão exercida, quanto maior for o diâmetro vascular, menor será a resistência sob o sangue em seu trajeto, e menor será a pressão exercida.

  1. O quê é a pressão arterial sistólica e diastólica?

A pressão arterial sistólica é a maior pressão registrada nas artérias (máxima) durante a sístole ventricular (contração dos ventrículos); a PAS representa a capacidade de força contrátil que os ventrículos podem gerar. A pressão arterial diastólica é a menor pressão registrada nas artérias durante a diástole ventricular (relaxamento dos ventrículos); a PAD representa a resistência que os vasos arteriais oferecem ao coração. ?

  1. E qual dessas pressões (sistólica ou diastólica) significa maior preocupação/correlção com a hipertensão arterial sistêmica (HAS)?

Na pressão arterial diastólica, quanto maior for a pressão pode significar uma maior resistência vascular, ocasionada quando camadas de toxinas ou lipídios se acomodam na camada das artérias deixando o diâmetro menor, que por sua vez fornece maior resistência ao coração.

  1. Explique a relação entre a volemia e o debito cardíaco com a pressão arterial?

Débito Cardiaco: é o volume de sangue ejetado por minuto, quanto maior este volume, maior a força e a atividade cardíaca, logo, maior a pressão?

Volemia: quanto maior o volume da sangue, menor o espaço do mesmo dentro da artéria, logo, maior a pressão exercida pela artéria sob ele; quanto menor o volume de sangue, maior o espaço do mesmo dentro da artéria, logo, menor a pressão exercida pela artéria sob ele.

  1. O que representa a pulsação arterial?

Pela artéria ser elástica, ela tem característica pulsante, ou seja, ela conduz a pressão que o coração exerceu sob ela para todo o seu segmento se expandindo e retornando ao seu diâmetro original. ?

Coração:

  1. Quais são as quatro câmaras ou cavidades cardíacas? Correlacione-as com a suas respectivas funções.

O coração possui dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são câmaras de admissão (entrada), eles recebem sangue pelas veias (o Átrio Direito recebe sangue das Veias Cavas e manda seu conteúdo para o Ventrículo Direito; o Átrio Esquerdo recebe sangue das Veias Pulmonares e manda seu conteúdo para o Ventrículo Esquerdo). Os ventrículos por sua vez são câmaras de ejeção (saída), eles ejetam o sangue para as artérias (o Ventrículo Direito após receber o sangue do Átrio Direito ejeta o conteúdo para a Artéria Tronco-Pulmonar; o Ventrículo Esquerdo, após receber o sangue do Átrio Esquerdo ejeta o conteúdo para a Artéria Aorta).

  1. Qual é a principal função das Valvas Arteriais ou Semilunares?

A função das valvas arteriais (ou semilunares) são de impedir que o sangue, ejetado para as artérias, volte para os ventrículos.

  1. Qual é a principal função das Valvas Atrioventriculares?

A função das valvas atrioventriculares são de impedir que o sangue, no momento da ejeção, retorne para os átrios.

  1. Explique o ciclo cardíaco (sístole e diástole). O quê ocorre com o volume ventricular durante essas fases? !! Respondida junto com a 9
  2. Correlacione o ciclo cardíaco com o funcionamento valvar cardíaco? !! Respondida junto com a 9
  3. O quê é Débito Cardíaco? Como pode ser calculado? Quanto é o débito cardíaco de repouso?

Débito cardíaco é o volume de sangue ejetado pelo coração por minuto, seu cálculo é feito através da multiplicação entre o volume sistólico (volume de sangue no momento da sístole, dado em “ml”) e a frequência cardíaca (batimentos por minuto, “bpm”). O débito cardíaco em repouso varia de pessoa, para pessoa, mas considerando um padrão de volume sistólico de 70ml e uma frequência cardíaca de 70bpm, temos em torno de 4.900 ml/min, ou seja, 4,9L/min, arredondando, 5L/min o débito cardíaco em repouso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (233 Kb)   docx (380.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com