TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Patologia: Pigmento e Pigmentações

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 7

         FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL

                      CURSO DE FARMÁCIA

                 THALES MANOEL DA SILVA

                 RELATORIO DE PATOLOGIA

                                         TERESINA-PI

                                              2018

           

              PIGMENTOS E PIGMENTAÇÕES PATOLÓGICAS

  1. INTRODUÇÃO

                Pigmento (designação dada para a substância que possui cor própria e que têm origem, composição química e significado biológico diversos) é um termo com origem na língua latina (pigmentum). A sua ação produz-se ao modificar a cor da luminosidade refletida, uma vez que absorve parcialmente essa tonalidade e irradia outra.

Por isso, dá-se o nome de pigmento à substancia que confere a tonalidade às células. Estes pigmentos, os quais podem ser dissolvidos ou atuar como grânulos, definem o tom do cabelo, dos olhos e da pele, entre outras partes do corpo. Entre os pigmentos biológicos de maior transcendência constam a clorofila (que outorga a característica cor verde às plantas) e a melanina.

Graças aos pigmentos, é possível conferir uma determinada cor à comida, à roupa e aos produtos de cosmética, por exemplo. Por norma, usam-se pigmentos em pó, que se acrescentam a algum material incolor ou de tom muito ténue. Existem pigmentos que atuam como colorantes permanentes e outros que, com o passar do tempo, deixam de tingir a substância em questão.

Embora se costumem usar como sinónimos, é possível estabelecer diferenças entre os pigmentos e as tintas. Enquanto estes são líquidos e permitem obter uma solução, os pigmentos tendem a ser sólidos que criam uma suspensão.

               Pigmentação do latim (pigmentatio) e (-onis) é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo; Ás pigmentações são divididas em duas classes:

Pigmentação Endógena:( A patologia é que causará a pigmentação). É a pigmentação por pigmentos produzidos pelo próprio organismo. À pigmentação endógena pode ser dividida em dois grupos: Pigmentos hemáticos, produzidos a partir da degradação da hemoglobina, e pigmentos melânicos, oriundos da melanina.

Pigmentação Exógena: (É a pigmentação que causará a patologia) Pigmentação por pigmentos de origem externa ao corpo, esses pigmentos podem penetrar no organismo juntamente com o ar inspirado, com alimentos deglutidos ou até mesmo por via parenteral (injeções e tatuagens). Os pigmentos se depositam em geral nos pontos dos primeiros contatos com a mucosa ou pele, podendo ali ficar ou ser eliminados/transportados para outros locais como a circulação sanguínea e linfática, ou por macrófagos. À pigmentação exógena pode ser dividida nos seguintes tipos: Antracose, Siderose, Árgiria, Bismuto, Tatuagem, Saturnismo, Tatuagem por Amálgama

  1. DESENVOLVIMENTO
  • PIGMENTOS ENDÓGENOS (MELÃNICOS)
  • DEFINIÇÃO

Produzido por melanoblasto, a melanina tem cor castanho-enegrecida, sendo responsável pela coloração das mucosas, pele, globo ocular, neurônios, cabelos, e etc.

  • MECANISMO DE PRODUÇÃO E DEPOSIÇÃO

O processo de síntese da melanina é controlado por hormônios, principalmente da hipófise e da suprarrenal e pelos hormônios sexuais. Caso haja uma disfunção nessas glândulas pode gerar uma alteração na produção de melânica causando um aumento generalizado, ou uma exposição aos raios UV.

  • CARACTERÍSTICAS

O aumento generalizado pode se manifestar das seguintes formas:

 Nevus Celulares: Localização heterotrófica de melanoblastos (na camada basal da epiderme), podendo ser planos ou elevados.

[pic 1][pic 2]

Melanomas: Manchas escuras de natureza cancerosa. Ocorre o aumento dos melancólicos, nos quais encontram-se totalmente alterados, originando um tumor maligno.

Efélides ou Sardas: hiperpigmentação da membrana basal causada por melanoblastos.

[pic 3][pic 4]

Mancha mongólica: Mancha clara principalmente na região do dorso sacral.

[pic 5][pic 6]

Já a diminuição localizada da pigmentação, pode   causar:

Vitiligo: causado pela diminuição da quantidade de melanócitos produtores de pigmentos na epiderme, manifestando clinicamente como manchas claras.

[pic 7][pic 8]

Albinismo: forma recessiva autossômica, localizada na região do crânio. Os melanócitos encontram-se em número normal, mas não produzem pigmentos.

[pic 9][pic 10]

  • PIGMENTOS ENDÓGENOS (HÉMATICOS-HEMOSSIDERINA)
  • DEFINIÇÃO

A hemossiderina é um pigmento anormal microscópico de origem endógena, encontrado no corpo humano e no de outros animais. Possui uma coloração acastanhada, sendo resultante da degradação de hemácias. É composto de óxido de ferro e pode se acumular em diferentes órgãos em diversas doenças

  • MECANISMO DE PRODUÇÃO E DEPOSIÇÃO

É originado da lise das hemácias e representa uma das duas principais formas de armazenamento intracelular de ferro, e a outra é a ferritina. A deposição excessiva de hemossiderina no tecido pode ser localizada ou sistêmica.

  • CARACTERISTICAS

Hemossiderose localizada: Logo após um traumatismo, a hemorragia é vista como uma área vermelho azulada, ou negro-azulada, devido a presença de hemoglobina desoxigenada. Com o início da degradação da hemoglobina e a formação de biliverdida e bilirrubina, a pele adquiri tonalidade verde-azulada, a amarelada, e finalmente com a formação de hemossiderina, cor ferruginosa ou amarelo-dourado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (435.6 Kb)   docx (269.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com