TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO AULA PRATÍCA QUIMICA ANALITICA:DOSAGEM DO AAS E CROMATOGRAFIA EM COLUNA

Por:   •  30/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

CURSO DE FARMÁCIA

BARBARA VITÓRIA DOS SANTOS PIROLA

DEISE VIEIRA BORGES

LAIS VALNIER FAVARO

RELATÓRIO AULA PRATÍCA QUIMICA ANALITICA:DOSAGEM DO AAS E CROMATOGRAFIA EM COLUNA

CRICIUMA

2021


BÁRBARA VIÓRIA DOS SANTOS PIROLA[pic 1]

DEISE VIEIRA BORGES

LAIS VALNIER FAVARO

RELATÓRIO AULA PRATÍCA QUIMICA ANALITICA:DOSAGEM DO AAS E CROMATOGRAFIA EM COLUNA

Relatório apresentado à disciplina Química Analítica do curso de Farmácia -Unesc

Professoras: Normelia Ondina Lalau de Farias e Sabrina Arcaro.

CRICIUMA

2021


SUMÁRIO[pic 2]

1        INTRODUÇÃO        3

2        OBJETIVO        4

3        MATERIAIS E MÉTODOS        5

3.1        DOSAGEM DO AAS        5

3.1.1        Materiais e reagentes        5

3.1.2        Procedimento        5

3.2        CROMATOGRAFIA EM COLUNA        6

3.2.1        Materiais e métodos        6

3.2.2        Procedimento        6

4        RESULTADOS E DISCUSSÃO        7

4.1        DOSAGEM DO AAS        7

4.2        CROMATOGRAFIA EM COLUNA        7

5        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

O ácido acetilsalicílico (AAS), introduzido como fármaco em 1899 sob a marca registrada Aspirina®, é indicado para o alívio de dores de cabeça leves, inflamações leves ou moderadas, artrite, para redução do risco de ataque isquêmico, e como profilático de infarto do miocárdio. Este fármaco age inibindo as enzimas ciclooxigenases (COX 1 e 2), diminuindo a produção de prostaglandinas, que são importantes mediadores endógenos de diversos processos fisiológicos, inclusive a biossíntese das substâncias que revestem e protegem o trato gastrintestinal (BARTON & SIBAI, 1991).

A síntese desta substância é feita, industrialmente, pela acetilação do ácido salicílico utilizando anidrido acético em meio ácido (Imagem 01). Quando o processo sintético é insatisfatório, observa-se produção de AAS contendo pequenas quantidades de ácido salicílico como impureza.(KIMMEL et al., 1971; KOSHASKJI & SCHULERT, 1973).

O processo de separação dos componentes deuma amostra em cromatografia envolve a distribuiçãodos componentes entre duas fases, um móvel e outraestacionária.  Os fatores envolvidos no processocromatográfico - carga iônica, forças intermoleculares,polaridade molecular, volume molecular, adsorção esolubilidade - atuam simultaneamente, provocando aseparação dos constituintes da amostra(Furniss, 1989;Pavia, 1999, Skoog, 1998).

A cromatografia é uma técnica clássica, empregada corriqueiramente na separação de substâncias em laboratórios de pesquisa na área de química orgânica. É um método físico-químico de separação, que se baseia na migração de diferentes componentes de uma determinada mistura, que interagem entre duas fases imiscíveis [Degani, Cass, Vieira, 1998]. É um experimento que permite uma rica abordagem a diferentes conteúdos do ensino de química orgânica. No entanto, demanda um longo tempo na sua execução, fato que dificulta a aplicação em aulas experimentais.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é de analisar as duas práticas propostas pelas professoras da disciplina de química analítica. A qual a primeira foi analisar e confirmar o doseamento do princípio ativo do ácido acetil salicílico (AAS), para que fosse realizado esta análise, foi utilizado a técnica de titulação, pois ela determina a concentração de uma amostra através de um volume conhecido de uma solução já padronizada.

E a segunda analisar e conhecer a técnica para separação de componentes entre duas fases, sólida e líquida, baseada na capacidade de adsorção e solubilidade, sendo a fase sólida, geralmente sílica e a fase líquida, sendo essa um solvente ou uma mistura de solventes, no caso do experimento o etanol.


  1. MATERIAIS E MÉTODOS

  1. DOSAGEM DO AAS

  1. Materiais e reagentes

ASS

Balança Analítica

Erlenmeye

Água destilada

Bastão

Etanol

Fenolftaleína

Bureta

Hidróxido de sódio (NaOH)

Pipeta volumétrica ou graduada (ver não me lembro)

Pipetador

Becker

  1. Procedimento

Com o auxílio de uma balança foi realizado a pesagem de um comprimido de AAS, o qual o peso foi de 0,614g e logo em seguida triturado no pistilo e adicionado a um erlenmeyer.

No erlenmeyer com o AAS foi incorporado 20 mL de água destilada e agitado com um bastão de vidro até completa dissolução do comprimido.  

Em seguida foram adicionados 20 mL de Etanol e agitado até dissolver a maior quantidade possível de comprimido e adicionado uma gota da solução alcoólica de fenolftaleína na solução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (663.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com