TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Tempo de reação Humana

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.754 Palavras (12 Páginas)  •  2.445 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
CAMPUS DIADEMA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

 

                                

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE FÍSICA I EXPERIMENTAL

EXPERIMENTO Nº 1

“Tempo de reação humana”

        Profª. Dra. Luciana  V. Rizzo

        Profº. Dr. Theotônio Pauliquevis

Por:

        Angélica Aparecida Roberto Canuto
i                                                     nº 93992
Elias Sanches Pereira                                                                           nº 87015

Giovanna da Cunha Varoli                                                                     nº 86822

Maísa da Costa Brito                                                                             nº 63753

Tainá Zanatto Breda                                                                              nº 85141


   

DIADEMA

2015

SUMÁRIO

1.RESUMO        2

2.OBJETIVOS        2

3.INTRODUÇÃO        2

4.PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        4

4. 1 Atividade 1: Determinação do tempo de reação médio por estímulo táctil        5

4. 2 Atividade 2: Determinação do tempo de reação médio por estimulo visual        5

5.RESULTADOS E DISCUSSÕES        5

5. 1 Atividade 1: Determinação do tempo de reação médio por estímulo táctil        5

5. 2 Atividade 2: Determinação do tempo de reação médio por estímulo visual        7

6.CONCLUSÃO        10

7.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11


1.RESUMO

 Entende-se por tempo de reação humano, o tempo que uma pessoa necessita para perceber e reagir, o mais rápido possível, a um estímulo. Através dos experimentos realizados em 23 de março de 2015 pode-se obter uma ideia do tempo que cada indivíduo leva para reagir a diferentes estímulos. Dessa forma, analisando o tempo de reação humana pelos estímulos táctil e visual através de experimentos de pouco complexidade, nos quais foram utilizados instrumentos de medida simples, tais como cronômetro e régua, e ferramentas de análise estatísticas, a fim de verificar se existe diferença estatística significativa entre os estímulos distintos, demonstrou-se que a velocidade de reação causada por estímulo visual superou a ocasionada pelo toque.

2.OBJETIVOS

O experimento realizado teve como objetivo determinar o tempo de reação humana por estímulos táctil e visual, além de verificar a existência de uma diferença significativa entre esses valores, usando conceitos estatísticos como média e desvio padrão.

3.INTRODUÇÃO

A reação humana a um estímulo varia entre indivíduos, quando esse recebe o estímulo, uma mensagem é enviada ao cérebro, que por sua vez processa e envia um comando adequado para aquele estímulo. 1 

O tempo de reação de um indivíduo é o intervalo de tempo decorrido entre o instante em que o indivíduo recebe um estímulo (visual, tátil, auditivo, etc) e o instante em que este executa uma resposta ou reação física. Esse tempo além de variar de pessoa pra pessoa, também depende de fatores como cansaço, sonolência, nível de estresse e uso de entorpecentes. 2

 

O tempo de reação simples (TRS) representa o nível de coordenação neuromuscular, no qual os estímulos visuais, auditivos ou táteis são decodificados pelo corpo através de diferentes processos físico-químicos e mecânicos. 3 É algo natural, ligado ao zelo do corpo, que ocorre em todos os animais como forma de proteção ou para evitar um dano qualquer ao organismo.

O uso de ferramentas estatísticas nesse experimento é necessário. Através de equações estatísticas é possível calcular o valor médio de n medidas de grandeza y realizadas sob as mesmas condições. Em geral, o valor médio de um conjunto de medidas é aquele que mais se aproxima do valor verdadeiro da grandeza y, se este existir. Quanto maior o número de observações (n), mais próximo o valor médio estará do valor verdadeiro. 4 A fórmula  do  valor médio de n medidas de grandezas y realizadas sob condições idênticas é descrita a seguir:

y  = y1+y2+...+yn = [pic 2][pic 3]         (Equação 1)

Mesmo com as medidas efetuadas cuidadosamente, haverá uma flutuação nos valores medidos. Essa flutuação pode ser decorrente de fatores que não podem ser controlados e também relacionados com à precisão do instrumento de medida. 4 Para isso, é feito uma quantificação dessa variação através da fórmula do desvio padrão amostral:

σm =[pic 4][pic 5] . [pic 6][pic 7]         (Equação 2)

Se a grandeza y tem um valor verdadeiro, a estimativa experimental para o valor de y deve ser apresentada da seguinte forma: 4

Y + σmédia         (Equação 3)

É possível converter as medidas encontradas em um experimento por meio de cálculos, para que assim seja encontrado a variável que se procura. No caso desse experimento foi necessário fazer cálculos para que fosse encontrado o tempo de um objeto em queda livre, ignorando-se a resistência do ar, através da equação de movimento do objeto uniformemente acelerado com referencial inicial igual a zero:

t=[pic 8][pic 9] ,   onde : g= 980 cm/s2 e (d) em cm.        (Equação 4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (375 Kb)   docx (82.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com