TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gametogenese

Por:   •  1/5/2016  •  Seminário  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Gametogênese

A gametogênese e um processo de formação e desenvolvimento de células geradoras denominadas gametas, ovócitos nas mulheres e espermatozoide nos homens, que envolve os cromossomas e a citoplasma dos gametas, prepara estas celulares sexuais especializadas para a fertilização.

O numero de cromossomas e reduzido pela metade e a forma das células se altera especialmente a das células sexuais masculinas.

A primeira divisão meiótica e uma divisão cada cromossoma passa de diploide para haploide , ou seja a célula diploide com 46 cromossomos transforma  em células haploide com 23 cromossomos .

A segunda divisão meiótica, quando cada cromossoma divide- se e cada metade ou cromátide e mantido formando mais quatro células e cada célula filha formada com 23 cromossomos.

Espematogênese

Espematogênese é o processo das células germinativas primaria as espermatogônias transforma em célula germinativa madura ou espermatozoide.

Os espermatozoides ficam adormecidos nos tubos seminíferos dos testículos desde o final do período fetal, onde na puberdade entre (13 a 16 anos )e vai ate a velhice , começam o aumento, as espermatogônias crescem e passam por mudanças graduais que transforma em espermatócitos primário, passa por uma divisão de redução formando dois espermatócitos secundários haploide, depois eles passam por uma segunda divisão meiótica formando quatro espermátides haploide .

Ovogênese

Ovogênese é o processo dos quais as ovogônias transforma- se em ovócitos este processo começa durante o período fetal mas somente termina após a puberdade (12 a 15 anos )

A ovogênese faz parte do ciclo ovariano , esse ciclo ocorrem mensalmente durante todas a vida reprodutiva das mulheres

No inicio da vida fetal os ovócitos primitivo que são as ovogônias proliferam por divisão mitótica antes do nascimento, elas aumentam de tamanhos  formando ovócitos primários.  Ao nascimento todos os ovócitos primários completaram a prófase da primeira divisão meiótica.

Na ovulação , o núcleo do ovócito secundário inicia a segunda divisão meiótica. A segunda divisão meiótica e completada quando o ovócito secundário e fertilizado por um espermatozoide, o ovócito secundário e liberado na ovulação esta envolvido por uma camada denominada zona pelúcida, e por uma camada de células foliculares denominada corona radiata

Quando os espermatogênes esta completam os espermatozoides deslocam- se para o epidídimo.

A fertilização envolve a união de um ovócito de uma mulher com um espermatozoide de um homem Reprodução sexuada, que termina como em baralhamento dos cromossomos maternos e paternos na metáfase I = Zigoto, embrião unicelular.

Lembrando que apenas um espermatozoide consegui fecunda o ovócito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com