TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O METALINGUISTICA

Por:   •  24/10/2022  •  Dissertação  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]     Aluna: Micherlane Lopes Inácio Lima

                                                                                                                 Matrícula: 04104634

A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código, e no texto é retratado em forma de códigos para que o leitor interprete com duplo sentido. Como por exemplo, na estrofe 3: "O diminutivo é o que aperta o mundo e deixa miúdo"; pode ser visto tanto na gramática (O grau diminutivo do substantivo indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser) mas também tem o sentido de diminuir palavras de um texto. E por ele ser rico em figuras de estilo, das quais se destacam a anáfora, a metáfora, a personificação, a comparação, é considerado poético.

O termo "pra" na estrofe 11, não pertence à linguagem padrão, mas também não pode ser considerado errado, porque a utilização uma vez que ela é usada apenas de forma informal substituindo a preposição "para" em determinados textos com metalinguísticas distintas da formalidade, não é considerado incorreto. Sendo assim,  preposição "pra" é constantemente utilizada na linguagem informal

Na estrofe 12, é citado que "o sujeito que se sujeita ainda é objeto", refere-se tanto ao sujeito pessoa que se submete a alguém e vira um subordinado e se torna dependente, todavia também tem sentido gramatical, onde o sujeito que pode ser substituído e acabar se tornando um objeto.

Na penúltima estrofe é citado o "idiotismo" no sentido de alguém que não possui capacidade suficiente para passar suas informações através de texto escrito, por falta de conhecimento. Contudo na última estrofe é falado de um "idiotismo'' onde mesmo algumas pessoas sabendo que não possuem tal qualificação, acabam por compartilhar de seu défice de conhecimento verbalmente, onde não se tem barreiras suficientes para desenfrear tais atitudes.

Referências:

*https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/vicios-anomalias-linguagem-idiotismo.htm

*.

*https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sujeito-e-predicado.htm#:~:text=Sujeito%3A%20%C3%A9%20o%20termo%20da,novidade%20com%20alegria%20no%20olhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (76 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com