TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELÁTORIA DE AULAS PRÁTICAS IMUNOLOGIA

Por:   •  2/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.020 Palavras (9 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]                                                                                           1                               

        

                                UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

                                 

                RELÁTORIA DE AULAS PRÁTICAS

 CURSO: FARMÁCIA                           DISCIPLINA: IMUNOLOGIA CLINÍCA

NOME DO ALUNO: MARIA CORDELIA LUIS

R.A: 0521103                                         POLO: ARTHUR NOGUEIRA

DATA: 30/08/2021

        2[pic 2]


TÍTULO DO ROTEIRO: Imunologia Clínica

Introdução

  Nas visualização das células sanguíneas através do microscópio e o  hemograma completo podemos fazer uma análise  laboratorial, com as condições fisiológicas e o equilíbrio entre a  destruição das células sanguíneas, realizada através do microscópio ou automatizada, nos revela possíveis variações fisiológicas ou mesmo situações patológicas e nos permite diferenciar as células de defesa do nosso sistema imune presente na circulação sanguínea. Com objetivo de diferenciar glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos e observar tipos de leucócitos pela lamina.

  O objetivo deste estudo foi comparar os resultados da contagem de células sanguíneas, empregando-se metodologia automatizada, com aqueles resultado obtidos através da avaliação diferencial por microscopia.

 Nas técnicas de diluição tornamos mais fracas uma dada solução, isso conseguindo geralmente adicionando água ou cloreto de sódio 0,85% numa diluição 1/10, significa que a solução concentrada foi diluída num volume 10 unidades, O titulo de um anticorpo de um soro e a diluição mais alta de soro que reage com o antígeno.

 Existe variadas diluições:

    Em múltiplos de 10, diluições variadas, sequenciais ou seriadas.

   Aglutinação partem do principio de que é possível aglutinar partículas visíveis com resultado da interação de anticorpos específicos com partículas insolúveis, com  antigenicos em sua superfície. Aglutinacão vai acontecer em dois estágios. No primeiro, uma mistura das partículas insolúveis recobertas pelos antigenos vai se ligar com os anticorpos; no segundo estagio, como resultado das colisões que ocorrem entre essas partículas, os anticorpos já ligados a uma partícula se ligam a determinantes.

3

antigenicos de outra, formando agregados que serão visualizados.

                As duas etapas da aglutinação. Primeiro, vai ocorrer a ligação do antígeno ao anticorpo para a posterior ligação entre as partículas: (A) a aglutinação ocorre por antígeno livre; (B) a aglutinação ocorre por anticorpo livre

                                                                                         Fonte:Silveira(2005,2).

 segundo estagio como resultado das colisões, pois ocorrem entre essas partículas. As técnicas de aglutinação podem ser divididas em direta, passiva ou indireta, inibição da aglutinação e floculação, dependendo das etapas que ocorrem para a formação do aglutinado. As células pode aglutinar permitindo detecção de presença de anticorpos na amostragem, contra antígenos. As técnicas de aglutinação podem ser divididas em direta, passiva ou indireta, com inibição da aglutinação e floculação, dependendo das etapas que ocorrem para a formação do aglutinado. Não   havendo   partícula insolúvel  natural  para     a

detecção de um antígeno ou um anticorpo, são extremamente uteis no diagnostico de diversas doenças imunes, exemplo a doença de Chagas, toxoplasmose, sífilis. Casos, em que um antígeno ou anticorpo for artificialmente adsorvido numa partícula insolúvel, a técnica e nomeada de aglutinação indireta ou passiva (figura seguinte).

Essas partículas podem ser hemacias ou partículas inertes, como latex, um polímero de poliestireno,

• Adsorção passiva.

• Adsorção via agentes químicos.

• Conjugação do antígeno por meio de ligações covalentes.

Aglutinação indireta ou passiva.        

Exame ELISA

O teste enzimático aplicado na prática para diagnóstico de triagem através do ELISA para hiv. Também conhecido como “teste Elisa”, o diagnóstico da doença é feito por meio da busca de anticorpos contra o HIV no sangue do paciente. Se uma amostra não apresentar nenhum anticorpo, o resultado negativo é fornecido para o paciente. 

4

Caso for detectado anticorpo anti-HIV no sangue será realização de outro teste adicional, o teste confirmatório. Isso porque, algumas vezes, os exames podem dar resultados falso-positivos em consequência de algumas doenças, como artrite reumatoide, doença autoimune e alguns tipos de câncer. Nesse caso, faz-se uma confirmação com a mesma amostra e o resultado definitivo é fornecido ao paciente. Se o resultado for positivo, o paciente será informado e chamado para mais um teste com uma amostra diferente. Esse é apenas um procedimento padrão para que o mesmo não tenha nenhuma dúvida da sua sorologia.

                        5

RESULTADOS E DISCUSSÃO: IMUNOLOGIA CLINICA

Aula 1

Roteiro 1:

 Visualizacões de Céllulas Sanguineas

identificamos os elementos figurados do sangue e a diferenciação das principais células de defesa do sistema imune presentes na circulação sanguínea. correlação da morfologia com a função dessas células. Na objetiva de 100X, ao adicionar previamente uma gota do óleo de imersão na lâmina.

Nesse aumento, identificamos as diferenças morfológicas entre neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e, se encontrados, basófilos. Não é possível verificar diferenças morfológicas entre linfócito T, linfócito B e células NK.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (205.3 Kb)   docx (147.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com