TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de aula prática de Química Analítica - Identificação de cátions pelo teste de chama e teste de identificação de cátions por via úmida.

Por:   •  20/10/2015  •  Ensaio  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  1.162 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A primeira prática foi referente aoteste de chama, ou prova da chama que é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.

O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico, alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento. A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.

Na segunda parte da prática, no procedimento será observado a separação e a identificação dos cátions do GrupoV. Os cátions são classificados em cinco grupos , tomando-se por bases sua peculiaridade a determinados reagentes. Para fazermos a classificação dos cátions vai depender como eles irão reagir a tais reagentes pela formação ou não de precipitado.

AULA PRÁTICA PARTE 1: Identificação de cátions pelo teste de chama e teste de identificação de cátions por via úmida.

Objetivo

Observar a cor produzida na chama e identificar alguns cátions.

Materiais e procedimentos

Materiais:

* Béquer.

* Alça de platina.

* Bico de Bunsen.

Elementos químicos:

* Sódio, Potássio, Cálcio, Bário, Cobre e Estrôncio.

Procedimento:

* Colocar no béquer uma quantidade de ácido clorídrico (HCL), comfinalidade de eliminar algum resquício de outro elemento acumulado na alça de platina.

* Levar a alça de platina na chama (azul) do bico de Bunsen já ligado, até a chama não mudar de cor. Caso a chama apresente alguma cor, mergulhar a alça no ácido clorídrico e leva-la á chama novamente.

* Em seguida, pegar a alça e encostar em cada flaconete contendo os sais e levar até a chama. Observar atentamente a cor e anotar de acordo com o íon correspondente. Limpar a alça a cada teste mergulhando no ácido clorídrico e aquecer na zona redutora da chama, até que não haja coloração na chama. Deixar para analisar por último o Cloreto de sódio para evitar contaminação.

Ao final do teste, foram encontrados os seguintes resultados:

* Sódio: amarelo

* Potássio: violeta

* Cálcio: vermelho tijolo

* Bário: verde limão

* Cobre: verde

* Estrôncio: vermelho carmim

AULA PRÁTICA PARTE 2: Procedimento para a separação e identificação dos cátions do grupo V

Objetivo

Estudar as características de identificação dos cátions do Grupo V.Separar e identificar os cátions do Grupo V.

Materiais:

* Tubo de ensaio

* Grade para tubo de ensaio

* Pipeta de Pasteur

* Capela de exaustão

* Centrífuga

* Banho-maria

Elementos Químicos:

* HCL, NH4OH,Ácido Acético, K2CrO4,Água destilada.

Procedimento:

Amostra:

* Em um tubo de ensaio colocar 10 gotas da solução de cátions e adicionar 10 gotas de HCL 6mol/L, agitar até obter a formação de um precipitado branco. Centrifugar.

* Observar o precipitado, caso o resultado der positivo adicionar mais uma gota de HCL6mol/L, e levar a centrífuga novamente.

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com