TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos FundamentaisConsciência Metalinguística

Artigos Científicos: Conceitos FundamentaisConsciência Metalinguística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos FundamentaisConsciência Metalinguística – Termo genérico que envolve diferentes habilidades, dentre elas: segmentar e manipular a fala em diversas unidades – palavras, sílabas, fonemas –; separar as palavras reconhecendo diferenças entre significados e significantes; reconhecer ambiguidades semânticas; perceber semelhanças sonoras entre palavras, por exemplo. Ao desempenhar tais ações e desenvolver e ampliar essas habilidades, o leitor-aprendiz toma uma ação consciente frente à linguagem, usa a linguagem tanto para referir-se ao mundo como também à própria linguagem. De uma forma mais simples, pode-se definir a metalinguística como a utilização do código (linguagem) para falar sobre ele mesmo.

Decodificar – Dentre os procedimentos e habilidades necessários para se aprender a ler, um deles é a ação de decodificar. O leitor lança mão da decodificação para identificar as relações entre os grafemas (letras) e os fonemas (sons). Trata-se de um processo de análise no qual o leitor decifra pequenas unidades (letras, sílabas) até que seja capaz de ler palavras que nunca viu antes, mesmo sem compreender o significado das mesmas. Para quem está iniciando a aprendizagem da leitura, fazer a análise fonológica (decodificar) é ainda mais exigente e importante, uma vez que, para esse leitor, a maioria das palavras escritas que se revelam na leitura são mesmo novas.

Emilia Ferreiro e Ana Teberosky – Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emilia desenvolveu, na Universidade de Buenos Aires, uma série de experimentos com crianças, que deram origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979. Emilia é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora. Além da atividade de professora - que exerce também viajando pelo mundo, incluindo frequentes visitas ao Brasil -, a psicolinguista está à frente do site www.chicosyescritores.org, em que estudantes escrevem em parceria com autores consagrados e publicam os próprios textos. Extraído de: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/estudiosa-revolucionou-alfabetizacao-423543.shtml. Acesso em: 18 Mar. 2012

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com