TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Compostos Iônicos

Por:   •  25/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

1.INTRODUÇÃO

A físico-química é a área da ciência que estuda o comportamento da matéria e atribui propriedades que podem variar com mudanças de temperatura, pressão, volume, calor e trabalho. A fim de observar reações e comportamentos de espécies em diferentes situações que foram submetidas, houve um estudo experimental em laboratório, que foi analisado algumas propriedades da matéria, são elas: higroscopia, deliquescência, hidrólise de cátions e termólise.

Higroscopia é a propriedade que certos materiais possuem de absorver água, cuja etimologia está na composição dos radicais, no estudo, observou-se a capacidade de três diferentes espécies, hidróxido de sódio (NaOH), cloreto de cálcio (CaCl2) e cloreto de sódio (NaCl).

Deliquescência é um processo que ocorre quando a pressão de vapor da solução aquosa saturada da substância é menor que a pressão de vapor da água no ar ambiente. A propriedade de deliquescência das espécies também foi observada no experimento de higroscopia.

A hidrólise é uma reação entre um ânion ou um cátion e a água, com fornecimento de íons OH– ou H+ para a solução. O experimento em que se foi analisado o procedimento de hidrólise de cátions, utilizou-se 5 sulfatos diferentes, de alumínio, de zinco, de magnésio, de sódio e o férrico.

Decomposição térmica, também chamada termólise, é definida como uma reação química onde uma substância química se decompõe em pelo menos duas substâncias químicas quando aquecida. Durante a prática observou-se que após o aquecimento, todas as espécies liberavam NO2. As espécies utilizadas foram os nitratos de alumínio, cobre II, cálcio e ferro III.

Materiais utilizados

* Vidro de relógio

* Cloreto de cálcio (NaCl)

* Hidróxido de sódio em pérolas ( CaCl2)

* Nitrato de alumínio [Al(NO3)3]

* Nitrato de cobre 2 [Cu(NO3)2]

* Nitrato de cálcio [Ca(NO3)2]

* Nitrato de ferro 3 [Fe(NO3)3]

* Fita de magnésio

* Solução de sulfato de alumínio [Al(SO4)3] 0,1M

* Solução de sulfato de zinco (ZnSO4) 0,1M

* Solução de sulfato de magnésio (MgSO4) 0,1M

* Solução de sulfato de sódio (Na2SO4) 0,1M

* Solução de sulfato férrico [Fe2(SO4)3] 0,1M

* Pinça de madeira

* Bico de Bunsen

* Phmetro

* Estante de tubos de ensaio

* Tubos de ensaio

* pipeta de pasteur

Métodos utilizados

1º experimento

Inicialmente foram separados 3 vidros de relógio, logo em seguida foi posto pequenas quantidades de cloreto de sódio, hidróxido de sódio (em pérolas) e cloreto de cálcio para serem analisados no final da aula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com